Quem usa cartão de crédito tem dinheiro a receber: é verdade ou golpe?

0
6372
homem segurando o cartão e olhando o notebook
4.6
(40)

Você também ouviu falar por aí que quem usa cartão de crédito tem dinheiro a receber? Circula nas redes sociais uma mensagem que promete o estorno de parte do dinheiro gasto com cartões entre 2019 e 2022 , como uma espécie de cashback (ou recall de cartão de crédito). 

Anúncios

“Decreto assinado! Não perca a chance de resgatar parte do saldo bilionário que será distribuído pelo seu banco. Se você é titular de um cartão das bandeiras Mastercard, Visa, Hipercard, Elo ou American Express e o usou entre os anos de 2019 a 2022, você tem direito ao resgate. Aproveite agora essa oportunidade incrível, solicite o seu valor antes que termine o prazo!”

É isso que dizem a maioria das mensagens do tipo que estão circulando. No entanto, não passa de uma fake news, não há qualquer programa para resgate de dinheiro neste formato por titulares de cartões de crédito. 

Anúncios

A única forma de resgatar dinheiro dos bancos atualmente é por meio do Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central, por pessoas que possuem dinheiro esquecido em contas bancárias. 

Além disso, o SVR não possui qualquer relação com cartões de crédito. A única forma de resgatar dinheiro com o uso de cartões é nos casos em que o produto oferece algum programa de cashback. 

Abecs confirma: recall dinheiro a receber pelo cartão de crédito é golpe

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito (Abecs), não é possível solicitar a devolução de valores por tempo de uso do cartão de crédito, apesar de alguns conteúdos em redes sociais afirmarem o contrário. 

Anúncios

A entidade alerta que essas informações são fraudulentas e visam obter informações pessoais da vítima. Portanto, é recomendável não clicar em links, nem prestar informações pessoais. 

O Banco Central do Brasil também esclarece que essas mensagens são golpes e os valores mencionados não são reais. Se o consumidor clicar no link fornecido na mensagem e fornecer dados bancários, pode estar entregando informações valiosas aos golpistas. 

Além disso, se o consumidor fizer um pagamento para ter acesso aos supostos valores, irá perder o dinheiro. O BC disponibilizou um vídeo no Youtube com essas informações:

Como se proteger de golpes com cartão de crédito?

Infelizmente, não é a primeira vez (nem será a última) que golpistas aplicam golpes desse tipo. O resgate de dinheiro ou recall de cartão de crédito é apenas mais uma das armadilhas utilizadas por criminosos.

Mas existem algumas medidas que podem ser adotadas para se proteger de golpes desse tipo:

  1. Não compartilhe informações pessoais e financeiras com desconhecidos, especialmente em ligações, mensagens de texto, e-mails ou sites suspeitos;
  2. Tenha cuidado com mensagens ou e-mails que oferecem devolução de valores por tempo de uso do cartão de crédito ou outras ofertas que parecem boas demais para ser verdade (geralmente, essas mensagens são golpes);
  3. Verifique regularmente suas transações de cartão de crédito, fique atento a transações que você não realizou e notifique imediatamente a operadora do cartão caso identifique alguma movimentação suspeita em sua fatura;
  4. Configure alertas de transações do cartão de crédito no aplicativo do seu celular para ser notificado sobre qualquer movimentação em tempo real;
  5. Evite fazer compras em sites que parecem suspeitos ou não confiáveis. Sempre verifique se o site é seguro e se possui o cadeado de segurança;
  6. Utilize cartões virtuais para compras on-line, que são cartões temporários gerados pelo banco e podem ser usados ​​apenas uma vez, pois eles limitam a exposição de suas informações de cartão de crédito online;
  7. Caso você seja vítima de fraude, entre em contato com sua operadora de cartão de crédito imediatamente e reporte a transação suspeita para as autoridades competentes.

O conteúdo ajudou? Então compartilhe com outros amigos e ajude-nos a alertar todos sobre o golpe!

O que achou disso?

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 40

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui