Vale a pena investir em precatório? Qual a rentabilidade e segurança?

0
252
pessoas conversando sobre investimento
0
(0)

Você já pensou em investir em precatório? Sabe o que é esse tipo de aplicação e como ele funciona?

Para quem nunca escutou falar, essa é mais uma opção de investimento para quem quer entrar no mercado financeiro.

Mas é claro que para começar a investir em precatório você precisa conhecer muito bem esse ativo. Primeiro para saber se ele está de acordo com os seus objetivos e, principalmente, com o seu perfil de investidor.

Para te ajudar a decidir se você deve ou não apostar nesse investimento, queremos fazer uma pequena apresentação sobre esta aplicação. 

Os precatórios são títulos de dívidas que o Governo Federal, Estadual ou Municipal são obrigados a pagar após uma sentença judicial definitiva e irrecorrível.

Ainda ficou um pouco confuso sobre como investir em precatório e como ele funciona? Então, continue lendo este artigo!

Entenda o que são os precatórios

Se você ainda tem dúvidas sobre o que é investir em precatórios, saiba que eles nada mais são do que as ordens de pagamento emitidas pela justiça ao governo, que pode ser o da União, dos estados, municípios e até mesmo autarquias. 

E isso acontece após a condenação de um julgamento que pode ser por inúmeros motivos. Mas vamos te dar um exemplo, como é o caso de um aposentado contestar o valor da aposentadoria do INSS.

Ou se uma empresa quer receber de volta do governo um valor que foi pago em um imposto de forma indevida. 

Vale ressaltar que quando essa dívida é legalmente reconhecida e irrecorrível, o precatório pode ser transferido para outra pessoa. Mas isso só é possível por meio de uma negociação privada, independentemente da concordância do devedor ou não.

Ou seja, o credor não precisa ficar esperando o pagamento do precatório na justiça. Ele pode vender os seus direitos, com desconto, a outras pessoas, que receberão os valores corrigidos no futuro.

De forma mais simples, os precatórios acabam funcionando como uma fila de pagamentos e podem ser uma ótima opção de investimento. 

E quais são os tipos de precatórios existentes?

Outra informação muito importante que você precisa saber é sobre os tipos de precatórios que existem no mercado para comprar e/ou vender no mercado financeiro. 

Como você já viu acima, investir em precatórios é adquirir dívidas que o governo possui com os cidadãos. Por esse motivo, essas aplicações são divididas em duas, sendo elas:

-> De natureza alimentícia;

-> De natureza não alimentícia.

E qual a diferença entre eles? Calma que o FinanceOne te explica.

Os precatórios de natureza alimentícia são os que envolvem julgamentos de salários, pensões, aposentadorias e indenizações por morte ou invalidez.

Já os precatórios de natureza não alimentícia são relacionados a ações de outras espécies, como desapropriações e tributos.

homem investindo com prédios no fundo
Assim como qualquer investimento, os precatórios também possuem riscos

Investir em precatórios vale a pena?

Agora que você já sabe o que é, viu como funciona e os tipos de precatórios que existem, chegou a hora de responder a pergunta: será que vale a pena investir?

Saiba que investir em precatórios pode, sim, ser uma boa opção – principalmente se você deseja diversificar a sua carteira.

Entretanto, assim como em qualquer nova modalidade de ativo ou aplicação que você se dispõe a fazer, é necessário avaliar os riscos.

Um ponto importante a se levar em consideração é que o mercado dos precatórios pode oscilar conforme a previsão da economia brasileira aos gestores. Se há incertezas, maior pode se tornar o investimento em precatórios.

Além disso, há uma flexibilidade grande que é considerada o “ponto-chave” para que haja um bom rendimento anual nesse tipo de investimento.

Inclusive, é um mercado com bastante poder de crescimento e, mesmo com a oscilação, tem um nível de rendimento médio bem interessante, na casa dos 15% a 20%, a depender do cenário.

Riscos de se investir em precatórios

Embora seja um cenário favorável, investir em precatórios não é fácil, principalmente para se obter lucros.

Em suma, para que você tenha um bom retorno com esse modelo de investimento as instituições que apostam nas ações judiciais precisarão assumir riscos, que nem sempre se confirmam. 

Além disso, você precisa estudar o mercado e ter conecsimento para conseguir conhecer quem estará praticando a venda do precatório – além de ser atento quanto à emissão do documento, já que existem vários níveis e diferentes tipos de riscos conforme o andamento do processo.

É seguro investir?

Embora haja riscos a se submeter, investir em precatórios é uma opção segura, sim. Inclusive, o Governo Federal tem realizado o pagamento em dia dos precatórios há, pelo menos, 20 anos. 

Por este motivo, as dívidas de precatórios são sempre as mais procuradas no mercado pelo seu nível de segurança com relação aos demais investimentos.

No entanto, fique atento se essa dívida for oriunda de estados e municípios. Procure saber se está no regime geral ou especial para ter a certeza do pagamento em dia ou incerteza de dívidas em atraso.

Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando e fique bem informado sobre o mercado financeiro!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui