5 dicas de planejamento para uma empresa de sucesso | FinanceOne

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5 dicas valiosas de planejamento para uma empresa de sucesso

Já falamos aqui da importância de um bom planejamento financeiro. E se você tem uma empresa, saiba que essa necessidade se estende também ao mundo empresarial. O planejamento é etapa crucial para você ter uma empresa de sucesso.

Mas, como fazer?

Primeiro, você deve entender o que é um planejamento estratégico. Basicamente, ele é um processo que estabelece um objetivo e elenca as ações que serão executadas para atingir esse objetivo.

Um bom planejamento estratégico deve buscar responder três questões:

  • Onde você está agora?
  • Aonde você quer chegar?
  • Como você vai chegar aonde quer?

Para lhe ajudar nessa missão, nesse artigo elencamos 5 dicas valiosas de planejamento para uma empresa de sucesso. Mas, um aviso: depois da leitura, mãos à obra! De nada adianta planejar e não colocar em prática as dicas adquiridas.

empresa de sucesso
Saiba como se planejar para ter uma empresa de sucesso

1. Elabore um planejamento estratégico

Parece óbvio, mas não é. Todo empresário ouve muito falar em planejamento, mas poucos colocam em prática.

A rotina corrida, a necessidade de respostas rápidas e soluções a problemas todos os dias acabam deixando o planejamento de lado.

Mas você precisa começar! Que tal aproveitar esse início de ano para isso?

Comece analisando o ano que passou. Avalie o que deu certo e o que não deu, e se seus produtos e serviços estão atendendo às necessidades do seu consumidor. Coloque na balança a eficiência das suas campanhas, contrabalançando gastos e os resultados obtidos.

A partir daí, faça uma pesquisa de mercado. Procure saber como está o seu setor e como se comporta atualmente o público dessa área. Lembre-se que o comportamento do consumidor tem mudado muito rapidamente, e isso impacta diretamente no mercado.

Estude as novas tendências e os concorrentes que estão surgindo. Tudo isso estará no seu planejamento e servirá como guia para suas ações.

E não é só isso. Se bem executado, o planejamento estratégico permite prever riscos e ameaças. Nessa fase inicial, uma ferramenta importante é a chamada análise SWOT, como a seguir.

tabela analise SWOTVídeo explicando análise SWOT

2. Determine visão, missão e valores da empresa

Essas três palavras são bem antigas no mundo empresarial. Mas você sabia que elas nunca foram tão atuais? É verdade. Até hoje é essencial que você conheça a fundo sua empresa, sabendo com clareza quais suas definições de visão, missão e valores.

Visão – Para definir esse tópico, tente imaginar onde sua empresa quer chegar, como quer ser vista no mercado. Pode parecer, às vezes, algo distante e inatingível. Mas é isso que vai servir de norte para todas as ações da empresa.

Exemplos: “criar uma vida melhor para as pessoas” ou “proporcionar ao consumidor a melhor experiência de compra possível”.

Missão – É o que sua empresa vai proporcionar ao consumidor para que sua visão seja concretizada. Seria o “como” a empresa vai chegar aonde quer. Nesse caso, é algo mais concreto.

Exemplos: “oferecer uma ampla variedade de móveis e funcionais por preços baixos” ou “oferecer ao consumidor a melhor seleção de produtos de qualidade”.

Valores – O próprio nome já diz. São as condutas, os princípios adotados e cultivados pela empresa. É o conjunto de valores que formam a cultura organizacional, de preferência única. Os valores devem ser multiplicados a todos os colaboradores, produtos e políticas, ou seja, tudo relacionado à empresa.

Exemplos: “segurança”, “qualidade” ou “preço justo”.

3. Defina bem seu público-alvo e persona

É comum a confusão entre esses dois termos. Porém, significam coisas diferentes. E para o sucesso da sua empresa, você precisa saber essa diferença.

O público-alvo já é usado há muito tempo. Consiste em uma definição do consumidor envolvendo dados demográficos como idade, sexo, formação e localidade.

Já a persona é um público-alvo mais elaborado e mais específico. É o seu potencial consumidor, como se comporta, do que gosta, os lugares que frequenta, suas necessidade e valores.

Uma definição mais complexa e, portanto, mais eficiente. Você chega na persona através de pesquisas, formulários e análise de comportamento de compra.

Esse conceito é cada vez mais utilizado em empresas que vendem pela internet, onde é mais fácil fazer esse controle. Você pode definir uma ou mais personas, estabelecendo personagens fictícios que resumem as particularidades do seu cliente ideal.

Focados nas personas, os setores de Marketing e Vendas poderão direcionar melhor as campanhas de comunicação e publicidade. E isso pode torná-las mais assertivas.

Algumas informações que podem definir sua persona são: hobbies, estrutura familiar, desafios do dia a dia, eventos que frequenta, redes sociais que mais utiliza.

4. Trace metas e objetivos bem definidos

metas

Aqui cabe outra diferença básica que você precisa saber: objetivo e meta. Resumidamente, o primeiro é a definição daquilo que você quer alcançar. Já o segundo é a descrição em termos quantitativos e com um prazo determinado.

Um exemplo: objetivo enriquecer, meta de acumular R$20 mil em 1 ano. Percebeu a diferença?

Tanto o objetivo quanto a meta são importantes para o sucesso da sua empresa. Tente sempre estabelecer metas alcançáveis, em prazos possíveis.

Uma das melhores formas de se estabelecer uma meta é por meio do método SMART:

S de Specific -> Específico

M de Measurable -> Mensurável

A de Achievable -> Atingível

R de Relevant -> Relevante

T de Timely -> Temporal

5. Divulgue sua empresa de sucesso

Quem não é visto não é lembrado, já diz o ditado. Por isso, o planejamento para uma empresa de sucesso deve envolver uma estratégia de comunicação e divulgação.

O boca a boca ainda funciona, e muito. Mas hoje ele ganhou a Internet, na forma de compartilhamento. Invista nas redes sociais, assessoria de imprensa e relações públicas.

O conteúdo hoje é rei. Crie um blog e forneça informação de qualidade relacionada ao mercado em que você atua. Isso pode fazer com que terceiros compartilhem seu conteúdo e façam propaganda espontânea da sua marca, produto ou serviço.

Um dos requisitos para ter uma empresa de sucesso também é investir no marketing. Seja um setor inteiro, uma equipe enxuta ou até mesmo um serviço terceirizado ou freela (claro, dependendo do porte da sua empresa).

Com o marketing, será possível analisar quais ferramentas e estratégias mais funcionam para o seu público. E com isso, criar ações focadas nos resultados almejados.

E não esqueça das promoções! Planeje campanhas durante o ano todo para aumentar a visibilidade da marca e vender mais. Mas lembre-se que uma boa campanha envolve planejamento, preparação, criação, lançamento e monitoramento de resultados.

Com essas 5 dicas valiosas de planejamento para uma empresa de sucesso você já pode começar! Comece 2018 se programando e colocando seu planejamento em prática!







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