O que é especulação imobiliária? Entenda como funciona com exemplos!

0
869
Mulher segura três casas de madeira em miniatura
5
(1)

Muito se fala sobre especulação imobiliária quando o assunto são imóveis. Mas você sabe o que isso significa? A explicação começa a fazer sentido quando entendemos o sentido de especular: que quer dizer sobre a compra ou o investimento em determinado ativo, visando obtenção de lucro.

Neste texto, você vai entender sobre especulação imobiliária, como ela pode afetar o mercado financeiro e quais são os fatores que impactam os preços dos imóveis. Vamos lá?

+ Saiba como comprar imóveis em leilão judicial

O que é especulação imobiliária?

A especulação imobiliária é uma prática ligada à compra de imóveis, e que gera expectativa para valorizar o empreendimento, os quais serão vendidos ou alugados futuramente.

Um espaço pode ser valorizado por diversos fatores, como a infraestrutura da rua, o sistema de transporte público e, até mesmo, as construções na vizinhança podem fazer com que um imóvel seja valorizado.

Isso porque dependendo das construções em torno pode agregar valor ao imóvel, pois trazem atividades para o bairro.

Em resumo, quem conquista uma propriedade por determinado preço hoje, espera que, no futuro, consiga lucrar (se esse for o objetivo) por meio dela, seja os prédios residenciais ou comerciais, até mesmo shoppings.

Quais fatores podem impactar o preço do imóvel?

São muitos os fatores que acabam impactando o preço de um imóvel, como, por exemplo, novas construções em torno do lugar, abertura de escolas e comércios etc.

Os principais pontos que podem modificar o preço de um imóvel, em maior ou menor grau, são na maioria das vezes:

  • A expansão da cidade: o preço dos imóveis podem subir quando há uma expansão da área urbana. Por outro lado, o inverso também acontece: se o imóvel está em uma área que tem pouca movimentação, o valor pode ser menor;
  • Escassez de terrenos: a especulação imobiliária pode se beneficiar da escassez de imóveis. Isso ocorre quando a grande parte dos imóveis ao redor estão ocupados e, por isso, os que não estiverem ocupados serão valorizados;
  • Infraestrutura boa: se uma região que antes não tinha tanto investimento passa a ser valorizada pelo governo, com melhorias no saneamento básico ou transporte público, por exemplo, ela passará a ser um bom lugar, aumentando a procura por imóveis na região.
Casal com uma criança no colo olhando um imóvel
A especulação imobiliária é uma prática ligada à compra de imóveis, e que gera expectativa para valorizar o empreendimento

Quando a especulação imobiliária é uma boa estratégia de investimento?

Veja exemplos de situações que podem fazer uma especulação imobiliária ser uma excelente estratégia de investimento para você!

O período imobiliário é favorável

Assim como em qualquer mercado, o ramo dos imóveis também passa por altos e baixos. Estes são divididos em 4 fases:

  • Expansão;
  • Oferta;
  • Recessão;
  • Recuperação.

Se a economia está em recessão ou recuperação, por exemplo, normalmente encontram-se imóveis abaixo do valor de mercado. Com isso, após a recessão é possível vendê-los por um preço acima do mercado.

O mercado imobiliário está otimista

Se os dados do setor imobiliário indicam que a demanda de imóveis está aumentando em determinada região, pode ser que essa seja uma boa oportunidade para começar a especular.

O aumento das taxas de ocupação da região e nos preços dos aluguéis são alguns fatores que indicam uma possível expansão no mercado imobiliário.

Por isso, se você pretende diversificar a sua carteira de investimentos, a especulação imobiliária pode ser uma opção para você, desde que você tenha atenção aos riscos que esse investimento – assim como qualquer outro – pode trazer.

Investimento em imóveis: saiba como funciona e suas vantagens

No Brasil, o mercado imobiliário é uma das formas mais tradicionais de investimento. E qual o motivo para isso? Culturalmente pela segurança e também pelo desejo das pessoas em terem uma renda extra.

O investimento em imóveis é uma vantagem para quem deseja diversificar a carteira. O que é fundamental para todo investidor. Lembre-se que você precisa aplicar o seu dinheiro em diversos tipos de investimentos.

Quem está buscando ter um patrimônio lucrativo, o investimento em imóveis é uma opção. Segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), isso se dá devido à contínua valorização através do tempo e, desta forma, construindo um portfólio com investimentos variados.

O funcionamento dos Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs) segue a lógica do fundo de investimentos comum. Ele é a união de capital destinada à aplicação em ativos relacionados ao mercado imobiliário. 

Quer saber mais sobre investimentos em imóveis e quais são as vantagens? Então clique aqui e fique por dentro do assunto!

Esperamos que tenhamos tirado as suas dúvidas sobre especulação imobiliária! Caso queira saber mais novidades, continue nos acompanhando por aqui. Estamos sempre disponíveis para tirar as suas dúvidas sobre esse ou qualquer outro assunto do mercado financeiro!

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui