
Cada vez mais brasileiros caem no golpe do PIX. De acordo com um levantamento da empresa de segurança de dados PSafe, abril e maio tiveram um aumento de mais de 350% em comparação com fevereiro e março.
Ou seja, isso corresponde a quase sete mil golpes desse tipo por dia; mais de 280 por hora e quatro por minuto somente entre os meses de abril e maio. A comparação dos cinco primeiros meses de 2022 com o mesmo período em 2021 também revela números assustadores.
No ano passado, a PSafe bloqueou 2,2 milhões de golpes com temática financeira. Em 2022, já foram 3,4 milhões. Mas como se proteger e recuperar o seu dinheiro? Confira as dicas neste artigo?
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Como se proteger do golpe do PIX
A primeira coisa que você deve fazer para se proteger do golpe do PIX é nunca faça qualquer transferência de emergência sem antes ligar para a pessoa que vai receber o dinheiro e confirmar sua real identidade.
Outro ponto importante é sempre duvidar de promoções e brindes, descontos. Afinal, esses links que aparecem na internet podem conter malwares que roubam seus dados. Aliado a isso, cuidado com QR Codes falsos.
E, claro, nunca compartilhe as senhas pessoais e não confunda a senha com a chave do Pix.
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Foi vítima de um golpe: o que fazer?
Foi vítima de um golpe do pix? Existe algumas ações que podem te ajudar a reaver o dinheiro ou pelo menos localizar o criminoso para que o mesmo não fique impune e não cometa novos delitos.
O primeiro procedimento a ser adotado é a comunicação à sua instituição bancária sobre o fato ocorrido. Contudo, deve-se avisar o mais rápido possível sobre o fato ocorrido para que ela se comunique com o banco que recebeu o dinheiro e tente bloqueá-lo.
Na ocasião, você deve fazer um pedido de bloqueio preventivo em até 30 minutos durante o dia e uma hora durante a noite. Assim, o dinheiro fica retido por até 72 horas e as duas partes são notificadas.
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Ao realizar essa etapa será gerado um protocolo interno, em que tal número servirá para a próxima etapa.
Por fim, caso o banco que recebeu o dinheiro não deu nenhuma resposta no prazo por ele estipulado, deve-se abrir uma reclamação junto ao Banco Central do Brasil (Bacen).
Vale destacar que no próprio site do Bacen o reclamante poderá acompanhar os status do pedido e verificar a atual situação da reclamação.
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