Cartão de crédito consignado: conheça as 10 melhores opções e como solicitar

0
1193
mulher sgurando um cartão
4.7
(6)

Você conhece o cartão de crédito consignado? Ele é muito parecido com o cartão de crédito tradicional. A diferença é que ele é destinado apenas aos beneficiários do INSS, funcionários públicos e trabalhadores com carteira assinada, de acordo com convênio da empresa.

Anúncios

Ou seja, caso o titular não consiga pagar o valor total da fatura, o pagamento mínimo é descontado diretamente do seu salário ou benefício.

Contudo, existem outras diferenças entre o funcionamento do cartão de crédito convencional e o cartão de crédito consignado. São elas:

Anúncios

  • no consignado não existe anuidade;
  • os limites de crédito costumam ser maiores do que em um cartão convencional;
  • o cliente não é obrigado a ser correntista no banco onde pediu crédito;
  • ele também não passa por análises cadastrais para garantir que não tem o nome sujo na praça.

Entretanto, a maior diferença entre os dois cartões está na taxa de juros e prazo de pagamento. No caso da taxa, o cartão de crédito consignado tem um custo menor, principalmente pelo banco ter garantido o pagamento pelo empréstimo.

Afinal, ele desconta o valor mínimo do seu salário ou benefício antes mesmo dele cair na conta. Referente ao prazo de pagamento, em alguns cartões de crédito convencionais ele chega a 35 dias, mas no cartão de crédito consignado o prazo pode chegar a 50 dias.

+ Quando será liberado o empréstimo consignado do Auxílio Brasil?

Anúncios

Quem pode fazer o cartão de crédito consignado?

Podem solicitar um cartão de crédito consignado os indivíduos que se encaixam nas seguintes categorias:

  • Funcionários públicos;
  • Cidadãos com a carteira de trabalho assinada;
  • Aposentados e pensionistas do INSS;
  • Militares.

Portanto, o público habilitado para obter esse meio de pagamento é o mesmo do crédito consignado. Modalidade que apresenta o desconto automático das parcelas do empréstimo e também libera uma margem consignável para o cartão.

Entenda o que é cartão de crédito consignado e como funciona

O que é margem consignável?

Margem consignável é o valor máximo disponível para empréstimo, calculado de acordo com a renda mensal do aposentado/pensionista do INSS, servidor público ou militar/pensionista do exército. O pagamento das parcelas é descontado direto do benefício, pensão ou salário.

A margem consignável é de 35% do valor do benefício, sendo 30% para empréstimo consignado e 5% para cartão de crédito.

Devido à pandemia – e prorrogado em março deste ano – há um acréscimo de 5% à margem para empréstimo, totalizando 40%.

Entretanto, desde 2020, o Projeto de Lei 1.973, que tem por objetivo aumentar a margem consignável para 45%, aguarda aprovação do Senado.

+ O que é margem de crédito consignado? Entenda como funciona!

Qual o melhor cartão de crédito consignado?

Com tantas opções de cartão de crédito consignado no mercado fica difícil escolher a melhor opção. Por isso, acreditamos que o melhor cartão para aposentados, pensionistas, servidores e trabalhadores CLT é aquele que oferecer as melhores vantagens de pagamento para você.

Cartão Inter Consignado: como funciona e como solicitar

Então, pesquise cada cartão de crédito consignado e faça comparações e simulações para escolher a opção certa. A seguir vamos listar algumas das instituições financeiras que oferece cartões de crédito consignado:

  • Caixa
  • BMG Card
  • Banrisul
  • Bradesco
  • Daycoval
  • Inter
  • Mercantil
  • Banco Pan
  • Cetelem
  • Olé Consignado
mulher sentado trabalhando como freela
É possível solicitar um cartão de crédito consignado através do site do seu banco

Como solicitar?

Todos os cartões citados acima podem ser solicitados de forma rápida e segura. Basta preencher um formulário online no site da instituição financeira com os campos para informar seus dados de contato, fonte de pagamento e renda mensal.

Dessa forma, é possível realizar simulações para entender as projeções de limites, taxas médias recorrentes e saques que o banco deve disponibilizar.

Em seguida, é só iniciar o processo de contratação e informar seus dados pessoais dos benefícios inerentes.

Quais são as vantagens de ter um cartão de crédito consignado?

Quem solicita um cartão de crédito consignado possui inúmeras vantagens em relação aos demais cartões de outras modalidades. Mas nem todos sabem quais são esses benefícios, por isso separamos alguns deles abaixo, confira!

-> Está disponível para negativados: se você está com o nome sujo e não consegue um cartão, o consignado é o ideal. Isso porque o pagamento da fatura é descontado diretamente no seu contra-cheque;

-> Possibilidade de saque: você consegue sacar até 70% do limite do cartão, mas isso varia de acordo com cada banco;

-> Taxa de juros mais baixa que o do cartão convencional: como existe uma maior garantia de pagamento, a taxa de juros do cartão não precisa ser tão alta como os de outras modalidades;

-> Maior prazo para quitar as parcelas: a dívida do cartão pode ser parcelada em até 72 meses. Mas para aposentados e pensionistas do INSS, esse parcelamento aumenta para até 84 meses.

Você gostou deste texto e ele foi relevante para você? Então siga o FinanceOne nas redes sociais e esteja sempre atualizado sobre o mercado financeiro. Estamos no FacebookInstagram e Linkedin.

*Colaboração: Juliana Favorito

O que achou disso?

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 6

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui