
Benchmark, na tradução para o português significa “referência” ou “ponto de referência”. No contexto empresarial, o termo é entendido como um processo de busca por referências no mercado que permitam melhorar o desempenho da empresa.
Em outras palavras, fazer benchmarking é medir o desempenho de um determinado sistema, produto ou serviço em relação a outros semelhantes ou do mesmo setor. É um tipo de comparação, com o fim de avaliar o desempenho relativo.
Essa prática permite que o empresário ou empreendedor estabeleça uma referência de desempenho em que se basear. A partir disso, ele pode identificar pontos fortes e fracos que devem ser aprimorados para competir melhor no mercado.
Na prática, o benchmark é um processo de análise e comparação de práticas, estratégias, processos e resultados de outras empresas, especialmente aquelas que são consideradas líderes ou referências em um setor.
No empreendedorismo, este é um dos passos para identificar oportunidades de melhoria nos processos e estratégias, comparando-se com as melhores práticas de mercado e com empresas bem-sucedidas em sua área.
Por exemplo, uma empresa que deseja avaliar seu desempenho logístico, pode realizar um benchmarking em uma concorrente que tenha uma operação logística altamente eficiente.
Ao comparar suas próprias práticas com as da outra empresa, ela pode identificar áreas de melhoria e implementar mudanças para tornar suas operações mais eficientes.
Trata-se de uma ferramenta valiosa para ajudar os negócios a manterem-se atualizados em relação ao mercado, identificar oportunidades e manter-se competitivos em seu setor.
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Os principais tipos de benchmark?
Existem vários tipos de benchmark (ou benchmarking), que podem ser classificados de acordo com diferentes critérios. Confira alguns dos principais:
- Interno: é a comparação do desempenho de diferentes áreas ou departamentos dentro da mesma empresa;
- Competitivo: é a comparação do desempenho de uma empresa com seus concorrentes diretos no mercado;
- Funcional: a comparação é realizada entre funções ou processos de trabalho específicos, independentemente do setor em que a empresa atua;
- Genérico: esse tipo de benchmark compara o desempenho de uma empresa com outras que têm processos semelhantes, mas não necessariamente no mesmo setor, com o objetivo de identificar boas práticas em outras áreas que possam ser aplicáveis à empresa;
- Externo: é a comparação do desempenho de uma empresa com empresas que são líderes em outras indústrias ou mercados, também para identificar possíveis práticas aplicáveis.
Cada tipo de benchmark tem seus benefícios e limitações. A escolha do modelo a ser realizado depende dos objetivos da empresa e do contexto em que ela está inserida.
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Como funciona na prática?
Ok, mas como se faz um benchmark de uma empresa? Essa é uma das principais dúvidas entre empreendedores.
O processo envolve várias etapas e elas podem variar dependendo dos objetivos da empresa e do tipo de benchmarking a ser realizado. No entanto, em geral, podemos resumir as etapas do processo da seguinte forma:
1. Definir os objetivos, ou seja, definir claramente o que se espera alcançar com esse benchmarking;
2. Escolher qual tipo de comparação será realizada para alcançar este objetivo: funcional, interno, competitivo etc;
3. Identificar as empresas para benchmarking, de acordo com o tipo que está sendo realizado. É importante selecionar negócios que tenham práticas exemplares;
4. Coletar os dados das empresas selecionadas, o que pode ser feito por meio de pesquisas, entrevistas, visitas às instalações, análise de relatórios e outras fontes de informação disponíveis. É importante coletar dados relevantes e comparáveis;
5. Analisar os dados cuidadosamente e compará-los os dados de forma objetiva, identificar as diferenças e semelhanças entre as empresas.
Ao fazer a comparação, é importante criar uma metodologia que faça sentido e que seja justa.
Ou seja, leve em consideração diferentes contextos em que os negócios possam estar inseridos e lembre-se que toda melhora deve ter como principal objetivo atender melhor o cliente.
Feita a análise de dados do benchmark, é hora de implementar as mudanças com base nas melhores práticas identificadas. Adapte as soluções encontradas conforme a realidade da empresa.
Depois monitore os resultados das mudanças implementadas e avalie se elas foram bem-sucedidas em atingir os objetivos estabelecidos.
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