Como criar um podcast do zero? Saiba tudo!

0
154
duas pessoas falando em podcast
0
(0)

Quem nunca escutou um podcast? Esse tipo de conteúdo está cada vez mais em alta. Mas você já pensou em criar um podcast do zero? É isso mesmo, produzir conteúdos que têm a sua cara para outras pessoas?

Essa pode ser uma forma de você monetizar os seus conhecimentos falando de diversos assuntos. Afinal, podcasts podem ser entrevistas, noticiários, análises e até mesmo contar histórias. Além disso, há quem consiga ensinar idiomas por meio de podcasts.

Se você tem interesse em criar um podcast para chamar de seu, esse é o momento. Isso porque durante este artigo iremos te ajudar a entender o que é preciso para dar início a esse projeto.

Mas antes de mais nada precisamos te falar que por mais que fazer um podcast pareça ser algo simples, saiba que não é tão fácil. Porém, é possível sim criar esse tipo de conteúdo sem ter muita dor de cabeça.

Agora você deve estar se perguntando como fazer isso, certo? Nós iremos te explicar!

O que é um podcast?

A primeira coisa que você precisa saber para criar um podcast do zero é entender o que de fato significa esse tipo de criação de conteúdo.

Para quem ainda não sabe, de forma bem simples o podcast funciona como se fosse um programa de rádio. Mas a diferença está que o conteúdo é feito sob demanda e não necessariamente ao vivo.

+ Conheça e ouça os 10 melhores podcasts sobre mercado financeiro

Além disso, o público pode escutar quando e onde quiser, não existe um horário certo, já que ele fica gravado para ser escutado posteriormente.

Outro ponto que é vantajoso do podcast é que ele tem uma alta potência de comunicação, que vai desde a informação até a educação e passando pelo entretenimento.

Mas como criar um podcast?

Engana-se quem pensa que criar um podcast é só fazer uma gravação simples e pronto. É muito mais do que isso, existe toda uma produção por trás de cada conteúdo realizado. 

E para te ajudar a dar o pontapé inicial neste projeto, separamos algumas dicas que você não precisa saber. Confira abaixo!

Comece pensando no conteúdo do podcast

Quais são os assuntos que você mais gosta e domina na hora de falar? Comece pensando em qual será a linha editorial do seu programa, faça uma curadoria de todos os temas que deseja abordar no seu podcast.

Dessa forma, você conseguirá dividir os temas que quer abordar de acordo com cada episódio e, também não perde o foco de falar sobre outro nicho que não tem relação com o seu. 

Duas pessoas falando ao microfone em estúdio
Para criar um podcast você precisa ter tempo para produzir os conteúdos

Outro ponto que precisamos destacar é que criar um podcast do zero demanda tempo e dinheiro. Por isso, é fundamental que você entenda que vai precisar disponibilizar alguns dias para as gravações e também dinheiro para comprar os equipamentos necessários.

Decida o formato do conteúdo

Agora que você já começou a planejar e sabe que vai precisar definir várias informações antes de começar a gravar, chegou a gora de pensar no formato do seu conteúdo. Afinal, você precisa ter tudo bem estruturado.

Existem podcasts pensados em vários formatos, por exemplo:

  • Rodas de conversa;
  • Entrevistas;
  • Noticiários;
  • Storytelling;
  • Humor; e
  • Entre outros.

Alguns, inclusive, abordam um formato parecido com documentário e trazem histórias para contar com diversas narrativas, tendo início, meio e fim.

Seja qual for o formato escolhido, tente ser inovador. Para isso, pesquise o mercado e veja o que ainda não fizeram e como você pode ser criativo para se destacar. Afinal, mesmo que o formato seja o mesmo, é importante fazer diferente.

Escolha convidados e temas

Com o formato definido e as pesquisas de mercado iniciadas, é importante também começar a elencar os temas que você deseja tratar, principalmente nos primeiros podcasts. Isso porque para começar a gravar é preciso ter isso definido.

+ 10 melhores opções de podcasts sobre investimentos para você ouvir

Elenca uns 10 principais, mesmo que você não grave todos, mas pelo menos para as ideias já surgiram e você terá opções caso não consiga levar algum adiante.

Afinal, você também precisa ir atrás de convidados e entrevistados. E vai precisar contar com a disponibilidade deles para as gravações. Por isso é importante ter mais de uma opção de tema para intercalar e não ficar sem conteúdo para colocar no ar.

Estruture a sua programação

Com temas e convidados dos primeiros programas já definidos, chegou a hora de estruturar a sua programação. Para isso, defina:

  • A periodicidade das gravações;
  • A periodicidade em que os programas serão postados;
  • A quantidade de episódios por tema ou temporada;
  • O tempo de cada gravação;
  • O revezamento de âncoras.

Além disso, é importante ter um cronograma externo e interno. Além de saber quanto os podcasts serão publicados e quantos episódios para informar o seu público, você também precisa definir um prazo para edição, criação, montagem e publicação. Isso é primordial para que o seu cronograma não atrase.

Defina recursos e programas

Com o roteiro interno e externo montado, reúna a sua equipe para que vocês definam quais equipamentos vão usar e quais recursos midiáticos pretendem contratar ou se cadastrar para realizar a gravação e edição.

Existem vários softwares gratuitos e pagos que podem te ajudar tanto na captura do áudio, quanto na gravação e edição. Avalie o seu orçamento e veja o quanto é possível investir para produzir um bom programa.

+ Conheça os 8 melhores podcasts sobre mercado de trabalho

O Discord é uma excelente plataforma que ajuda neste processo, principalmente para usar com convidados e entrevistados que estarão participando à distância.

Procure estudar e saber o básico sobre edição ou ter alguém na sua equipe que domine essa prática. Caso não, tente procurar ajuda de um profissional freelancer, se for possível e houver orçamento.

Publicação e divulgação

Você já tem os primeiros conteúdos e programas gravados? Então agora é a hora de escolher como você quer publicar e divulgar o seu projeto.

Para divulgar, use das suas redes sociais para engajar a novidade e crie um perfil próprio do projeto para poder publicar sobre os conteúdos, convidados, programas e programação.

Para publicar, escolha quais das opções disponíveis no mercado será mais viável e você terá facilidade para inserir o seu podcast, entre elas:

  • Spotify;
  • Deezer;
  • Apple Music;
  • Google Podcasts.

Gostou do conteúdo e pensou em criar um podcast do zero? Compartilhe com seus amigos e inicie já o seu projeto!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui