
Cancelar a conta de telefone fixo é um processo que, se você ainda não passou, vai passar em breve. Afinal, as linhas de telefonia móveis já são a realidade do Brasil e possuem planos muitos mais vantajosos que os tradicionais telefones fixos.
Para se ter uma ideia, em fevereiro do ano passado, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou o balanço de acessos aos serviços de telecomunicações de 2021.
De todos os tipos de serviços analisados, a telefonia fixa foi a única que não registrou aumento na base de assinantes. Em contrapartida, a base de assinantes da telefonia móvel teve um crescimento de 8,2% comparado ao ano anterior.
Ou seja, o telefone fixo está ficando no passado. Se você ainda usa, vale a pena dar uma pesquisada nos planos de celular, porque provavelmente existe algum que seja mais vantajoso.
Caso já tenha se dado conta disso e precise cancelar o fixo, FinanceOne te conta como fazer isso! Leia o artigo completo para saber algumas regras importantes e os seus direitos como consumidor.
Como cancelar a conta de telefone fixo?
Basicamente, existem duas formas de cancelar a conta de telefone fixo: por meio de ligação (seja do próprio aparelho ou de um celular) ou pela internet.
Existem operadoras, como a Vivo, que também realizam esse tipo de atendimento por WhatsApp. Há alguns anos as empresas aceitavam pedidos de cancelamento por correspondência, mas isso caiu em quase desuso.
Para cancelar o fixo por meio de ligação, basta ligar para o telefone da operadora. Desde 2014, a Anatel determina que as empresas ofereçam o cancelamento automático, ou seja, sem a necessidade de falar com um atendente.
Por isso, provavelmente, ao ligar para a operadora, uma das opções mencionadas pelo atendente virtual (aquela gravação) será a de cancelamento. Bastará apertar o número indicado na ligação.
Pela internet, o processo pode ser ainda mais ágil: acesse o site da operadora do seu telefone, faça login ou realize cadastro com CPF e e-mail, e procure pela opção de cancelamento no menu.
Em todos os casos, o cliente pode precisar informar os números de RG e CPF. Algumas operadoras podem pedir a confirmação do número do telefone também
No caso dos cancelamentos por telefone, a empresa tem até 24 horas para realizar o desligamento da linha, conforme previsto nas resoluções 14 e 15 da Anatel.
Pela internet, o prazo é de até 48 horas. Assim que acontece o cancelamento, as cobranças são cessadas.
+ Conheça 10 itens que você não precisa pagar nunca mais
Formas de cancelar o Fixo em cada operadora
Confira a seguir quais são os canais de atendimento automático ou com atendente que cada uma das quatro principais operadoras oferece para cancelar o telefone fixo:
Claro:
- na Central de Atendimento no 10621 (antiga NET) ou 10699 (antiga Claro tv)
- ou acessando o Minha Claro Residencial: clique em “Atendimento” e depois em “Cancelamento”
TIM:
- pelo atendimento automático da URA, basta ligar para *144
- pelo site Meu TIM, através do Formulário Digital (opções “Solicitação” e “Cancelamento da linha”)
Oi:
- telefone 10331 se você está localizado no RJ, MG, ES, BA, SE, PE, AL, PB, RN, CE, PI, PA, RR, AP, AM ou MA. Para demais estados, ligue 10314
- ou acessando o portal Minha Oi, na opção “Cancelamento de produtos” do menu
Vivo:
- pela Central de Atendimento no 103 15
- pelo site da Vivo, clicando nas opções “Atendimento e Suporte” e depois “Cancelamentos”

É necessário pagar todos os débitos antes de cancelar?
Não. O cliente da linha telefônica não precisa estar com as contas em dia para cancelar a conta de telefone fixo.
Na verdade, ele pode pedir o desligamento sem ter pago a última fatura, ou mesmo com várias faturas pendentes.
Neste caso, a cobrança das mensalidades será encerrada, mas todos os débitos pendentes virão em um novo boleto no mês subsequente. Se desejar, o cliente pode solicitar o parcelamento da dívida para a operadora, falando com um atendente.
Mas fique atento para os termos do seu contrato com a operadora. Algumas empresas podem estabelecer multas por cancelamentos fora do prazo.
O conteúdo foi útil? Então compartilhe com outros amigos e deixe um comentário! Leia também: Saiba quando vale a pena fazer combo de telefone, internet e TV.
O serviço de cancelamento NÃO funciona. Todos os links disponibilizados abrem as respectivas telas, possibilitando com isso acessá-las, EXCETO o link de “Cancelamento Eletrônico”. Quando clicado nesse link, abre-se uma tela em branco.