
Conhecer muito bem a Bolsa de Valores é regra obrigatória para qualquer investidor que queira comprar ações. E quem aplica em renda variável já deve ter se deparado com o termo “pregão” na Bolsa de Valores.
Mas sabe o que significa? Como funciona? Existe horário de funcionamento? Além dessas três perguntas, existem muitas outras que os investidores, principalmente os iniciantes, podem se fazer.
E para que você não prejudique os seus investimentos por não saber do que se trata o pregão na Bolsa de Valores, o FinanceOne preparou este artigo com todas as informações que você precisa saber sobre o assunto!
O que é o pregão na Bolsa de Valores?
Caso você já tenha escutado falar em pregão na Bolsa de Valores mas ficou um pouco perdido sobre o que se tratava, chegou o momento de acabar com isso.
Para começar o pregão na Bolsa de Valores é quando em um determinado momento do dia ocorrem as negociações de ações e outros tipos de investimentos, como os Fundos Imobiliários, ETFs e outros.
Sendo assim, o pregão nada mais é do que o período em que a Bolsa de Valores está aberta para realizar operações de compra e venda de investimentos. Agora você deve estar pensando: “então não posso realizar nenhum tipo de transação fora desse período?”
Na prática sim, porém é possível que você realize uma ordem de compra ou venda na Bolsa em qualquer horário do dia por meio do Home Broker da sua instituição financeira ou corretora.
Mas ela só será executada durante o horário do pregão. Quer um exemplo? Digamos que você faça a ordem de compra em um domingo, ela só será efetivada no dia seguinte, na segunda-feira.
+ O que é análise técnica de ações? Como fazer? Confira!
Vale ressaltar que o pregão não acontece somente na Bolsa brasileira, mas sim em todo o mundo. Porém, cada uma possui as próprias características e horários de funcionamento.

Como funciona o pregão na Bolsa de Valores?
O pregão na bolsa de valores acontece de maneira eletrônica e online, ou seja, não é necessário comparecer em nenhum local.
Para participar, basta que você tenha acesso à internet e conta em uma corretora de investimentos, já que precisará comprar e vender ativos negociados na Bolsa, por exemplo as ações.
O pregão digital é realizado dessa forma desde 1997, com o intuito de democratizar o acesso à B3, atuando de maneira 100% online, de forma simples e efetiva.
Para saber como funciona, você precisa entender os horários. Na Bolsa de Valores, a operação de um pregão funciona somente em dias úteis e em determinados horários. Ou seja, as ações somente poderão ser feitas nestes momentos.
Entretanto, você poderá enviar ordens de compra ou venda a qualquer momento. Saiba mais a seguir sobre os horários e momentos de negociação na B3.
Pregão na Bolsa de Valores: conheça as ofertas
Agora que você já sabe que o pregão na Bolsa de Valores acontece em determinados horários, de acordo com o tipo de evento, chegou a hora de saber quais são e como funciona.
Cancelamento das ofertas
O primeiro ato do dia é aberto para o cancelamento de ofertas, quando começa o expediente da Bolsa de Valores. É neste momento que os papéis de compra e venda restantes do dia anterior são cancelados.
Horário: 9h30 às 9h45
Pré-abertura do mercado
No segundo momento do dia, a Bolsa de Valores faz o registro das ordens de compra e venda de ativos daquele dia, porém não executa. Durante esse evento não é possível cancelamentos de ordens, nem de compra nem de venda.
Horário: 9h45 às 10h
Negociação
É quando a Bolsa de Valores abre para todos os investidores, sendo possível realizar a compra e venda de ações. É neste momento que os ativos sobem e descem.
Vale destacar, ainda, que os horários de negociação sempre mudam durante o ano e é importante ficar atento ao site da Bolsa de Valores para não perder o momento.
Horário: 10h
Call de fechamento
Costuma ser um dos últimos momentos do pregão da Bolsa de Valores, quando se determina o preço de fechamento de cada ação daquele dia, além de compor o índice do Ibovespa.
O horário depende do mercado negociado e pode ser visto no site da B3.
Horário: geralmente às 17h ou às 17h15
After Market
É a etapa de encerramento do pregão, quando os investidores que não compraram ações e ativos terão a chance de fazer isso após a etapa de negociação.
Vale destacar que as ações negociadas no After Market precisam necessariamente fazer parte do índice Ibovespa ou do índice Brasil, além de terem sido transacionadas na etapa de negociação.
Durante esse after market também terão as etapas de cancelamento de ofertas e negociação. Elas duram até o encerramento oficial do pregão.
Gostou de saber como funciona um pregão na Bolsa de Valores? Continue lendo sobre investimentos aqui no FinanceOne e veja: o que são contratos futuros e como operá-los.
Leia também no FinanceOne: