
Uma franquia de cafeteria pode ser uma ótima opção de negócio para quem quer entrar no ramo de alimentação. Além de haver opções acessíveis, existem diversos modelos e tipos de atendimento diferentes.
Algumas das redes oferecem cardápios completos, chegando até mesmo a se confundirem com restaurantes. Outras possuem propostas mais enxutas e baratas, com pouquíssimos funcionários e cardápio mais simplificado.
Qual é a melhor franquia? Isso vai depender do perfil do empreendedor, da região onde ele pretende montar o negócio, do capital que possui para investir. Por isso, neste artigo listamos cinco opções para conhecer, mas existe uma infinidade de marcas no mercado
Conheça 19 opções de franquia de cafeteria para abrir em 2022
Se seguir, conheça cinco opções de franquia de cafeteria para abrir em 2022!
Café do Ponto
A Café do Ponto tem mais de 60 anos de tradição e oferece um mix de produtos variados de fornecedores homologados. São mais de 40 unidades no mercado e todas têm gestão realizada pela Francap, empresa especializada em franquias.
A taxa de franquia inicial é de R$40 mil. Mas um diferencial desta rede, para franqueados, é que ela facilita a abertura de novas unidades, reduzindo a taxa da segunda unidade para R$30 mil.
Os royalties são variáveis. “Se você não lucra, nós também não lucramos”, explica a marca. Já o faturamento médio estimado é de R$70 mil por mês. Os custos em geral dependem do modelo, que pode ser quiosque ou loja.
Mais informações e cadastro para abrir a franquia estão no site.
Mais 1 Café
A Mais 1 Café é uma franquia de cafeteria diferenciada da maioria, pois trabalha somente com o modelo To Go: o cliente compra o café para tomar na viagem, a caminho do trabalho, ao ar livre, onde quiser.
Outro diferencial é que a rede usa tecnologia para o pagamento, dispensando a necessidade de operar caixa e tem número de funcionários reduzido. Já existem mais de 450 unidades no Brasil.
O faturamento estimado é de R$480 mil ao ano, com 18 meses de payback em média e 20% de margem de lucro. O franqueado pode fazer o acompanhamento de resultados online via app
Além disso, a rede oferece acompanhamento comercial, treinamento, equipe de engenharia, arquitetura e implementação, agência interna de Marketing e suporte de consultores durante toda a operação.
Mais informações e cadastro para abrir a franquia estão no site.
Casa do Pão de Queijo
A Casa do Pão de Queijo é uma das franquias de cafeteria mais famosas. Nela, o franqueado recebe assistência e treinamento para abrir o negócio e o prazo de contrato é de, pelo menos, cinco anos.
De acordo com a empresa, o investimento inicial atualmente é de R$190 mil, com prazo de retorno de 24 a 40 meses. A taxa de franquia é de R$45 mil e os royalties de 3% sobre o faturamento bruto.
A rede também tem fundo de propaganda, que tem o custo de 3% sobre o faturamento bruto.
Mais informações e cadastro para abrir a franquia estão no site.

Empório Cheirin Bão
A Empório Cheirin Bão é uma franquia de cafeteria com tradição mineira. O cardápio tem cafés especiais, bebidas exclusivas e lanches que vão de bolos a sanduíches, além de mais de 150 produtos tipicamente mineiros.
São mais de 700 unidades espalhadas pelo Brasil. Assim como outras franquias, esta exige poucos funcionários.: de dois a quatro, de acordo com a empresa, dependendo do tamanho da unidade.
O investimento estimado foi de R$221.300 (taxa de franquia inclusa). O retorno acontece no prazo de até 28 meses e o faturamento pode chegar a R$104 mil por mês. A margem de lucro é de 15% a 20%.
O franqueado recebe treinamento para a equipe e para a gestão, suporte na escolha do ponto, projeto arquitetônico e suporte pós operação.
Mais informações e cadastro para abrir a franquia estão no site.
DuckBill
A DuckBill destaca-se por ser uma marca forte e em ascensão, com investimento massivo em marketing. O franqueado não precisa estar na operação e recebe apoio em todas as fases de pré e pós implantação.
Esse apoio inclui desde o estudo geográfico para escolha de ponto, até estrutura com vários departamentos à disposição.
O investimento inicial é de R$200 mil e o faturamento médio anual pode chegar a R$1 milhão. A marca divulga uma lucratividade média de 22%.
Mais informações e cadastro para abrir a franquia estão no site.
Vale a pena abrir uma franquia de cafeteria?
Desde que se faça um bom planejamento de negócio e pesquisa de mercado eficiente, vale a pena abrir uma franquia de cafeteria. Até porque este é um segmento bastante presente na cultura brasileira.
O consumo do café é enorme no Brasil, o que propicia o surgimento de mais cafeterias. Além disso, esses locais são versáteis por venderem não só café propriamente, mas podem abrir o leque para outras refeições.
De acordo com a Euromonitor, existem cerca de 3,5 mil cafeterias no Brasil e isso contando somente com os estabelecimentos especializados em café ou que possuem a bebida como carro chefe.
Isso é bom, mas também significa que existe concorrência. Portanto, não dá para abrir uma franquia sem antes conhecer o mercado e ter um bom plano de negócios, além de atendimento impecável.
Mas o cenário, no geral, é positivo: o brasileiro bebe, em média, de três a quatro xícaras de café por dia. E de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), este setor faturou quase R$43 bilhões em 2021.
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