Por mais que este momento de pandemia esteja sendo complicado para milhares de pessoas, é possível tirar algumas lições financeiras de períodos assim.
De fato, o ano de 2020 surpreendeu a todos com algo nunca visto antes. Com a pandemia da Covid-19, o isolamento social manteve a maioria das pessoas em casa e mudou a perspectiva de consumo em todo país.
Além disso, no Brasil, mais de um milhão de pessoas perderam o emprego em consequência da pandemia, segundo dados do PNAD Covid-19, estudo feito pelo IBGE.
Apesar das consequências que foram e continuarão sendo sentidas na economia, já é possível perceber algumas lições e mudanças que podem trazer uma certa segurança financeira futuramente.
Por isso, separamos 6 lições financeiras que a pandemia nos ensinou:
1. Podemos minimizar os impactos
Quem poderia imaginar que tudo mudaria tão rapidamente? Embora não seja possível controlar os problemas, como uma pandemia, no contexto financeiro é possível minimizar os impactos.
Se por um lado tornou-se obrigatório o uso de máscaras e álcool em gel para a segurança sanitária de todos, por exemplo, por que não repensar gastos desnecessários? Que tal adquirir o hábito de poupar dinheiro e pensar em investir?
+ Poupar, economizar e investir: entenda as diferenças
2. Dá pra fazer coisas em casa
Essa talvez tenha sido uma lição forçada para a maioria das pessoas. Mas sim, é muito possível fazer coisas em casa.
Ou seja, se você precisa economizar, agora sabe que pode até ser divertido – além de mais barato – fazer uma pizza, um bolo ou até salgadinhos em casa.
3. Ter uma reserva de emergência é essencial
Uma das coisas que a pandemia deixou mais evidente é que ter uma reserva financeira para emergências é fundamental.
+ Tudo o que você precisa saber para montar uma reserva de emergência
Ou seja, é um item de primeira necessidade, pois o próprio nome já diz: emergência. E nunca se sabe quando elas acontecem, não é mesmo? Por isso, mesmo que seja um pouquinho por mês, comece a criar a sua reserva.
4. Investimentos são mais uma forma de segurança
De fato, investimento tem a ver com riscos, mas existem alguns que extremamente seguros, como é o caso da renda fixa, o CDB, o Tesouro Direto e as LCI e LCA com liquidez diária.
Ter dinheiro investido é uma forma segura para momentos de crise como esse que estamos vivendo, pois é é uma garantia que não se trata de um gasto superficial.
+ Investimentos em renda fixa: saiba onde aplicar dinheiro em 2021
5. Não gastar mais do que realmente tem
Como a pandemia mudou tudo em pouquíssimo tempo, quem gasta demais pode ter tido surpresas desagradáveis e visto sua renda diminuir ou acabar completamente.
Por isso, fica a lição: não gaste mais do que você costuma ganhar.
6. Ser flexível pode ser bom
Por fim, outra lição financeira que a pandemia ensina é que sobre flexibilidade.
Ou seja, se a sua área está contratando pouco, por exemplo, cabe a você pensar o que poderia oferecer ao mercado de trabalho. Muita gente descobriu, inclusive, talentos e aproveitou para aprender novas funções que nunca teria aprendido se fosse em outras situações.
E você? Tem alguma lição que aprendeu com a pandemia e deseja compartilhar? Comente e divida a sua opinião, conosco e com os demais leitores, sobre o assunto!