Como ganhar dinheiro com Podcast?

Escrito por: Mateus Carvalho em 24 de março de 2020

Se você produz conteúdo sabe que o podcast é a nova forma de consumir informação. Diante disso, muitas empresas estão investindo na produção de programas e começaram a ganhar dinheiro dessa forma.

Essa tem sido uma alternativa eficaz para transmitir conteúdo a determinados públicos-alvo. Sendo bem estruturado, o podcast pode promover o produto.

FGTS pelo celular
É possível ouvir os podcasts por aplicativos de celular

Mas antes de começar a falar sobre como ganhar dinheiro com podcast, é necessário que você entenda e saiba o que é essa nova plataforma.

Os podcasts são informações em áudio, para quem não pode ler uma matéria e tem como preferência escutar o conteúdo. Quer saber como ganhar dinheiro com podcast? Como montar um podcast? Confira abaixo.

Passo a passo para começar seu podcast

Ganhar dinheiro com podcast pode ser mais fácil como parece, mas precisa de bastante atenção. Além disso, como toda nova ferramenta adotada por qualquer empresa, é necessário planejamento.

E esse é o primeiro de vários passos que precisam ser seguidos para começar a ter esse formato como rentabilidade.

Planejamento – o primeiro passo é definir qual o objetivo de usar essa ferramenta e como ela será utilizada. 

Tais objetivos poderão ser traçados a curto ou longo prazo, de acordo com o atual momento e visão da empresa. Além disso, é a fase de decidir como ele será exibido, se de maneira informativa, publicitária ou em um formato mais informal.

Essas últimas informações variam muito de acordo com a editoria e segmento do conteúdo.

Persona – Em seguida, será necessário reconhecer qual será o público alvo a ser atingido com esse podcast. 

Esse tópico deve ser muito levado em consideração, ainda mais se a intenção é ganhar dinheiro. Se você pretende fazer o seu produto ser rentável, ele precisa atrair a sua persona. Dessa forma, precisa ter as características necessárias que vai cativar e manter fiel o seu público.

É preciso traçar pautas e conteúdos que serão ouvidos. Afinal, não faz sentido produzir algo para não ter acesso ou audiência.

Duração – O planejamento do podcast também deve levar em consideração o fator tempo.

O podcast, por ser em formato de áudio, precisa ser cativante, mas não pode ser completamente extenso. É muito raro alguém ficar mais de uma hora preso apenas por áudio. 

Dessa forma, o mais ideal é que um podcast tenha de 20 a 40 minutos, se informativo, podendo ser ainda menor se a abordagem for mais informal ou maior se houver a necessidade de debates.

Além disso, é necessário ter em mente a periodicidade. Quantos podcasts serão publicados? Qual será a frequência (diária, semanal, mensal)? 

Formato – é preciso também ter em mente o formato do seu podcast para ele ter um padrão. Você terá um apresentador? Ele será feito por uma pessoa fixa e terá uma rotatividade de convidados?

Prepare uma lista de opções e trace a melhor junto com a periodicidade, para ter uma agenda pré-estabelecida mediante a disponibilidade das pessoas.

Identidade – crie um nome e um design para o seu podcast. Deixe ele com uma imagem que faça com que o seu público-alvo lembre dele.

Escolher um bom equipamento é fundamental para missão

Como em toda novidade, o podcast vem se aperfeiçoando. A cada mês, a plataforma vem ganhando novas opções de formato, moldes, linhas de edição e propagação de acordo com a editoria. 

As empresas criaram opções atrativas para fazer com que a proposta fosse duradoura e que a alternativa de ganhar dinheiro não fosse um tiro no escuro. Mas, é preciso fugir do amadorismo.

Quem deseja adotar esse formato precisa buscar bons equipamentos e recursos. Isso poderá trazer muitos retornos positivos, mas, sobretudo, credibilidade.

Dessa forma, um bom equipamento é fundamental. Ter uma equipe de áudio e vídeo bem instruída e profissional também, que saiba manusear bem as funções. Assim como editar e colocar em prática o que o software pede.

Um programa gratuito e bem completo, que pode auxiliar aos que estão começando agora é o Audacity. O seu download pode ser feito a qualquer momento na internet e a sua utilização é rápida, simples e prática.

Além de um bom programa, tenha um bom microfone para captar o áudio da melhor maneira possível. Preze para aqueles que captem o menor ruído possível. Além disso, tenha um bom notebook ou computador, com bom processador para armazenar seus ficheiros.

Dicas para ganhar dinheiro com podcast

Ainda não sabe como fazer para ganhar dinheiro com podcast? Separamos algumas dicas que podem te ajudar. Confira!

Venda de anúncios

Essa é uma das formas de monetizar os seus conteúdos. Você pode vender diversos espaços de publicidade, ganhando dinheiro com isso. E quanto mais ouvintes tiver, mais dinheiro conseguirá ter junto das empresas que pretendem fazer anúncios no seu podcast.

Procure por patrocinadores

Essa dica é bem parecida com a venda de anúncios. Quanto mais ouvintes você tiver, maior será a probabilidade de conseguir marcas e produtos que patrocinam o podcast. Mas para isso, é necessário que você poste conteúdos interessantes e de forma regular.

Além disso, é importante que os patrocinadores sejam referenciados nos podcasts e que ainda tenham direito a alguns espaços publicitários.

Faça conteúdos exclusivos para os assinantes

Essa é uma tendência do mercado. Os conteúdos premium e exclusivos para assinantes são uma realidade cada vez maior. E não só para podcasts mas também para canais de televisão. E é dessa forma que é possível ganhar dinheiro com o podcast.

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

CPF-na-nota-fiscal
FGTS
FGTS pelo celular
seguro DPVAT
fraude