Fechar um pacote ou planejar viagem sozinho? | FinanceOne
FinanceOne

Onde suas finanças começam!

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Fechar um pacote ou planejar viagem sozinho?

Poucos são aqueles que não gostam de viajar. Ter um momento para descansar, esquecer dos problemas e recarregar as energias é fundamental. No entanto, são muitas coisas a se resolverem nesse momento para que não haja dor de cabeça. Uma viagem impacta bastante o financeiro, o que deixa evidente a necessidade de avaliar a melhor opção: fechar um pacote ou planejar viagem sozinho?

Geralmente essas viagens acontecem durante um período de férias ou recesso. E você não vai querer estragar o seu momento de descanso justamente porque não se planejou, certo? A partir do momento que decidir embarcar em mais uma aventura, comece a colocar no papel tudo o que será preciso para que ela aconteça.

planejar viagem sozinho
Toda viagem precisa de um planejamento, seja fechando um pacote ou quando planejar viagem sozinho

Por exemplo, pesquise sobre passagens aéreas, hospedagens, pontos turísticos, passeios, locais para alimentação, transporte no local. Além disso, é importante também avaliar outros fatores externos como conversão de moeda, temperatura e idioma.

A dúvida de muitos é basicamente sobre o que é mais vantajoso para uma viagem. Contratar um pacote de viagem completo é uma opção. Ou planejar viagem sozinho e encarar todas as responsabilidades por conta própria.

Você verá a seguir que essa resposta é variável, pois vai depender do estilo de viagem e viajante. As agências e operadoras possuem seus benefícios, mas também desvantagens, enquanto encarar tudo sozinho pode ser desafiador, mas também mais econômico.

Vantagens do pacote de viagens

A decisão de escolher viajar por conta própria ou por meio de uma agência depende de diversos fatores, que devem ser colocados na ponta do lápis. Quem escolher o pacote de uma empresa contará com diversas vantagens. Engana-se quem pensa que tudo o que é oferecido é propaganda enganosa. É claro que tudo depende de companhia para companhia.

A principal vantagem de quem opta por um pacote de viagens é, sem dúvidas, a comodidade. Na maioria das vezes os pacotes são bem completos e já incluem tudo o que uma viagem pede. Evita, portanto, dor de cabeça, estresse, ansiedade e outros fatores emocionais.

As companhias costumam cuidar dos mínimos detalhes, desde o check-in até o desembarque de volta. Mas você precisará ficar de olho nos custos da viagem – existem aplicativos ótimos para issoE se você está em busca de um agente, no site da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) é possível encontrar um.

As agências também possibilitam descontos e adicionais de passeios, tours, visitas em parques e outros benefícios que não é possível obter por conta própria. Para quem planeja viagens para o exterior, é uma das melhores opções.

As agências dão assistência para quem é marinheiro de primeira viagem ou se não domina o idioma local. Além disso, cuidam de toda a parte de documentação.

Para quem escolhe as agências de viagens, as chances de conseguir um desconto no preço são maiores. É claro, isso não é uma garantia, pois vai variar de acordo com a empresa e tipo de viagem.

Mas o que acontece é que as agências conseguem, principalmente em alta temporada, diminuir o preço de diárias em hotéis, por exemplo, ou passagens aéreas, por serem conveniadas. Além de terem a experiência e contatos no ramo.

Vantagens de planejar viagem sozinho

Muita gente prefere planejar viagem sozinho, sem comprar um pacote. Se você é daquele tipo de pessoa mais independente, que gosta se resolver os seus planos por conta própria,  essa é uma boa opção. Nesse caso, a comodidade não existe, pois será preciso cuidar de todos os detalhes. Como passagem, passaporte, hospedagem, alimentação, idioma e etc.

No entanto, pode parecer que não, mas essa opção pode ser ainda mais econômica. Quem escolhe a comodidade do pacote de viagens acaba tendo que arcar com um custo um pouco mais caro. Embora haja a possibilidade de descontos, adicional de guia ou passeios, o pacote costuma ter um valor acima do preço de fazer tudo por conta própria.

. Confira a lista definitiva dos destinos mais caros do mundo!

A maioria das pessoas que escolhe viajar por conta própria analisa, em primeiro lugar, o quesito investimento. A economia poderá ser bem maior. Por exemplo, as companhias aéreas divulgam constantemente promoções de voos, nacionais e internacionais.

Você poderá pegar um desconto ainda mais acessível. Porém corre aquele risco de não ter na data que você planejava. É um jogo de sorte, ficar todo dia olhando os sites e pesquisando os melhores preços. Em alta temporada, por exemplo, sempre será mais caro.

Outro fator que pode ser levado em consideração são as hospedagens. As opções dos pacotes de viagens costumam ser os hotéis mais caros ou com muitas opções para um turista. Se você não quer luxo e conforto, só quer ter um local para passar a noite, escolha por conta própria. Entre em sites e pesquise preços de pousadas, hostels, aluguel de quartos, entre outras opções que acabam saindo bem mais em conta.

Dicas para planejar viagem sozinho

Com relação aos demais fatores também é possível se programar para viajar por conta própria. Ter um guia turístico não é obrigatório e nem sinônimo de aproveitar bem uma viagem. É claro que a função dele é fundamental. No entanto, é possível economizar.

Antes de embarcar faça uma curadoria na internet, uma pesquisa dos locais, pontos turísticos, passeios e tours que podem ser feitos. Faça um cronograma, pegue todos os endereços e peça informações quando chegar no local da viagem.

Programe-se também quanto ao idioma, que tudo sairá bem. Antes da viagem, pesquise sobre a língua local e estude o básico. Carregue sempre um tradutor ou dicionário, para conseguir se virar. Pesquise os melhores preços de restaurantes, informe-se sobre transporte, se é mais vantajoso ônibus ou carro particular.

Geralmente as agências possuem vans, o que é um vantagem. Nesse caso, você precisará se deslocar na cidade. Como não conhece, veja o que sai mais em conta e utilize durante os dias.

Vimos acima duas opções para viajar: fechar um pacote ou planejar viagem sozinho. As duas opções são viáveis e possibilitam ótimos momentos, registros e lembranças. A escolha vai depender de diversos fatores. Coloque na ponta do lápis as vantagens, o seu orçamento e defina o que mais se enquadra no seu planejamento. Boa viagem!







Mais lidos

Cartões de crédito sem anuidade: veja os 10 melhores
Procurando cartões de crédito sem anuidade? Eles definitivamente conquistaram o seu espaço na eco ...
Trabalhar em casa: 28 profissões para ganhar dinheiro
Trabalhar em casa e ganhar dinheiro no conforto do lar é um sonho para muitas pessoas. No Brasil, o ...
Cartão de crédito com aprovação imediata existe?
Quem não quer ter um cartão de crédito hoje em dia para realizar as compras? Muitas instituiçõe ...
10 marcas mais valiosas do mundo em 2018
O ano está chegando quase no fim e as empresas não param de crescer. Para se ter uma ideia, a  p ...
Os jogadores mais bem pagos do mundo em 2018
Quem são os jogadores mais bem pagos do mundo? Muito provavelmente você vai responder Cristiano Ro ...




Ebook do FinanceOne

Ebook gratuito investidor iniciante

Quer investir mas não sabe como? O Guia Completo do Investidor Iniciante traz os primeiros passos para você começar a investir e ganhar dinheiro!

BAIXAR AGORA!

Publicidade


 

Guias

Calculadoras