
Você sabe no que consiste o limite do crediário do cartão? Essa já foi uma oferta bastante comum no fornecimento de crédito. Contudo, algumas operadoras ainda oferecem esse tipo de serviço é interessante você saber do que se trata.
Muitas vezes, podemos acreditar que o limite de cartão de crédito trata-se somente do que é disponibilizado para as compras. Mas ainda existe uma espécie de limite “escondido”.
O crediário é um método de financiamento de bens e serviços. Com uma maior acessibilidade para obter crédito no Brasil, o crediário acabou perdendo a força.
+ Crediário Magalu: veja como funciona o carnê digital
Isso aconteceu bastante por conta dos juros acrescidos nas parcelas fixas, além da correção monetária. Assim, um produto pode ser parcelado em até 48 vezes, favorecendo o endividamento – por conta da extensão do compromisso e das cobranças altas.
No entanto, esse limite pode acabar sendo útil em algum momento. Por isso é importante conhecê-lo, ainda mais aliado ao seu cartão de crédito.

Como funciona o limite de crediário do cartão?
O limite de crediário do cartão de crédito funciona da seguinte forma: é um limite pré-aprovado para possibilitar a ampliação do parcelamento de algumas compras.
Sendo assim, se o padrão máximo para parcelamento for 12 vezes, será possível fazer em 24 vezes no crediário. Em algumas ofertas, consegue-se parcelar em até 48 vezes nesse tipo de limite também.
É comum que a possibilidade de usar o limite de crediário do cartão de crédito seja relacionada a apenas algumas lojas parceiras da instituição bancária emissora do seu cartão.
Logo, garante-se condições de compras estendidas nesses estabelecimentos. O Banco do Brasil, por exemplo, é uma dos exemplos de emissor que ainda possui um produto com esse tipo de função, o Ourocard.
Algumas pessoas se perguntam se é possível sacar esse limite de crediário do cartão de crédito. Porém, a resposta para essa pergunta é não, esse recurso está disponível apenas para compras em empresas parceiras.
Alguns cartões também possuem um limite de saque, que é relativo a disponibilização de um valor para retiradas emergenciais. Ele também é pré-estabelecido e o seu uso também costuma gerar juros.
+ Crediário digital: o que é, como funciona e como utilizar? Entenda!
Vale a pena?
Uma pergunta bem comum para esse tipo de decisão de compra é se vale a pena. Apesar de, a primeira vista, parecer uma boa ideia por conta do grande número de parcelas – ainda mais se for uma compra cara – é preciso ficar de olho em algumas coisas.
A primeira parte a se analisar é o impacto de juros no valor final do pagamento. Isso porque o cartão de crédito, por si só, já costuma ter um valor alto nesse sentido.
Quando inclui-se o limite de crediário do cartão de crédito, esse valor fica um pouco maior. No momento da compra, o cliente já fecha negócio com todas as informações de valor das parcelas, então verifique o valor final com os juros para ver se você não vai desembolsar muito mais do que deveria.
Afinal, existem formas mais viáveis de fazer compras em valores mais altos. Portanto, analise bem a proposta para que você não assuma um compromisso que pode acabar prejudicando a sua saúde financeira.
Outro ponto que deve ser analisado é o grande número de parcelas. Apesar de promover mais flexibilidade, pode ser um vínculo difícil de manter a longo prazo, visto que existem momentos da vida em que por algum imprevisto você precisará desembolsar mais dinheiro e ainda sim terá que lidar com aquela dívida.
Mas se, por acaso, você notar que pode ser uma opção para o seu momento e para as necessidades que surgiram, verifique se o seu cartão possui essa opção entrando em contato com a operadora de crédito.
Agora você já sabe um pouco mais sobre o limite de crediário do cartão de crédito. Que tal conferir mais informações sobre esse tipo de conteúdo? Veja: limite do cartão de crédito x limite de saque: saiba qual é a diferença.