InícioNotíciasFinanças PessoaisSaiba se é possível parcelar conta de luz atrasada

Saiba se é possível parcelar conta de luz atrasada

3.6
(28)

Ótima notícia para quem está em débito com a empresa de energia elétrica do seu estado. A distribuidora de energia Enel vai dar a possibilidade de parcelar a conta de luz atrasada dos clientes.

É importante ressaltar que essa medida é válida somente para consumidores residenciais e empresas de pequeno e médio porte dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Ceará. 

Caso você queira parcelar a conta de luz atrasada, a cobrança será realizada sem juros. O objetivo é facilitar o pagamento dos débitos para os clientes que sofreram impactos econômicos por conta da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a inadimplência dos consumidores brasileiros em todo o país, chegou a 12% somente em abril deste ano.

Porém, em média, esse índice fica em torno de 3%, de acordo com informações da própria pasta. O que atribui o aumento dessa taxa ao período de crise econômica agravada pela pandemia.

Passo a passo de como parcelar conta de luz atrasada

Se interessou e quer parcelar conta de luz atrasada? Não sabe como solicitar o parcelamento? Veja abaixo o passo a passo.

1º passo: faça login na Agência Virtual, mas para isso você precisará de um e-mail e senha cadastrados. Caso seja o seu primeiro acesso, é só realizar o cadastro. E lembre-se de ter em mãos o número do cliente e o CPF do titular da conta.

2º passo: selecione o parcelamento entre os serviços disponíveis. Na barra lateral esquerda, escolha a opção de parcelamento. As condições se aplicam para clientes com contas em atraso acima de 90 dias.

3º passo: escolha a opção que melhor se encaixa no seu orçamento. A entrada é fixada em 20% do valor total da dívida. Porém, o restante pode ser parcelado em até 12 vezes sem juros e atualização do valor.

Posso ter a luz cortada ao atrasar o pagamento da conta?

O consumidor que estiver em débito com a empresa de energia pode ter o serviço interrompido e sofrer corte de energia. Mas é válido ressaltar que não existe uma quantidade mínima de contas em aberto que permita o corte no fornecimento de energia. 

Sendo assim, a companhia elétrica pode cortar a luz da sua casa com apenas uma conta em aberto. Porém, isso não significa que, logo após o pagamento da conta em atraso, a energia elétrica de uma casa será cortada. Até porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estabelece regras e prazos para cortar a energia.

uma lâmpada se colocando na tomada
Parcelar conta de luz atrasada é uma opção para muitos brasileiros

E uma das diretrizes da Aneel é que os consumidores devem ser avisados sobre a falta de pagamento de uma conta com uma antecedência mínima de 15 dias antes do corte. 

Mas caso a empresa não mande o aviso, a interrupção do serviço será indevida e a concessionária pode ser obrigada a pagar uma indenização ao consumidor, mesmo que a conta não tenha sido paga.

Além disso, o corte só pode ser feito em um prazo máximo de 90 dias após o vencimento da conta de luz. Caso o prazo seja ultrapassado, a companhia elétrica não poderá mais realizar o corte. 

Mas é importante estar atento à conta de luz, já que o aviso de corte é feito nela. Por isso, é recomendado ler a conta com atenção para verificar se existe algum aviso de interrupção do fornecimento de energia.

+ Saiba se é possível cortar a luz por falta de pagamento

É possível pedir revisão se a conta de luz vier muito alta?

A resposta para essa pergunta é sim. E você pode fazer isso de uma forma fácil, prática e rápida. 

Com a pandemia e muitos trabalhadores adotando o esquema home office de trabalho, é comum que a conta de luz dê uma elevada, afinal, você passou mais tempo em casa do que o normal. Mas, será que esse aumento foi elevado?

Isso mesmo, a primeira coisa a ser feita é conferir se tudo que foi cobrado está de acordo com o seu uso naquele mês. O próprio órgão de Defesa do Consumidor (Procon) faz esse alerta, para que os clientes verifiquem a parte detalhada da conta de luz.

Se o consumidor, por um acaso, perceber que há cobrança ou algum código não identificado ou diferente, pode procurar a concessionária de energia para esclarecimentos.

Caso ele constate que há algum erro poderá formalizar uma reclamação através de protocolo direto à empresa. Se isso não for solucionado, pode apelar para órgãos superiores, como o Procon.

Se a cobrança já tiver sido paga, ele pode solicitar o reembolso. Nesses casos, a legislação indica que cobranças indevidas devem ser ressarcidas em dobro, adicionados juros e correção monetária.

+ Saiba quando é permitido parcelar conta de luz da Enel

Como calcular o consumo de energia?

Ah, uma dica para quem gosta de economizar e ter sempre um planejamento eficaz é saber calcular a conta de luz. Você sabe como isso funciona?

Afinal, se souber como funciona esse cálculo fica bem mais fácil antecipar o valor da conta do mês e planejar as despesas. Isso porque, por mais que você tenha uma noção da média, esse valor pode variar de um mês para outro.

Saber realizar o cálculo também te dá a noção do que fazer e que medidas tomar. Por exemplo, se de uma hora para outra o seu consumo aumentou, o que pode ser evitado?

Quais aparelhos podem ser reduzidos o consumo? Que tipo de mudança você pode fazer ou adaptar?

O cálculo funciona da segunda forma: divida a potência em watts do aparelho por 1.000. Dessa forma, você vai transformar o valor em kilowatts (KW). Em seguida, multiplique o resultado pelas horas de funcionamento do mesmo aparelho. 

Você também pode tentar saber o gasto em reais. Para isso, multiplique os KW obtidos pelo valor da tarifa que é cobrada em sua região.

Gostou desse conteúdo? Quer saber mais sobre o assunto? Confira o que são bandeiras nas contas de luz. Ah, e não se esqueça de compartilhar ou salvar o link para ver novamente em caso de dúvidas.

O que achou disso?

Média da classificação 3.6 / 5. Número de votos: 28

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

14 COMENTÁRIOS

    • Olá, Sebastiana. Tudo bem?
      De acordo com o portal da Cemig, é possível solicitar parcelamento de débitos diretamente pelo WhatsApp da Companhia. Envie um “Oi” para o número (31) 3506-1160. Após aparecer o menu de opções, responda enviando o número que corresponde a: “Parcelar meus débitos”.

      O pedido deve ser feito exclusivamente pelo titular da conta. Tenha em mãos sua documentação (CPF/CNPJ) e o número do cliente. Saiba mais detalhes no site da Cemig

  1. Boa noite minha mãe mora no sitio tinha varis papeis atrasados ela deu uma entrada essa entrada é descontada na conta, e pq a conta foi parcelada em nove veses so ???

  2. Quero parcela um acordo que eu fiz Eli vence dia 21 eu não tinha dinheiro pra paga no dia agora já tenho mas queria parcela eu trabalho não tenho como ir na agência da Eletropaulo como faço pra parcela tenho 3 conta atraso

    • Olá, Celia! Tudo bem?
      Recomendamos que entre em contato com a empresa para saber a quais condições de pagamento tem acesso.

    • Oi, Aline! Tudo bem?
      A distribuidora de energia Enel possibilita isso pela Agência Virtual. Basta fazer login e selecionar o parcelamento entre os serviços disponíveis. O passo a passo completo está detalhado no artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui