Veja passo a passo de como cancelar conta de telefone fixo

1
3479
Imagem aproximada do teclado de um telefone fixo branco
4.6
(18)

Cancelar a conta de telefone fixo é um processo que, se você ainda não passou, vai passar em breve. Afinal, as linhas de telefonia móveis já são a realidade do Brasil e possuem planos muitos mais vantajosos que os tradicionais telefones fixos. 

Para se ter uma ideia, em fevereiro do ano passado, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou o balanço de acessos aos serviços de telecomunicações de 2021. 

De todos os tipos de serviços analisados, a telefonia fixa foi a única que não registrou aumento na base de assinantes. Em contrapartida, a base de assinantes da telefonia móvel teve um crescimento de 8,2% comparado ao ano anterior. 

Ou seja, o telefone fixo está ficando no passado. Se você ainda usa, vale a pena dar uma pesquisada nos planos de celular, porque provavelmente existe algum que seja mais vantajoso.

Caso já tenha se dado conta disso e precise cancelar o fixo, FinanceOne te conta como fazer isso! Leia o artigo completo para saber algumas regras importantes e os seus direitos como consumidor.

Como cancelar a conta de telefone fixo?

Basicamente, existem duas formas de cancelar a conta de telefone fixo: por meio de ligação (seja do próprio aparelho ou de um celular) ou pela internet. 

Existem operadoras, como a Vivo, que também realizam esse tipo de atendimento por WhatsApp. Há alguns anos as empresas aceitavam pedidos de cancelamento por correspondência, mas isso caiu em quase desuso. 

Para cancelar o fixo por meio de ligação, basta ligar para o telefone da operadora. Desde 2014, a Anatel determina que as empresas ofereçam o cancelamento automático, ou seja, sem a necessidade de falar com um atendente.

Por isso, provavelmente, ao ligar para a operadora, uma das opções mencionadas pelo atendente virtual (aquela gravação) será a de cancelamento. Bastará apertar o número indicado na ligação. 

Pela internet, o processo pode ser ainda mais ágil: acesse o site da operadora do seu telefone, faça login ou realize cadastro com CPF e e-mail, e procure pela opção de cancelamento no menu. 

Em todos os casos, o cliente pode precisar informar os números de RG e CPF. Algumas operadoras podem pedir a confirmação do número do telefone também

No caso dos cancelamentos por telefone, a empresa tem até 24 horas para realizar o desligamento da linha, conforme previsto nas resoluções 14 e 15 da Anatel. 

Pela internet, o prazo é de até 48 horas. Assim que acontece o cancelamento, as cobranças são cessadas. 

+ Conheça 10 itens que você não precisa pagar nunca mais

Formas de cancelar o Fixo em cada operadora

Confira a seguir quais são os canais de atendimento automático ou com atendente que cada uma das quatro principais operadoras oferece para cancelar o telefone fixo:

Claro:

  • na Central de Atendimento no 10621 (antiga NET) ou 10699 (antiga Claro tv)
  • ou acessando o Minha Claro Residencial: clique em “Atendimento” e depois em “Cancelamento”

TIM:

  • pelo atendimento automático da URA, basta ligar para *144
  • pelo site Meu TIM, através do Formulário Digital (opções “Solicitação” e “Cancelamento da linha”)

Oi:

  • telefone 10331 se você está localizado no RJ, MG, ES, BA, SE, PE, AL, PB, RN, CE, PI, PA, RR, AP, AM ou MA. Para demais estados, ligue 10314
  • ou acessando o portal Minha Oi, na opção “Cancelamento de produtos” do menu

Vivo:

  • pela Central de Atendimento no 103 15
  • pelo site da Vivo, clicando nas opções “Atendimento e Suporte” e depois “Cancelamentos”
Homem fala ao celular enquanto cancela conta de telefone fixo
Desde 2014, operadoras devem oferecer serviço para cancelar conta de telefone fixo automaticamente

É necessário pagar todos os débitos antes de cancelar?

Não. O cliente da linha telefônica não precisa estar com as contas em dia para cancelar a conta de telefone fixo. 

Na verdade, ele pode pedir o desligamento sem ter pago a última fatura, ou mesmo com várias faturas pendentes. 

Neste caso, a cobrança das mensalidades será encerrada, mas todos os débitos pendentes virão em um novo boleto no mês subsequente. Se desejar, o cliente pode solicitar o parcelamento da dívida para a operadora, falando com um atendente. 

Mas fique atento para os termos do seu contrato com a operadora. Algumas empresas podem estabelecer multas por cancelamentos fora do prazo.

O conteúdo foi útil? Então compartilhe com outros amigos e deixe um comentário! Leia também: Saiba quando vale a pena fazer combo de telefone, internet e TV.

O que achou disso?

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 18

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

1 COMENTÁRIO

  1. O serviço de cancelamento NÃO funciona. Todos os links disponibilizados abrem as respectivas telas, possibilitando com isso acessá-las, EXCETO o link de “Cancelamento Eletrônico”. Quando clicado nesse link, abre-se uma tela em branco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui