
O valor da sua luz tem vindo alto nos últimos meses? E se te contássemos que é possível conseguir desconto na conta de luz, você acreditaria? Pode parecer pegadinha, mas te garantimos que não é.
O próprio Governo Federal falou sobre o assunto recentemente, afirmando que vai oferecer um desconto na conta dos consumidores residenciais e também de pequenos negócios.
Mas é claro que isso não será fornecido sem nada em troca. Será necessário que você reduza, de forma voluntária, o seu consumo de energia. Essa medida pode durar até dezembro.
E como conseguir o desconto na conta de luz? Quanto é necessário reduzir o consumo? Continue lendo este artigo para descobrir!
Como conseguir desconto na conta de luz?
Se você quer ter um alívio na sua conta de luz nos próximos meses, a palavra-chave é economizar. Não só para diminuir o valor da conta, mas também para ter direito ao desconto oferecido pelo Governo Federal.
Mas como ele vai funcionar na prática? Você precisará reduzir o seu consumo de energia entre os meses de setembro e dezembro em, no mínimo, 10% em relação ao mesmo período do ano de 2021.
Caso você consiga isso, ganhará um bônus no valor final da sua conta de luz. Vale ressaltar que de acordo com a decisão que foi publicada no Diário Oficial da União, isso também se aplica para quem diminuir o consumo em 20%.
De quanto será o desconto na conta de luz?
Agora que você já sabe como vai funcionar o desconto na conta de luz, deve estar querendo saber de quanto será esse valor, certo?
O Governo Federal já decidiu que a redução deverá ser de R$0,50 por cada quilowatt-hora (kWh) sobre o volume de energia que o consumidor usou.
E não se esqueça que você precisa estar dentro da faixa de 10% e 20% de economia. Caso você economize mais do que esse percentual, é válido ressaltar que não receberá nenhum desconto a mais por isso.

Outra informação importante é que os dados para a comparação devem ter como base, o somatório do consumo de energia elétrica, durante quatro meses.
Veja outras maneiras de conseguir desconto na conta de luz
Além da proposta criada pelo Governo Federal válida até o fim deste ano, existem outras formas de conseguir desconto na conta de luz. Você sabia?
Estar atento a essas informações é importante para você economizar e poder ter mais tranquilidade para quitar as suas dívidas.
Veja a seguir outras alternativas!
Desconto na conta de luz para MEIs
Recentemente, um Projeto de Lei nº 1.377, de 2022 foi criado e pode fazer com que microempreendedores individuais tenham descontos na conta de luz.
O objetivo do PL é fazer com que os MEIs integrem o público-alvo do programa Tarifa Social. Mas, como vai funcionar o desconto na conta de luz para MEIs?
A proposta é do de autoria do deputado Josivaldo JP (PSD-MA) e, se aprovada, poderá dar descontos de até 65% para essa categoria.
Segundo o texto do deputado, existem cerca de 11,2 milhões de MEIs ativos no Brasil, o que corresponde a 56,7% do total de negócios em funcionamento.
Neste caso o programa Tarifa Social, o desconto na conta de luz acontece da seguinte maneira:
- Até 30 kWh – 65% de desconto;
- De 31 kWh a 100 kWh – 40% de desconto;
- De 101 kWh a 220 kWh – 10% de desconto;
- Superior a 220 kWh – 0%.
Mas, é claro que, para valer a inclusão dos MEIs, o projeto precisa ser aprovado e a medida sancionada.
Programa da Heineken também dá desconto na conta de luz
Se você não é MEI para ganhar desconto na conta de luz, uma outra alternativa poderá ser o Programa da Heineken. O objetivo é fazer com que as pessoas tenham acesso a uma energia elétrica mais sustentável.
No caso das pessoas físicas, o desconto poderá chegar a até 20% na conta de luz.
Vale lembrar que o programa está na sua terceira fase e teve início em 2020.
Para participar, basta que a pessoa comprove um gasto médio mensal de, no mínimo, R$200 na conta de energia. Entretanto, o programa está disponível em somente algumas regiões.
Gostou dessas dicas e opções para ganhar desconto na conta conseguir economizar? Então continue a sua leitura e veja se é possível parcelar a conta de luz atrasada.
Leia também no FinanceOne: