O que é o Fundo Mútuo de Privatização (FMP)? Como funciona?

0
313
celular aberto no app fgts
0
(0)

Já pensou em investir os seus recursos do FGTS e diversificar as fontes de aplicação? O Fundo Mútuo de Privatização (FMP) é uma opção viável, mas que poucos conhecem.

Com ele, o trabalhador consegue utilizar o recurso disponível no FGTS para conquistas ações de empresas que estão em processo de desestatização.

Este processo já aconteceu com algumas empresas conhecidas e relevantes, como a Petrobras e a Vale. 

Este fundo de investimento começou a ser introduzido no final dos anos 90 e se fortificou a partir do começo dos anos 2000. A seguir, entenda melhor como funciona o FMP.

O que é o Fundo Mútuo de Privatização?

O Fundo Mútuo de Privatização, ou FMP como é conhecido no mercado, é uma modalidade de fundo de investimento. 

Ele é uma iniciativa do governo e foi criado com a intenção de conseguir vender parte das suas estatais para investidores considerados “comuns”.

Essas estatais são aquelas em processo de desestatização ou capitalização. 

Em suma, o FMP dá a chance de cidadãos “comuns” se tornarem sócios dessas estatais mediante os recursos que possuem junto ao governo. Mas, que recursos seriam estes? Entenda melhor a seguir!

Como funciona o FMP?

O trabalhador que desejar participar do Fundo Mútuo de Privatização utilizará os recursos que possui no seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Neste investimento, não há qualquer mobilização diferente do normal, sendo um fundo como os demais do mercado. A diferença é que é utilizado com recursos do FGTS e aplicando o valor com base em estratégias estabelecidas pelo gestor.

Este gestor ficará responsável pela carteira e, além disso, ganhará um percentual por administrar os ativos e por criar as estratégias.

celular aberto na tela do fgts
Trabalhadores podem usar o recurso do FGTS para investir no Fundo Mútuo de Privatização (FMP).

E como funciona a composição da FMP? Na carteira dos ativos adquiridos, somente poderá conter as empresas em processo de privatização. Essas, obrigatoriamente precisam ser estatais – ou seja, governadas pelo governo federal, estadual ou municipal.

Geralmente, um FMP consiste em investir somente em uma ação, focado em uma companhia. Dessa forma, não atua como os demais investimentos que costumam diversificar a carteira.

Com os recursos do FGTS, o trabalhador consegue a aquisição de parcelas acionárias da União, estados e municípios em empresas estatais.

Vale a pena investir no Fundo Mútuo de Privatização?

Pode parecer algo fora do comum utilizar recursos do FGTS para aplicar em estatais, ainda mais em privatização. Mas, não é uma situação adversa e que apresenta alto risco.

No entanto, vale destacar que este é considerado um investimento de renda variável. E o que isso significa? Que não é recomendado querer investir pensando em curto prazo.

Isso acontece por conta das muitas variações que o mercado apresenta neste tipo de investimento. Portanto, em pouco tempo não é algo que vai apresentar resultados significativos, podendo trazer prejuízos.

Essa, também, pode ser a possibilidade de você buscar diversificar os seus investimentos e ter mais uma fonte de rentabilização a longo prazo.

Vale destacar que não basta querer ou ter um FGTS ativo, mas sim ter um mínimo exigido para investir em FMP. Este mínimo depende do governo e da respectiva estatal.

Um exemplo é o fundo da Eletrobras, que, na época, exigia uma aplicação mínima de R$200.

Além disso, nunca será possível usar toda a quantia do FGTS, até para não trazer prejuízos futuros ao seu benefício em caso de desligamento. O trabalhador poderá aplicar somente uma parcela do fundo.

Ficou interessado? Continue lendo mais sobre investimentos e veja também:

+ O que são e como funcionam os Fundos de Ações? Vale a pena investir?
+ Fundos Imobiliários de Papel ou Tijolo? Em qual é melhor investir?

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui