Mapa mental: saiba o que é e como fazer com exemplo

0
157
estudantes de vestibular
0
(0)

Existem maneiras muito úteis de potencializar a eficiência dos estudos. Hoje, o FinanceOne vai te apresentar uma delas. Confira como fazer um mapa mental e entenda como ele pode te ajudar a ter uma melhor performance com os conteúdos que você precisa aprender.

Mas você sabe o que é um mapa mental? Entender o que é esse tipo de recurso é uma das tarefas principais para avançarmos no assunto. Vamos entender!

O que é um mapa mental?

O mapa mental é uma espécie de diagrama que reúne um esquema de organização de conteúdos, com base em uma lógica que integralize temas e subtemas de um determinado assunto.

Sendo assim, o intuito desse tipo de abordagem seria para facilitar o entendimento, a memorização e a absorção de determinado material de estudo. Esse conceito foi criado pelo psicólogo e escritor inglês Tony Buzan (1942-2019).

O autor do método é natural de Enfield, região próxima à Londres, na Inglaterra. Ele cresceu no Canadá e cursou o ensino médio na Kitsilano Secondary School. Depois disso, formou-se em psicologia, inglês, matemática e ciência na University of British Columbia.

Dessa maneira, Tony Buzan teve uma carreira bastante consolidada e relevante na área de técnicas de aperfeiçoamento da memorização e dos estudos, em que publicou mais de 15 livros sobre o assunto ao longo de sua vida.

Logo, de acordo com o Buzan, utiliza-se setas, linhas e outras sinalizações para a criação de um esquema capaz de interligar os assuntos. Assim, essa construção deve informar – por meio desses recursos gráficos – informações relevantes acerca de um tema.

+ Veja quais são os direitos trabalhistas de um jovem aprendiz

menina lendo livro
O mapa mental pode ser um aliado na tarefa de aumentar a produtividade nos estudos

Como fazer um mapa mental?

Agora que você já sabe o que é, é preciso entender como fazer um mapa mental. Antes de tudo, é necessário informar que você pode esquematizar o seu no papel mesmo ou pela internet. Existem vários sites que te ajudam a criar esquemas bastante interessantes.

O primeiro ponto a ser pensado na criação de um mapa mental é o tema central. Ele geralmente fica localizado no centro ou topo da página, de forma que seja dele que todas as relações procedem.

Adiante, precisamos estabelecer os temas relacionados, que se conectam com o assunto que está centralizado. Para entendermos melhor, vamos considerar que estamos criando um mapa mental sobre o Romantismo na literatura brasileira, por exemplo.

Os temas relacionados poderiam ser os autores da época, contexto histórico, principais características e obras mais relevantes.

Para destacar esses assuntos, usamos linhas e setas, de forma que interligue as ideias e crie um sentido lógico que ressalte as informações quando o estudante precisar recorrer àquele método na sua aprendizagem.

Outro recurso bem comum em como criar um mapa mental é o uso de imagens e cores, que servem para destacar ou ilustrar algumas informações importantes. Isso porque nesse tipo de esquema, é interessante que já seja possível captar as informações apenas olhando para o todo.

Confira, abaixo, algumas opções de sites que você pode usar para fazer um mapa mental:

Qual é a vantagem de estudar por um mapa mental?

Como o mapa mental se trata de um esquema em que é possível estabelecer relações entre temas centrais e relacionados, ele serve, primariamente, para organizar as informações. Ou seja, para construir um, é preciso que você já conheça o assunto e tenha uma capacidade de síntese sobre ele.

Nessa perspectiva, ao organizar as informações, você também começa a perceber melhor as conexões dos assuntos, o que te propicia uma visão mais completa daquele conteúdo. No momento em que você está fazendo seu mapa astral e repara nos assuntos que se conectam, é mais provável que entenda aquele assunto de uma maneira que dispensa decoreba.

Por fim, vale dizer que essa abordagem também é interessante como uma espécie de guia rápido de consulta. Ou seja, caso você precise relembrar ou revisar algum conteúdo, é possível fazer isso de forma mais rápida com um mapa mental, uma vez que ele já apresenta uma síntese de uma série de estudos.

Gostou desse artigo do FinanceOne? Então você pode se interessar por: veja quais são os direitos trabalhistas de um jovem aprendiz.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui