
O erro SICPF no app Caixa Tem é um dos mais recorrentes entre usuários, mas a maioria deles não sabe como resolver. Se você está entre essas pessoas, algumas informações neste artigo podem ajudar.
Primeiro, é importante salientar que o aplicativo da Caixa Tem tem uma série de mensagens de erro que, muitas vezes, não possuem solução ao alcance do usuário. Na dúvida, o recomendado é falar com o banco pelo 0800 104 0 104.
No entanto, em alguns casos pode ser possível resolver a situação com pequenos ajustes ou truques.
O que significa o erro SICPF no app Caixa Tem?
Não existe uma orientação específica do banco a respeito desta mensagem. Mas o que se sabe é que o erro SICPF no app Caixa Tem não consegue se conectar ao serviços de dados.
Acontece que SICPF é o nome do servidor utilizado pela Caixa Econômica para fazer a verificação de dados de cada usuário que tenta acessar o aplicativo. Se ele dá erro, significa que esse cruzamento de dados não está sendo bem sucedido.
Como resolver o erro SICPF no app Caixa Tem?
Se você se deparou com o erro SICPF no app Caixa Tem, existem três condutas que podem ajudar a resolver o problema:
Atualize o aplicativo Caixa Tem
Todo aplicativo de celular precisa ser atualizado com alguma frequência para ter o funcionamento correto e com o aplicativo do Caixa Tem não é diferente.
Na maioria das vezes, a atualização é automática, mas em alguns casos o usuário pode precisar fazer isso manualmente. Basta seguir um dos dois caminhos:
- Acesse a loja de aplicativos do seu celular > procure pela página do app Caixa Tem (disponível na Google Play Store e Apple Store) > clique no botão “atualizar” e aguarde a instalação;
- Ou vá até as configurações do celular > aplicativos > procure pelo app do banco > selecione a opção atualizar.
Tente acessar em horários diferentes
O erro SICPF no app Caixa Tem também pode ter origem na quantidade de acessos simultâneos. Se o aplicativo estiver congestionado, é melhor tentar de novo fora dos picos de acesso.
Não existem dados oficiais da Caixa sobre os horários com menos acessos no aplicativo, mas períodos noturnos (após as 21h) podem ser uma boa tentativa. Mas o usuário deve tentar várias vezes ao longo do dia.
Limpe a memória cache
A terceira possibilidade de solução para o problema é limpar o cache do aplicativo. Isso nada mais é que a memória da ferramenta, que muitas vezes pode estar cheia e esvaziá-la ajuda a melhorar o desempenho do app.
Siga o passo a passo:
- Acesse o menu “configurações” do seu celular;
- Em seguida, acesse a opção “aplicativos”;
- Procure pelo aplicativo Caixa Tem e clique;
- Selecione “armazenamento”;
- Depois, selecione “dados e cache” e clique em “limpar”.

O que você NÃO deve fazer tentando resolver o erro SICPF no app Caixa Tem
Como mencionado no início do artigo, o erro SICPF no app Caixa Tem muitas vezes pode ter solução fora do alcance do usuário. Se nenhuma das alternativas acima funciona, trata-se de uma instabilidade da própria ferramenta.
É comum encontrar truques e dicas na internet que promete solucionar isso, mas existem duas coisas que devem ser evitadas:
- Não faça o download de outros aplicativos que não são da Caixa Econômica Federal e prometem resolver o problema, pois eles podem ter problemas de segurança e deixar seu smartphone vulnerável e roubo de dados;
- E nunca clique em links suspeitos que prometem solucionar a questão.
Em caso de dúvidas, o melhor é se dirigir a uma agência da Caixa próxima ou ligar para a central de atendimento pelo número 0800 104 0 104.
O conteúdo ajudou? Então compartilhe e leia também: