Qual o valor da franquia Havanna? Veja custos, faturamento e mais!

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Fachada da franquia Havanna
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Quem quer empreender com franquias no ramo de alimentação tem uma infinidade de possibilidades e nichos. O mercado de cafeterias, por exemplo, são boas pedidas e uma das mais famosas é a franquia Havanna. 

Este estabelecimento pode concorrer tanto com outras cafeterias quanto confeitarias e lojas de chocolates. Isso porque o cardápio é variado e não só o café leva a fama, os alfajores da marca também são bastante famosos, por exemplo. 

A Havanna se apresenta com a proposta de oferecer comidas típicas argentinas. Existem dois modelos de negócio, um menor com atendimento só para viagem e a loja maior com mesas.

A própria marca se descreve como um “mix de cafeteria completo, aliado ao mix de presentes e produtos, tanto tradicionais, quanto sazonais”. 

A Havanna é líder de mercado na Argentina, tem mais de 80 anos no mercado internacional e está presente em mais de 2.500 pontos de venda em mais de 12 países, como: Argentina, Estados Unidos, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai, Chile, Uruguai, Venezuela, México e Espanha.

Há ainda lojas em Duty Frees nos Aeroportos da Argentina, Chile, Brasil, USA, Uruguai, República Dominicana, além da distribuição para os Estados Unidos, Itália, França, Países Nórdicos e Inglaterra.

No Brasil, onde atua desde 2006, são mais de 200 unidades em funcionamento. Mas a expansão com o sistema de franquias só começou mesmo em 2014. 

A empresa vende anualmente mais de 120 milhões de alfajores, sendo 15% de sua produção destinada ao exterior.

Como funciona a franquia Havanna?

A franquia Havanna tem duas possibilidades de modelos de negócio atualmente: as lojinhas do tipo “To Go”, que basicamente são focadas em venda para a viagem, e as lojas no modelo tradicional, com mesas, nos formatos quiosque e loja.

Os dois tipos de modelos podem ser abertos em shoppings, galerias, centros comerciais, aeroportos, faculdades, hospitais e ruas com alto fluxo de pessoas. O que diferencia mesmo é o tipo de atendimento.

Estabelecimentos do tipo To Go, são especializadas em rápido atendimento possibilitando o cliente a levar o pedido para viagem. Enquanto as tradicionais têm abordagem mais clássica, e requerem maior infraestrutura.

O modelo To Go tem as seguintes características:

  • Metragem: A partir de 12m² + área de mesas
  • Investimento: A partir de R$249 mil
  • Locais para abertura: Shoppings, galerias, centros comerciais, aeroportos, faculdades, hospitais e ruas com alto fluxo de pessoas

Tradicional:

  • Metragem: A partir de 16m² + área de mesas e cadeiras
  • Investimento: A partir de R$340 mil
  • Locais para abertura: Shoppings, galerias, centros comerciais, aeroportos, faculdades, hospitais e ruas com alto fluxo de pessoas
Balcão com logo da franquia Havanna em quiosque no corredor de um shopping
Franquia Havanna pode custar a partir de R$249 mil

Qual o valor da franquia Havanna e como abrir?

O valor da franquia Havanna depende do modelo de negócio. As lojas do tipo To Go, que são menores, têm investimento inicial a partir de R$249 mil. Já lojas e quiosques tradicionais custam a partir de R$340 mil. 

Além desse capital inicial, o empreendedor precisa ter atenção a outros custos, como royalties, fundo de propaganda. Esses também variam de acordo com o modelo do negócio, assim como as estimativas de prazo de retorno. Veja:

To go – a partir de R$249 mil:

  • Royalties: 4% do faturamento bruto
  • Fundo de Propaganda: 1% do faturamento bruto
  • Lucratividade: de 15 a 18%
  • Retorno de investimento: 18 a 24 meses

Tradicional – a partir de R$340 mil:

  • Royalties: 5% do faturamento bruto
  • Fundo de Propaganda: 2% do faturamento bruto
  • Lucratividade: de 15 a 18%
  • Retorno de investimento: 24 a 30 meses

Para o franqueado, a Havanna oferece o projeto arquitetônico personalizado, análise de viabilidade do ponto comercial, apoio na implantação da unidade, treinamento e capacitação, apoio de marketing e trade marketing, além de suporte operacional. 

Neste pacote também está inclusa uma consultoria de campo, um Serviço de Atendimento ao Franqueado (SAF) e o empreendedor também tem acesso a um software de gestão.

Como abrir uma franquia da marca?

Para abrir uma franquia Havanna é necessário fazer o cadastro no site da marca, na página Seja um Franqueado. Lá está o formulário que deve ser preenchido com alguns dados pessoais como:

  • nome
  • e-mail
  • celular
  • estado e cidade de interesse

Além disso, é necessário informar à empresa qual é o capital disponível que o empreendedor possui (de R$500 a R$450 mil), e também qual a fonte (se é financiamento ou capital próprio).

Depois de preencher todos os dados, verifique se todas as informações pessoais e os dados de contato foram digitados corretamente e clique em “enviar”. Então é necessário aguardar o retorno da franqueadora para obter mais informações e a Circular de Oferta. 

De acordo com a marca, existe a possibilidade de abertura de franquia em todo o território nacional.

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