Se te perguntássemos quais são as marcas mais fortes e valiosas do Brasil, você saberia responder? Talvez você tenha alguma ideia para essa resposta e até se arrisque em falar algumas. Mas aqui você saberá a lista completa!
Para não ter erro, foi realizado um estudo global do Brand Asset Valuator (BAV), ferramenta da agência de publicidade WPP. O resultado dessa pesquisa foi divulgado no dia 10 de junho, no evento que premia as marcas mais valiosas do Brasil em 2022.
É importante ressaltar que a análise de dados e a montagem do ranking foi feita pela Superunion, consultoria de marca da WPP, e pela TM20. A Economatica, Brazil Panels, ESPM e Grey foram parceiras do projeto.
O que foi levado em consideração para descobrir as marcas mais fortes e valiosas do Brasil?
Antes de você conhecer o ranking com as 10 marcas mais fortes e valiosas do Brasil, precisa entender como o estudo chegou aos nomes das empresas.
Para começar, a pesquisa só levou em consideração as empresas que são de origem brasileiras ou que tenham uma forte operação aqui no país.
Vale ressaltar que os dados do BAV para o Brasil se baseiam em pesquisa qualitativa com 16 mil entrevistados em 132 categorias ao longo do segundo semestre de 2021, abrangendo mais de 1.600 marcas.
Além disso, o estudo considerou marcas fortes aquelas com motores de crescimento e geração de valor. Isso foi baseado em um pilar chamado Força da Marca (Brand Strength), que é composto pela combinação de Diferenciação e Relevância.
No final, as marcas fortes e valiosas do Brasil trouxeram nomes de diversos setores, que vão à Tramontina a Sebrae.
Top 10 das marcas mais fortes e valiosas do Brasil em 2022
Agora que você já sabe como a avaliação foi feita, chegou a hora de conferir o ranking e as empresas que figuram nele.
A seguir, veja três listas: as marcas mais fortes do Brasil, as marcas mais valiosas do Brasil e as marcas globais mais fortes no Brasil.
Marcas mais fortes do Brasil
- Nubank
- Tramontina
- iFood
- O Boticário
- Lojas Americanas
- Magazine Luiza
- Natura
- Sebrae
- Cacau show
- Brastemp
Marcas Globais mais Fortes no Brasil
- YouTube
- Netflix
- Windows
- Samsung
- Android
- Disney
- Apple
Marcas mais Valiosas do Brasil
- Mercado Livre – R$ 11,4 bilhões
- Itaú – R$ 8,2 bilhões
- Bradesco – R$ 4,2 bilhões
- Vivo – R$ 3,7 bilhões
- Nubank – R$ 3,6 bilhões
- Natura – R$ 2,9 bilhões
- Magazine – R$ 2,5 bilhões
- Skol – R$ 1,7 bilhão
- Petrobras – R$ 1,7 bilhão
- Atacadão (Carrefour) – R$ 1,6 bilhão
No caso das marcas globais, elas não são brasileiras. No entanto, têm grande poder aqui no país e se destacam dentro do nicho de atuação.
+ Franquia O Boticário: saiba qual o valor e veja como abrir
O resultado da pesquisa mostrou uma diversidade bem grande, que vai de empresas de utensílios de aço, como é o caso da Tramontina, até de incentivo a empresas (Sebrae), instituições bancárias e serviços diversos.
Sobre o ranking global das marcas internacionais mais fortes aqui no Brasil, aplicou-se a mesma pesquisa de dados. Com o resultado, percebe-se que ainda há uma consolidação de empresas do ramo de tecnologia, além das plataformas de redes sociais e streamings.
“Muito interessante perceber como o contexto no qual vivemos os dois últimos anos, bem como a intensa digitalização dos negócios modifica a paisagem que nos acostumamos a ver das marcas mais fortes ou valiosas. Novos hábitos, novos comportamentos dos consumidores, em jornadas híbridas são, de certa forma, capturados pelo estudo que desenvolvemos”, foi o que disse Marcelo Bicudo, CEO da Superunion Brasil.
Gostou de saber quais são as marcas mais fortes e valiosas do Brasil neste ano? Então compartilhe essa matéria com um amigo seu que também é antenado e vai querer ficar por dentro dessa novidade!