O segmento da beleza não para de crescer no Brasil. Nosso país, por exemplo, é considerado o terceiro maior mercado consumidor do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Japão e China.
Anúncios
Sempre aquecida e com crescimento acima da média, a área da beleza e cosméticos costumam ser uma boa alternativa para quem está buscando um novo posicionamento no mercado!
E para 2023 não será diferente! As oportunidades de emprego para cabeleireiros, barbeiros, manicures, depiladoras, maquiadores, entre outros profissionais da área devem continuar sendo grandes.
Anúncios
Por isso, separamos as carreiras de beleza que apresentam o cenário mais favorável para o próximo ano. Continue a leitura para saber mais!
Conheça as 7 carreiras promissoras no setor de beleza para 2023
Se você também deseja ter um negócio próprio nesse segmento, mas não sabe em qual ramo investir, o Instituto Embelleze pode ajudar.
O Instituto apontou as áreas mais promissoras do setor para o ano de 2023. Embelleze é a maior rede de franquias da América Latina voltada para a formação profissional em beleza.
Anúncios
A seguir, confira as quatro carreiras promissoras para o ano de 2022.
1. Barbeiro
Essa antiga profissão foi resgatada e atualizada para atender ao gosto do homem moderno. E tem dado muito certo! No mercado de beleza, por exemplo, é uma das que mais está em alta.
No curso Barbeiro do Instituto Embelleze, o aluno desenvolve as competências com excelência no atendimento de cortes masculinos, modelagem de barba e aparo de pelos faciais, designer de cortes e barba.
Ainda aprende as técnicas de cor, tratamentos e as mais variadas técnicas de transformação capilar masculina de alisamento e relaxamento.
O barbeiro com formação também será capaz de conhecer informações sobre o mercado, excelência em atendimento ao cliente e como montar sua própria barbearia.
2. Designer de cílios
Atualmente, a extensão de cílios é uma das técnicas mais procuradas pelas mulheres. Ela proporciona alongamento e mais volume aos fios e traz um resultado bem natural. Algumas mulheres, inclusive, param até de usar as máscaras para cílios.
E esse é um dos motivos pela alta procura por esse método, o que torna o segmento forte e lucrativo.
De acordo com Daniele Carlim, coordenadora pedagógica do Instituto Embelleze Interlagos, em São Paulo, um designer de cílios com certa habilidade consegue obter, em um mês de trabalho, considerando uma jornada de oito horas por dia, um faturamento acima de R$5 mil.
Além de atuar em centros de estética e salões de beleza, o designer de cílios pode ser autônomo, atendendo seus clientes com tratamento individual e diferenciado.
3. Designer de sobrancelha
Assim como os cílios, a sobrancelha também é um ponto importante e de atenção para mulheres – e também para os homens.
Dependendo do design das sobrancelhas, uma pessoa pode ficar com a expressão envelhecida ou jovem, carrancuda ou mais harmoniosa.
Por isso, o profissional que conhece as habilidades e técnicas para construir um desenho ideal para cada tipo de rosto é muito requisitado e bem-sucedido.
E não basta entender dos métodos que envolvem pinças, correções com henna ou depilação com linha, por exemplo. É necessário, ainda, ter atenção aos diferentes formatos de rosto, olhos. Ou seja, o profissional precisa analisar todo o conjunto da face.
4. Massagem
A busca por serviços de massagem não para de crescer no Brasil. Uma massagem relaxante, por exemplo, é capaz de aumentar o bem-estar e reequilibrar o indivíduo.
Além disso, melhora a circulação sanguínea, elimina as toxinas do corpo e a retenção de líquidos e, sobretudo, relaxa a musculatura.
Dessa forma, a profissão de massagista tem se destacado no mercado. Spas, clínicas de estética, academias, hotéis e clubes são alguns pontos de atuação que esse profissional poderá atuar.
Viu, só? A carreira de beleza possui um mercado muito promissor, o que faz com que muitas pessoas procurem essas profissões como uma forma de entrar ou se recolocar no mercado de trabalho.
5. Maquiador
Quem opta por trabalhar com maquiagem tem a possibilidade de atuar em vários segmentos, como artística, de festa, noivas e até mesmo editorial de moda. Já deu para perceber que mercado para esta profissão faltam, certo?
Além disso, quem trabalha com maquiagem precisa entender que está mexendo com a autoestima da pessoa. Você passa a ter a capacidade de elevar a autoestima da mulher com a maquiagem. Ela passa a se ver com outros olhos pelo o que você faz.
E a carreira de maquiador é promissora porque a demanda no mercado por profissionais capacitados é grande. Mas é importante saber que você precisa ter uma grande variedade de tons e cores de maquiagem.
Sendo assim, o início pode ser com alguns gastos. Mas depois que você tem todo o seu material é só ir repondo conforme for acabando.
6. Esteticista
Cada vez mais pessoas estão cuidando da pele e do corpo e, consequentemente, a procura por esteticistas também está crescendo. Vale ressaltar que quem trabalha neste setor, pode oferecer diversos serviços, de acordo com os cursos realizados.
É possível oferecer limpeza de pele, drenagem linfática, massagem facial, entre tantos outros.
Além disso, o investimento para se tornar profissional é relativamente baixo em comparação a outras profissões. Sendo assim, é ideal para quem não tem dinheiro para investir muito, mas quer começar na área da beleza.
Outro ponto interessante é que você não precisa abrir o seu próprio espaço, pode começar atendendo na casa das clientes ou em clínicas de estética.
7. Depilador (a) profissional
A área de depilação é mais uma oportunidade para quem deseja investir no setor da beleza para o ano de 2023.
A profissão está bastante em alta e com diversas opções de cursos para quem deseja seguir a carreira de depilador ou depiladora profissional. Essa é uma profissão antiga, mas que foi se aperfeiçoando e ganhando novas perspectivas no mercado.
Afinal, surgiram diferentes modalidades de depilação, podendo ser de forma definitiva ou temporária, com diferentes técnicas, além de manuseando diferentes tipos de equipamentos e produtos. Portanto, de acordo com a sua especialidade, pode ser um diferencial no mercado.
Como começar um negócio? Veja o passo a passo
Você está pensando em começar o seu negócio após ler quais são as carreiras de beleza mais promissoras para 2022? De fato, abrir um negócio pode ser considerado um grande desafio.
Isso porque é comum algumas pessoas não saberem por onde começar e, muito menos, de que forma desenvolver um negócio da maneira correta. O que acaba dificultando todo o processo.
As principais dúvidas de quem quer empreender são: “como começar um negócio?”, “o que é necessário?” e “quanto é preciso investir?”
Todas essas perguntas são comuns. Mas vale ressaltar que não existe uma receita de bolo para começar a empreender. Por isso, separamos um passo a passo de como conseguir montar o seu primeiro negócio!
Gostou do nosso texto? Acha que ele pode ser útil para alguém? Então o compartilhe em suas redes sociais e ajude os amigos e amigas a se realocarem no mercado.
*Colaboração: Juliana Favorito e Mateus Carvalho