Cryptopunk: saiba o que é e como comprar

0
458
figuras de cryptopunks
0
(0)

Um NFT que tem chamado a atenção no mercado e, claro, dos investidores é o cryptopunk, considerado um dos primeiros projetos de NFT mais famosos e que estão inspirando diversos artistas do mundo da cripto.

Anúncios

Além disso, é o cryptopunk que tem influenciado na criação do desenvolvimento do padrão de token ERC-721 para colecionáveis digitais.

Mas engana-se quem pensa que essa NFT surgiu agora, porém o projeto ganhou popularidade somente em 2021. 

Anúncios

Isso aconteceu após o cryptopunk  ser vendido por milhões de dólares e ter se tornado um dos NFTs mais caros de toda a história.

Mas o que é o cryptopunk?

Os cryptopunks são peças colecionáveis de artes cripto e, eles são armazenados no blockchain  Ethereum. Se você ainda está confuso, vamos tentar simplificar o que é essa NFT.

Imagine pequenos retratos de arte pop divertidos de 24 x 24 pixels. Conseguiu pensar nisso? Então esse é o cryptopunk. 

Anúncios

+ Já conhece o Zodiacs NFT? Entenda como funciona, como jogar e quanto rende

Esses retratos podem ser de garotos ou garotas punks, que são gerados por algoritmos e tokens. Vale ressaltar, ainda, que só existem 10.000 pequenos punks de 8-bits, cada um deles possui características únicas.

Como surgiu?

O cryptopunk foi criado por Matt Hall e John Watkinson com o objetivo de ser um programa de software que geraria milhares de personagens digitais. Os traços distintos que foram gerados ocorreu de forma aleatória, o que acabou sendo a personalidade do NFT que estava surgindo.

A ideia inicial era que os cryptopunks fossem utilizados somente para um jogo de smartphone ou aplicativo. Porém, o caminho a ser tomado foi totalmente diferente;

Descubra como funciona o cryptopunk

Como você já sabe, o protocolo de token do cryptopunk é o ERC-721. Mas nem sempre foi assim, já que quando essa NFT foi lançada, ele não existia e, para poder trabalhar, foi necessário usar o ERC-20.

Com o tempo, a equipe conseguiu mudar o código ERC-20 somente para produzir itens que não fossem fungíveis. O que acabou servindo de inspiração para o ERC-721, como falamos acima.

figura de cryptopunk
O cryptopunk tem ganhado espaço no mercado (Imagem: CryptoPunks/Reprodução)

Uma forma que existe de verificar a autenticidade de cada cryptopunk é por meio do hashing de sua imagem de referência. Depois você deverá compará-la com um hash de imagem específico, que pode ser encontrado no contrato do token. 

Vale ressaltar que as imagens são grandes demais para serem armazenadas no blockchain e, por isso, foi criada uma única imagem composta que contém todos os 10.000 punks. Com isso, um hash dessa imagem está no contrato de token da NFT.

Como comprar um CryptoPunks?

Ficou interessado e quer saber como adquirir? Então saiba que você pode comprar um CryptoPunks de diversas formas, sendo as mais comuns: pelo site oficial ou em mercados de NFTs, por exemplo, o OpenSea.

Para comprar pelo site oficial, você vai precisar converter o seu dinheiro, caso não tenha nenhum ETH em sua carteira. Isso porque os CryptoPunks são comprados e vendidos na blockchain Ethereum.

+ Investir em NFT vale a pena? Entenda como fazer dinheiro com esses tokens

O passo a passo para comprar em um mercado de NFT não é muito diferente do que pelo site oficial, inclusive, você pode encontrar diversos itens raros disponíveis. Mas também será preciso converter a sua moeda, caso necessário.

Algumas curiosidades

Tem muita gente que nunca nem ouviu falar em CryptoPunks, afinal, ele se popularizou há pouco tempo. E existem várias curiosidades sobre este NFT que tem dominado o mercado de investimento.

Uma delas é o fato de que apenas uma pessoa pode ter um CryptoPunk por vez. Você sabia?

Isso mesmo, a transferência e prova de propriedade são registradas na blockchain ETH sendo transparentes e imutáveis, por isso, os contratos acabam sendo acessíveis ao público.

+ Saiba o que é preciso e como comprar um NFT dos Beatles

Dessa forma, caso haja algum equívoco no que diz respeito à propriedade, esta poderá ser facilmente rastreada até o comprador mais antigo.

Muita gente não sabe, mas é um tipo de NFT que pode ser considerado raro. Isso porque os criadores introduziram categorias não humanas: zumbis, macacos e até mesmo alienígenas.

Este conteúdo lhe foi útil? Então continue lendo sobre NFT e criptomoedas no site do FinanceOne para ficar por dentro de tudo do mercado financeiro.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui