Vai planejar uma viagem? Confira 8 dicas financeiras

0
346
Pessoa fazendo a mala
0
(0)

Você tem o sonho de viajar e conhecer aqueles lugares que só viu pela internet, mas não sabe por onde começar a colocar essa meta em prática? Hoje o FinanceOne te dá algumas dicas financeiras para planejar viagem e finalmente tirar esse desejo do papel.

Muitas pessoas não possuem o costume de viajar porque acreditam que é algo totalmente impossível para seus orçamentos.

Porém, com um planejamento eficiente, é possível reduzir consideravelmente os custos e levar esse objetivo com tranquilidade. Vamos entender como? Continue a leitura para descobrir!

Dicas financeiras para planejar viagem

Comece com antecedência

O planejamento parte de uma decisão, mas esse pontapé precisa ser o quanto antes! Para que a sua viagem seja econômica, é preciso que você tenha tempo para verificar todas as possibilidades de economia possíveis e verificar os melhores cenários.

Estadias, passagens, programações turísticas e tudo o que envolve a viagem costuma ser mais barato quando é comprado com antecedência. Ao chegar mais perto da data pretendida, existe ainda a chance de lidar com alguns imprevistos causados pelo tempo apertado, te fazendo gastar ainda mais.

Portanto, comece seus planos com antecedência e dedique bastante tempo com pesquisas sobre as partes principais da sua viagem.

mulher olhando para o mar
Viajar é caro? Confira algumas dicas que podem te ajudar a economizar e tirar esse sonho do papel

Organize a sua vida financeira e comece a economizar

Uma outra dica financeira para planejar viagem é organizar a vida financeira. É um passo que deve vir antes de tudo, pois esse tipo de plano envolve gastos e o ideal é que você esteja com as suas contas equilibradas antes de incluir outras.

Além disso, você precisará economizar também, então revise como andam os seus gastos e veja quais deles podem ser diminuídos para que sobre dinheiro.

Corte os excessos, veja se é possível ampliar suas fontes de renda momentaneamente e prossiga com o seu plano da forma mais saudável – financeiramente falando – possível.

+ O que é melhor: fechar um pacote ou planejar viagem sozinho?

Analise custos e faça um orçamento

Em resumo, os custos de uma viagem são relacionados a passagens, estadia, alimentação, transporte e reserva de emergência. Sendo assim, é preciso que você pesquise sobre cada uma dessas questões antes de bater o martelo sobre o seu destino.

Faça um orçamento de quanto precisará em cada área, analisando as maneiras que você pode economizar ou até mesmo cortar alguns custos. Verifique bem as particularidades do lugar que você escolheu, visto que cada um tem uma questão pontual em um desses custos.

Invista para o objetivo

Uma das dicas financeiras para planejar viagem é investir para ajudar a conseguir o valor para esse objetivo.

O bom de começar a pensar nisso com antecedência é que você pode deixar o seu dinheiro rendendo em um investimento de baixo risco, de forma que consiga um extra para arcar com os custos.

Alguns tipos de investimentos interessantes para essa meta é o Tesouro Selic, CDB, LCI/LCA e os Debêntures. Vale a pena ficar por dentro dessas alternativas!

Mais dicas financeiras para planejar viagem

Use o cartão de crédito a seu favor

As milhas, basicamente, são uma recompensa para reduzir ou zerar os custos de uma viagem, geralmente ofertadas por programas de recompensa. Geralmente, a cada uso do cartão, você ganha uma quantidade que pode acumular e usar para viajar.

Nesse sentido, vale dizer que o uso frequente do cartão de crédito é primordial, então programe-se para fazer a maior parte de suas compras com ele.

Também é interessante pesquisar sobre o programa oferecido pelo seu banco e procurar um que tenha mais a ver com os seus objetivos nesse sentido.

+ Viajar é o investimento preferido dos brasileiros. Confira!

Reserve dinheiro para emergências

Uma das coisas mais importantes antes de viajar é separar direitinho a reserva de emergência. Algumas pessoas pensam em ignorar esse passo, mas não podemos dispensar a possibilidade de imprevisibilidades.

Por isso, guarde um valor para possíveis gastos não calculados, mesmo que você faça um planejamento minucioso. Assim, caso você não chegue a precisar da quantia, ainda terá o valor quando voltar.

Estabeleça um limite de compras no exterior

Uma das coisas mais importantes que precisamos lembrar nesse processo de compras no exterior é que a moeda é diferente e que os custos podem ser maiores.

Em outros casos, você pode conseguir alguma vantagem sob os preços, logo é bastante importante pesquisar bem sobre tudo.

Então, faça todas as contas antes e estabeleça um teto de gastos para que você não se exceda e volte com uma dívida enorme, que vai te atrapalhar bastante financeiramente.

Reveja seu planejamento quando voltar

Agora é a hora de ver se o planejamento realmente deu certo. Se a sua saúde financeira não está terrivelmente comprometida e você sente que conseguiu gerenciar bem as demandas da viagem, é sinal que seu planejamento deu certo.

Sendo assim, anote as coisas que você acha que executou bem e as que precisariam de mais atenção em uma outra oportunidade. Dessa maneira, você poderá reaproveitar a estratégia quando quiser realizar uma nova viagem, sempre aprimorando o processo para que fique cada vez melhor!

Gostou de saber um pouco mais sobre dicas financeiras para planejar viagem? Então continue navegando por mais conteúdos sobre o assunto! Veja também: C6 Bank oferece conta internacional para quem planeja viagem. Confira!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui