
Você provavelmente já deve ter escutado falar em portabilidade de empréstimo, mas sabe como ele funciona e como é o processo de solicitação? E solicitar esse tipo de serviço é mais comum do que se imagina.
Existem diversos motivos que levam uma pessoa a solicitar a portabilidade de empréstimo, como taxa de juros, facilidades e condições mais atrativas do que o atual banco.
Vale ressaltar ainda que a portabilidade é uma forma que as pessoas possuem para transferir o empréstimo ou financiamento para outra instituição financeira que você deseja.
Porém, ainda existem muitas dúvidas sobre como solicitar a portabilidade de empréstimo e se o processo é simples ou não. Por isso, para te ajudar, o FinanceOne preparou este artigo com o máximo de informações que você precisa.
O que é a portabilidade de empréstimo?
Antes de explicarmos como funciona e como solicitar a portabilidade de empréstimo, você precisa entender de uma vez por todas o que seria esse tipo de serviço que grande parte das instituições financeiras oferecem aos clientes.
Sendo assim, a portabilidade de empréstimo nada mais é do que realizar a troca de um banco para outro da sua dívida, que no caso é o empréstimo. De maneira simples, a instituição que você escolheu vai quitar o seu débito em aberto e você assumirá um novo compromisso.
Neste caso, as taxas podem ser mais baixas e também com condições de pagamentos melhores do que o banco anterior.

Mas isso é legal? Sim, a portabilidade de empréstimo foi criada pelo próprio Banco Central com o objetivo de aumentar a concorrência entre as instituições financeiras.
E como funciona a portabilidade?
Outra dúvida muito comum que vemos as pessoas terem é sobre como funciona a portabilidade de uma instituição financeira para outra. Se esse é o seu caso, nós vamos acabar com esse questionamento agora.
A portabilidade de empréstimo ocorre como se fosse uma compra de dívida. Sendo assim, sempre que você leva o crédito solicitado para outro banco, essa instituição financeira paga o contrato antigo e realiza um novo com você.
+ Confira 5 opções de bancos que oferecem empréstimos para autônomos
Com isso, tudo o que você devia para o primeiro banco é quitado e você passa a ter uma dívida com a nova instituição financeira.
O que precisa para fazer a portabilidade de empréstimo?
Agora que você já sabe o que é e como funciona, chegou a hora de entender mais sobre o processo. Afinal, o que é necessário para concretizar uma portabilidade de empréstimo?
É necessário que o cliente portador do empréstimo entre em contato com o banco que emprestou o dinheiro e solicite o extrato. Este documento precisa contar o saldo devedor, ou seja, quanto que falta para a dívida ser quitada.
O Banco Central prevê que a instituição financeira forneça ao cliente todas as informações necessárias em até um dia útil. O documento deve trazer os seguintes detalhes:
- Número do contrato;
- Saldo devedor atualizado;
- Demonstrativo da evolução do saldo devedor;
- Valor de cada parcela;
- Taxa de juros anual (nominal e efetiva);
- Modalidade de crédito;
- Prazo total e restante.
Tendo essas informações em mãos, você consegue prosseguir para solicitar a sua portabilidade de empréstimo.
Quanto custa fazer uma portabilidade de empréstimo?
A nova instituição vai aprovar a sua solicitação e realizará o pagamento do valor em aberto, dessa forma, assumindo o empréstimo. O processo é gratuito, podendo ser cobrada apenas uma tarifa pelo novo banco para abertura de conta, se necessário.
Você sabia que existia essa possibilidade de mudar o banco de empréstimo por um mais vantajoso? Comente o que achou!
Leia também no FinanceOne: