
Se você precisa de dinheiro com urgência, provavelmente já considerou fazer um empréstimo no cartão de crédito.
Não há como negar que o cartão de crédito está presente em boa parte da vida dos consumidores e é a forma de pagamento mais utilizada no país. O que poucos sabem, no entanto, é possível solicitar um empréstimo usando o cartão. Mas será que vale a pena?
A seguir, você confere tudo sobre o cartão de crédito e se vale a pena solicitar um empréstimo! Boa leitura!
Empréstimo no cartão de crédito: como funciona?
O empréstimo no cartão de crédito é como se fosse um crédito pessoal, mas que está atrelado a um cartão.
Funciona assim: se aprovado, o valor é depositado na conta-corrente ou poupança e as parcelas são lançadas nas faturas do cartão.
Além disso, também é possível escolher o número de parcelas, mas isso dependerá das regras da operadora do cartão de crédito.
Com o empréstimo no cartão de crédito, o consumidor também pode continuar utilizando o cartão normalmente, porque esse tipo de crédito não compromete o limite de compras. Em caso de atraso no pagamento, porém, são cobrados juros e IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
+ Descubra como funcionam os juros do cartão de crédito e como comparar taxas
Empréstimo pelo cartão de crédito vale a pena?
Apesar da praticidade na contratação, liberação rápida do dinheiro, não comprometimento do limite do cartão e ausência de análise de crédito, o empréstimo no cartão de crédito não costuma ser dos tipos mais vantajosos quando pensamos em pegar dinheiro emprestado com o banco.
Isso porque como o empréstimo com o cartão de crédito é considerado um crédito pessoal, as taxas de juros nesse caso são maiores se comparada às de outras modalidades de empréstimo, como o empréstimo consignado.
De acordo com dados do Banco Central, em setembro de 2022, as taxas de juros para crédito pessoal para pessoa física chegaram a 22,10% ao mês, dependendo da instituição financeira.

No entanto, as taxas de juros para crédito pessoal consignado INSS não passaram de 2,20% ao mês e as do consignado privado tiveram teto de 4,50%.
Isso significa que é preciso saber claramente qual a taxa de juros antes de avaliar se o empréstimo no cartão de crédito é vantajoso ou não.
Nossa dica, portanto, é: simule e compare as opções disponíveis.
Como simular empréstimo com cartão de crédito
Como falamos acima, fazer a simulação é super importante na hora de escolher qual empréstimo você deseja, até mesmo para saber se vale a pena ou não.
Existem diversos sites que fazem a simulação e possuem dados e informações atualizadas de condições e taxas das inúmeras operadoras do mercado, poupando tempo do consumidor e facilitando o acesso ao crédito saudável.
Para fazer a simulação, basta colocar algumas informações referentes ao empréstimo que você deseja solicitar, tais como:
- Valor pretendido;
- Tempo de quitação;
- Valor das parcelas;
- Renda mensal;
- Informações adicionais, como bens que podem ser oferecidos como garantia.
Mas como pesquisar? Separamos alguns sites que você pode fazer a consulta. Confira!
- Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços): consulta e comparação de tarifas dos cartões;
- Banco Central: consulta às taxas de juros cobradas pelas instituições financeiras;
- Febraban (Federação Brasileira de Bancos): consulta às tarifas e anuidades cobradas em cada banco pelo Star (Sistema de Divulgação de Tarifas de Serviços Financeiros).
Vale ressaltar que todas as instituições citadas acima são seguras para você pesquisar sobre as taxas dos cartões.
Este texto foi útil para você? Então compartilhe em suas redes sociais e ajude outras pessoas a entenderem sobre o empréstimo com cartão de crédito.