5 formas criativas de gerar renda na quarentena

Escrito por: Camila Miranda em 18 de maio de 2020

A pandemia do coronavírus impactou o bolso de milhões de brasileiros. Com as medidas de isolamento social, recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), muitos estabelecimentos como shoppings, lojas de roupas e bares fecharam. 

Com isso, diversas pessoas perderam o emprego ou tiveram seus salários reduzidos.

Mesmo com o auxílio emergencial — benefício concedido pelo governo federal —, conseguir formas criativas para gerar renda na quarentena é fundamental para quem está no aperto.

gerar renda na quarentena: uma arara com diversas roupas
Investir em brechó online pode ser uma alternativa para gerar renda na quarentena

Se você quer saber como ganhar dinheiro em tempos de crise e isolamento social, continue a leitura deste texto e veja as dicas que separamos! 

Descubra como gerar renda na quarentena

A regra, no momento, é se isolar para conter o avanço da Covid-19. Mas os boletos não se pagarão sozinhos, não é? 

Sabemos como a quarentena vem impactando quem não tem uma renda fixa: profissionais autônomos, empregadas domésticas, freelancers, pessoas jurídicas, manicures e tantas outras pessoas que precisaram parar de trabalhar. 

+ Como profissionais liberais podem lidar com a crise do coronavírus?

A seguir, listamos cinco dicas para você conseguir gerar renda na quarentena de forma criativa. Vamos lá? 

1 – Refeição por encomenda 

Uma pitada de sal, um pouco de pimenta e alguns temperos… Você é daquelas pessoas que adoram cozinhar? Se a resposta foi sim, então essa dica pode ser útil! 

Como boa parte da população está em casa, a demanda por alimentos aumentou. Os aplicativos de delivery, por exemplo, tiveram um crescimento de 30% .

Por isso, se você manda bem na cozinha, aposte nisso como saída para gerar uma renda na quarentena. É possível preparar as refeições da sua própria casa.

Assim, você não terá gasto para alugar um estabelecimento. Além disso, pode fazer os alimentos pensando em atender os clientes locais, como: salgados, almoços ou até mesmo doces. 

Atenção: se na sua casa alguém estiver com suspeita de contaminação ou caso confirmado pelo coronavírus, não prepare alimentos que serão consumidos para outras pessoas! 

2 – Kits de festas

Apesar de não poder se reunir com familiares e amigos, as pessoas continuam fazendo festas de aniversários por meio de chamadas de vídeo. 

Pensando nisso, que tal montar kits de festas criativos? Você pode oferecer pequenas cestas com salgadinhos, bolos e docinhos. 

Mas, se não quiser ficar só no ramo alimentício, você também pode optar por fazer caixas criativas, colocando os objetos e temas que o aniversariante mais gosta. 

Outras dicas para gerar renda durante o isolamento

3 – Brechó online 

Sempre temos aquela roupa que fica no fundo do armário e nunca usamos, não é? Essa é a chance de tirar uma renda extra usando peças que só estão de enfeite no guarda-roupa. 

Divulgue as roupas no Instagram e até mesmo crie um grupo no Facebook ou WhatsApp para publicar as suas peças. 

É necessário entender que, nesse momento, precisamos pensar em dois cuidados: cortar os gastos desnecessários e também os produtos que estão parados em casa. 

Se mesmo assim você não quer se desfazer das suas roupas, há uma segunda opção: preste serviços com conserto de tecidos, caso você tenha habilidade com costura. 

4 – Aulas e cursos online 

Como falamos anteriormente, muitas pessoas estão ficando em casa. Dessa forma, cresce a necessidade de conseguir apoio extra para os estudos, inclusive para as crianças, visto que não são todas as escolas que têm ensino à distância. 

Portanto, se você tem alguma competência sobre determinado assunto, pode ensinar para as pessoas de forma remota. 

E isso pode ser feito por videoconferências, usando Facebook ou WhatsApp, por exemplo. Mas há também outras plataformas como o Zoom, Teams e HangOuts. 

5 – Afiliado digital 

Você também pode ganhar uma renda na quarentena sendo um afiliado digital. Mas como isso funciona? 

Um afiliado é alguém que recebe comissões para indicar/vender/promover produtos ou serviços de outras pessoas. 

Para ficar mais simples, funciona assim: você terá um link exclusivo para vender algum serviço ou produto que não seja seu. Dessa forma, você pode vender roupas, livros, cursos etc.

Além dessas dicas, você também pode investir em outras atividades, tais como: venda online de artesanatos, edição de fotos, aulas de idiomas, entre outros.

O importante mesmo é fazer o que você gosta e, assim, conseguir uma renda.

Você curtiu nosso texto sobre como conseguir renda na quarentena? Lembrou de outros exemplos? Então deixe um comentário e compartilhe, conosco e com os demais leitores as suas dicas sobre o assunto!

Camila Miranda

Jornalista com experiências em jornal impresso, webjornalismo e assessoria de imprensa. Atualmente, trabalha com produção de conteúdo e gerenciamento de mídias sociais.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

Primeiro imóvel
Como usar a conta digital e fugir do banco tradicional
Saque do PIS/Pasep
fgts
render seu dinheiro