
Certamente você já precisou cancelar uma corrida no Uber por um imprevisto, demora ou insatisfação. O ato de cancelar gera uma cobrança. Mas, você sabia que dá para contestar a taxa de cancelamento Uber?
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O que muitos não sabem, também, é que o valor dessa taxa pode ser variável, favorecendo ao motorista e não ao passageiro.
Além disso, também há uma diferença entre taxa de cancelamento e taxa de aceitação. Você sabia?
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A taxa de aceitação é o percentual de solicitações de viagens que o motorista parceiro recebeu e aceitou dentro da plataforma. O cálculo dela é feito dividindo o número de viagens aceitas pelo número de solicitações recebidas, considerando os últimos 30 dias.
O que é a taxa de cancelamento Uber?
Muita gente tem dúvidas sobre como funciona a política de cancelamentos na Uber. E vamos te explicar a seguir!
Toda vez que você aceita uma viagem e ela é cancelada, é possível que você receba uma taxa de cobrança, sendo o valor variável. Ele depende da cidade em que você se encontra, podendo chegar a R$13.
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Para confirmar se você foi cobrado, acesse o seu resumo de ganhos.

Além da cidade, os valores das taxas também podem variar conforme o tipo de carro e produto: UberX, Uber Black, entre outros.
Como não ser cobrado por uma taxa de cancelamento Uber?
Para o motorista, a taxa de cancelamento não é cobrada se ele cancelar a viagem imediatamente após ter aceitado a corrida. Dessa forma, nenhuma taxa será cobrada nem para ele e nem para o usuário.
+ Sabia que é possível agendar uma viagem no Uber? Veja o passo a passo
Mas, para o usuário, ele é cobrado independentemente do motivo, ficando isento somente se cancelar em até cinco minutos após o motorista ter aceitado.
Como contestar a taxa de cancelamento Uber?
Se você foi cobrado por uma taxa de cancelamento, mas acha que não deveria, saiba que é possível contestar. Para isso, siga o passao a passo abaixo:
1º passo: acesse o aplicativo da Uber;
2° passo: toque no menu superior do canto esquerdo no interior do aplicativo;
3º passo: selecione “Suas viagens”;
4º passo: desça a página até encontrar a viagem que estará com a tarja “Cancelado”;
5º passo: confirme se há uma cobrança e procure a opção “problema com a taxa de cancelamento”;
6º passo: na parte “Conte mais” o aplicativo vai dar a opção de explicar o que ocorreu.
Pronto! Escolha um dos motivos e o Uber devolverá o dinheiro se tiver acontecido algum dos problemas que são listados e reconhecidos pela plataforma.
As opções que o aplicativo dá são:
- Não consegui entrar em contato com o motorista;
- Meu local de partida estava incorreto;
- Meu motorista cancelou;
- O tempo estimado de chegada era muito longo;
- O tempo estimado de chegada era muito curto;
- Meu motorista me pediu para cancelar.
O valor é colocado no saldo da sua conta e você pode usar como crédito na sua próxima viagem.
Conhece alguém que usa muito o aplicativo, mas não sabe que dá para contestar o cancelamento do Uber? Então compartilhe este conteúdo com ele!
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Tem cobrança que e desonesta mas o passageiro espera o motorista chegar para cancelar e mau caráter tem que pagar mesmo.