
Quem nunca teve o cartão bloqueado por erro de senha que atire a primeira pedra. Seja por nervosismo, esquecimento, falta de atenção, é muito comum que esse tipo de erro aconteça.
A boa notícia é que dá para resolver facilmente. Mas a forma varia de acordo com o seu banco e é isso que vamos explicar ao longo deste artigo.
Geralmente, o bloqueio do cartão acontece por excesso de tentativas com a senha incorreta. Atualmente, a esmagadora maioria dos cartões aceita até três tentativas erradas, depois disso ele é bloqueado.
É importante frisar que isso não é um erro do cartão ou do banco, mas uma medida de segurança. É como se o banco estivesse deduzindo que o cartão foi roubado ou clonado e alguém está tentando usar, então ele bloqueia para evitar isso.
Por isso é importante checar as informações antes de confirmá-las, seja máquina ou no caixa eletrônico. Caso tenha esquecido a senha, é melhor esperar um pouco e tentar lembrar do que correr o risco de ter o cartão temporariamente bloqueado.
Alguns bancos até mesmo oferecem uma ferramenta onde é possível checar a senha do cartão no aplicativo da conta. Verifique se o seu tem!
Mas, caso esteja agora o cartão bloqueado, vamos ensinar o que você deve fazer.
+ Cartão de crédito consignado: conheça as 9 melhores opções e como solicitar
O que fazer se o cartão foi bloqueado por erro de senha?
Se o seu cartão foi bloqueado por erro de senha e excesso de tentativas com a senha incorreta, é necessário resolver a situação com o banco. Mesmo que a quarta tentativa seja com a senha correta, isso não vai desbloquear a ferramenta.
Existe algumas formas de pedir ao banco o desbloqueio da senha: pelo caixa eletrônico, falando diretamente com o gerente em uma agência ou pelo aplicativo do seu banco. Esta última opção é a única viável no caso de bancos digitais.
Alguns bancos adotam exclusivamente os canais digitais para resolver esse tipo de problema. Outros pedem que o cliente resolva presencialmente,tudo depende da forma que cada um trabalha.
Podendo escolher, é sempre melhor optar pela via digital. Além de ser mais prática e rápida, te permite desbloquear o cartão na mesma hora.
Agora, se o seu banco não oferecer essa possibilidade, precisará ir até uma agência.
+ Viagem de férias: como aproveitar as milhas do cartão de crédito para conseguir viajar
Como desbloquear cartão bloqueado por erro de senha nos principais bancos?
A seguir, ensinamos como é o processo para desbloquear cartão bloqueado por erro de senha nos principais bancos tradicionais do Brasil. Alguns oferecem atendimento virtual, mas em outros casos é necessário comparecer na agência.
Confira:
Caixa – desbloqueio deve ser feito no autoatendimento em caixa eletrônico, pelo aplicativo Caixa ou ligando para a Central de Atendimento dos cartões Caixa (4004 0 104 ou 0800 104 0 104).
Santander – neste caso, é necessário ir até uma agência física e pedir o desbloqueio ao gerente. O Santander é um dos bancos que oferecem a opção de consultar a senha pelo aplicativo Santander Way (Way > Menu > Senha do Cartão).
Itaú – o cliente Itaú pode realizar o desbloqueio do cartão por meio de vários canais: Internet Banking, no aplicativo do banco, em caixas eletrônicos e também nas agências.
Bradesco – a forma de desbloqueio no Bradesco depende da bandeira do cartão: Elo,Visa e Mastercard devem fazer em um terminal de autoatendimento; já clientes American Express Membership Cards podem ligar direto para a Central de Atendimento ao Associado da bandeira.
Banco do Brasil – o BB permite o desbloqueio do cartão em qualquer caixa eletrônico do banco, acessando a opção “Segurança”. Mas em alguns casos poderá ser indicado na tela que o cliente vá até uma agência.
+ Descubra se é possível fazer PIX com cartão de crédito
Outros bancos e bancos digitais
Se o banco ou administradora do seu cartão não está na lista, não se preocupe. Em todo caso, para desbloquear um cartão bloqueado por erro de senha basta falar com a instituição financeira.
Sugerimos que, se houver um caixa eletrônico do banco por perto, você tente fazer o desbloqueio lá — geralmente basta acessar o menu de segurança ou de outro nome similar ou optar por acessar o caixa sem cartão e seguir as instruções na tela.
Se não houver agência com autoatendimento por perto, ligue para a Central de Atendimento e informe-se a respeito. Em alguns casos pode ser possível desbloquear até mesmo pelo telefone.
Mas atenção: não forneça a sua senha do cartão por telefone e certifique-se de que está falando com um canal oficial de atendimento do banco.
No caso de bancos digitais, como já mencionado, a forma forma de desbloquear será sempre pelo aplicativo. Basta acessar o menu de cartões e seguir as instruções na tela.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe e descubra mais seguindo o FinanceOne no Facebook, Instagram, TikTok e Linkedin.