
Uma das formas que os estudantes têm de ingressar em uma universidade é por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e Prouni. E as inscrições estarão disponível no início do ano, após a divulgação do resultado do Enem.
Quem não passa de primeira, ainda tem uma chance. Afinal, é possível garantir uma vaga por meio da lista de espera.
Muitos alunos não sabem como funciona ou como faz para se inscrever na lista de espera desses dois programas.
Estar inscrito para uma das vagas do Sisu e do Prouni não garante que você esteja na lista de espera. É preciso sinalizar seu interesse nesta lista, para ser chamado em caso de desistências.
E é sobre isso que vamos falar neste artigo.
Como se inscrever na lista de espera do Sisu?Sisu
Quem não foi aprovado no Sisu pode recorrer à lista de espera. Para isso, é necessário ficar atento ao prazo para inscrições, que começa em 8 de março.
Os interessados deverão manifestar seu interesse em um dos dois cursos aos quais se inscreveu, lá no portal do programa.
Quem é aprovado em um dos dois cursos não pode recorrer à lista de espera.

+ Enem terá questões discursivas a partir de 2024. Confira todas as mudanças!
Cronograma do Sisu 2023 (primeiro semestre)
- Abertura das inscrições: 28 de fevereiro
- Prazo final para inscrições no Sisu: até o dia 3 de março
- Resultados: 7 de março
- Abertura das inscrições para a lista de espera: 8 de março
Como funciona a lista de espera do Prouni?
O Ministério da Educação (MEC) informou que, para o Prouni, o período de inscrição será de 7 a 10 de março. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 14 e o da segunda chamada, no dia 28 de março.
Para participar da lista de espera, o candidato deve obrigatoriamente confirmar o interesse na página do Prouni, no prazo que será especificado no cronograma. A lista será única para cada curso e turno de cada local de oferta.
Para poder participar do programa, é necessário ter atingido a nota de no mínimo 450 pontos na soma das cinco provas do Enem, não ter zerado na redação e nem ter participado do exame como ‘treineiro’.
Todos os candidatos da lista de espera terão que comparecer às respectivas instituições para apresentar a documentação para comprovação das informações prestadas na inscrição.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe com alguém que você sabe que fez o Enem 2020 e precisa saber desses detalhes!