
O impacto da demissão do ex- ministro Gonçalves Dias, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), gerou muita discussão e repercussão na política brasileira nos últimos dias.
Após imagens reveladas pela CNN Brasil da presença do ministro no Palácio do Planalto durante os ataques golpistas aos Três Poderes no dia 8 de janeiro, Dias pediu demissão do GSI.
O vídeo mostra Gonçalves Dias abrindo uma porta para os golpistas saírem, próximo ao gabinete da Presidência, e militares cumprimentando e dando água para os vândalos.
Segundo a CNN, um homem de camisa branca é um capitão do Exército que integrava o GSI. Nas imagens, os rostos estão borrados. A emissora alega que optou por “não identificar os militares do Gabinete de Segurança Institucional”.
É o primeiro chefe de pasta que deixa a posição no terceiro mandato do governo Lula (PT). O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Capelli, assumirá o cargo interinamente.
Governo Lula: qual impacto tem a demissão do ministro Gonçalves Dias?
A CNN entrevistou o coordenador da pós-graduação de Relações Institucionais e Governamentais do Mackenzie Brasília, Márcio Coimbra, que explicou sobre a demissão de um ministro: “não impacta nenhum governo”, disse.
No entanto, o impacto político é grande devido aos atos criminosos do dia 8 de janeiro, o que também acaba fortalecendo, segundo o especialista, a tese da oposição para instauração da CPMI.
Christopher Mendonça, doutor em Ciência Política e professor do IBMEC Belo Horizonte, analisa, por sua vez, que, por mais que a saída de Dias não interfira diretamente na relação entre Lula e as Forças Armadas, coloca o governo em uma situação sensível.
“Em um momento que o chefe do Executivo lida com demandas essenciais como a aprovação do arcabouço fiscal e a reforma tributária, não estava planejado gastar forças explicando se houve ou não envolvimento – ainda que por inação – do governo no maior ato de depredação pública dos últimos anos”, diz.
Membros do governo federal também apontam que Gonçalves Dias demorou para substituir agentes que estavam em cargos estratégicos no GSI e vinham da gestão anterior, de Jair Bolsonaro (PL).
Além disso, a cúpula da Polícia Federal também pressionava por substituições no gabinete desde os atos de 8 de janeiro.
Governo Lula: presidente diz que ministro Gonçalves Dias saiu por ‘conta própria’
O presidente Lula afirmou na última quarta-feira, 20, que o agora ex-ministro Gonçalves Dias decidiu “sair por conta própria” do governo.
Quando se dirigia para um evento no Planalto, Lula foi questionado por dois jornalistas se havia ficado chateado com a demissão do ministro do GSI, seu amigo de longa data.
“Não. Ele saiu por conta própria”, disse o presidente ao Valor e ao O Tempo.
+ Lula assina projeto que multa desigualdade salarial entre mulheres e homens
+ Governo envia previsão do salário mínimo de R$1.389 em 2024
Imagens da invasão do dia 8 de janeiro causaram demissão de Gonçalves Dias
Nas imagens divulgadas pela CNN, Gonçalves Dias aparece perto do gabinete do presidente Lula, localizado no terceiro piso do palácio. Ele tenta abrir uma porta e depois entra no escritório presidencial.
Mais tarde, o ministro caminha pelo corredor com alguns vândalos. As imagens sugerem que ele está indicando a saída de emergência ao grupo.
Em nota a respeito da divulgação das imagens, o GSI indicou que as imagens mostram a atuação dos agentes para concentrar os manifestantes no segundo andar, para aguardar o reforço da Polícia Militar do Distrito Federal e realizar a prisão do grupo.
Além disso, o órgão também informou que investiga a possível colaboração da pasta com os golpistas. O nome de de Gonçalves Dias não é citado.
+ Quem são os ministros do governo Lula? Conheça os 37 nomes!
Gostou do conteúdo? Então acompanhe todas as atualizações seguindo o FinanceOne no Facebook, Instagram, TikTok e Linkedin!