Investimento em RDC: saiba se é seguro e como funciona

0
282
Uma calculadora, uma caneta e uma planilha de finanças sobre uma superfície branca
Pós-férias exige contenção de gastos e reavaliação das prioridades financeiras. (Fonte: Divulgação)
0
(0)

Quem não gostaria de ter o dinheiro trabalhando para você? Apesar de parecer um sonho, isso é possível por meio de investimentos. E possibilidades e opções de aplicações para você escolher não faltam. Uma delas é o investimento em RDC.

Você já escutou falar nesse tipo de investimento? Sabe o que ele é e como pode aplicar o seu dinheiro? 

Sabemos que colocar um determinado valor em uma aplicação nem sempre é fácil, por isso é importante você conhecer as opções mais indicadas para o seu perfil de investidor.

Mas o que não dá para negar é que o investimento em RDC traz uma rentabilidade muito maior do que a poupança, por exemplo. Só aí já deu para conhecer uma excelente vantagem.

+ 4 investimentos para ficar de olho com a Guerra da Ucrânia

Quer conhecer mais sobre este tipo de aplicação? Continue lendo esse artigo que traremos as principais informações sobre o investimento em RDC.

O que é e como funciona o investimento em RDC?

Se você quer conhecer o investimento em RDC, o primeiro ponto que precisa é entender o que ele é, certo? A sigla RDC significa Recibo de Depósito Cooperativo.

Esse tipo de aplicação é ideal para quem tem um receio maior de perder dinheiro ou ainda não tem muita confiança ao investir. 

Isso porque o RDC é uma aplicação de renda fixa, que significa uma maior proteção e, também, uma previsão sobre o quanto de dinheiro você vai receber.

quatro fileiras de moedas com uma mão colocando uma moeda
O investimento em RDC é de renda fixa

Mas como o RDC funciona? Você vai investir um determinado valor para que a cooperativa possa usá-lo em diversas operações, como operações bancárias, empréstimos e financiamentos.

Você recebe o valor que aplicou mais uma parte da rentabilidade que essas transações proporcionam.

Como funciona o rendimento do investimento em RDC?

Em todo e qualquer investimento, tem um tópico que sempre chama a atenção de todos, que é o rendimento. No caso do investimento em RDC não seria diferente.

Neste, a taxa de retorno pode ocorrer tanto de maneira pré como pós-fixada. Em ambos os casos, haverá uma variação no quanto vai receber no momento do resgate.

É importante dizer, ainda, que o rendimento do investimento em RDC vai depender da política de remuneração, mas também, sobretudo, do prazo do investimento. Afinal, todas as modalidades não estarão disponíveis em qualquer cooperativa e pode haver limitação.

Por isso, o mais comum é que os títulos de renda fixa estejam divididos:

  • Pré-fixada;
  • Pós-fixada; e
  • Pré-fixada mais inflação.

Essas são as três opções de remuneração para o rendimento do RDC, cujas taxas de juros e rendimento final podem ser completamente variáveis.

+ Conheça o ranking dos 3 melhores investimentos para idosos

De acordo com a modalidade de remuneração acima, o rendimento também muda conforme o prazo de vencimento. 

Os mais comuns são RDC curto e RDC longo, que funcionam basicamente:

-> RDC curto: duração máxima de dois anos e rendimento a partir de 90% do CDI; e
-> RDC longo: durações por mais de 13 anos e rendimento de mais de 110% do CDI.

Algumas cooperativas ainda conseguem oferecer o RDC escalonado – mais comum e indicado para investimentos de médio a longo prazo. Geralmente a rentabilidade é no esquema de remuneração pós-fixada com um maior tempo de aplicação.

Vantagens do investimento em RDC

Como você pôde ver acima, escolher o investimento em RDC vai depender muito do seu perfil e objetivo de aplicação e prazo para resgate. Mas uma coisa é certa: há muitas vantagens.

Segurança

É um investimento que dá uma maior segurança, afinal, tem retorno garantido e toda a proteção necessária que um investidor precisa. É possível aplicar com tranquilidade e ter a certeza que vai adquirir um bom rendimento.

Melhores condições de rentabilidade

Este é um ponto importante que o investimento em RDC leva vantagem, principalmente que bancos tradicionais e grandes corretoras não costumam oferecer condições atrativas e anajosas para os clientes – mesmo aqueles mais antigos e fiéis. Por isso, nem mesmo o retorno maior costuma ser almejado e cobiçado.

Mas, embora exista uma lista grande de vantagem, você precisa avaliar o seu perfil e condições. Além disso, não deixe de notar todas as características da instituição ao qual está se associando e saiba todas as alternativas que lhe oferece.

Gostou do conteúdo? Então continue a sua leitura e saiba quais são os investimentos isentos ao Imposto de Renda.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui