Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Melhores países para brasileiros trabalharem

Escrito por: Redação em 2 de março de 2020

Infelizmente, é uma verdade que há melhores países para brasileiros do que o Brasil. Ficar na terra natal para muitos é sinônimo de ter que enfrentar a crise, alto desemprego. Além de outros problemas.

A taxa de desemprego fechou 2019 em 11%, no trimestre encerrado em dezembro. Ou seja, atingiu 11,6 milhões de pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As estatísticas foram divulgadas no final de dezembro, resultantes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.

+ Vai viajar para o exterior? Saiba que moeda levar

coronavírus
Confira as melhores opções para brasileiros trabalharem fora do país

Na falta de uma ocupação que gere renda, brasileiros de todos os cantos do país saem em busca de oportunidade em outros países. Outro fator decisivo é a qualidade de vida.

Quem não quer viver em um lugar mais tranquilo, sem violência, onde os serviços públicos funcionam melhor e dá para viver muito bem com seu salário?

A escolha dos melhores países para brasileiros

Os motivos para os brasileiros se interessarem por uma eventual ida para outros países são muitos. Inclusive, a realização de um sonho.

Alguns lugares possuem excelente qualidade de vida e boas oportunidades para quem quer trabalhar. Além disso há países que estão facilitando o processo de imigração e estimulando a entrada de mão de obra qualificada.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) publicou um ranking que classificou os países com melhor qualidade de vida e oportunidades de emprego do mundo.

Os fatores levados em consideração foram:

  • Moradia;
  • Renda;
  • Emprego;
  • Educação;
  • Meio ambiente;
  • Saúde;
  • Segurança;
  • Satisfação pessoal;
  • Conciliação entre vida e trabalho.

Independentemente da sua escolha de destino, é preciso muita pesquisa, antes de embarcar nessa aventura. Se essa é uma possibilidade para você, separamos os três melhores países para brasileiros pelo mundo. Confira!

Noruega lidera ranking da OCDE em 2019

A Noruega já havia sido considerada o melhor lugar do mundo para se viver, depois caiu para a segunda e para a terceira posição no ranking da OCDE.

Na publicação de 2019, o país voltou ao primeiro lugar. É muito procurado por imigrantes em busca de melhor qualidade de vida e bons salários.

O país necessita de mão de obra, com diversos campos carentes de profissionais. Segundo o governo, a necessidade é de cerca de 14 mil trabalhadores para suprir a demanda.

As áreas mais promissoras para brasileiros são:

  • Medicina;
  • Automação;
  • Mecânica;
  • Mecatrônica;
  • Enfermagem;
  • Educação.

O processo de visto também é pela Embaixada do país no Brasil, em Brasília, ou o Consulado Geral, no Rio de Janeiro. Para estudar na Noruega, é preciso que ser cadastrado em algum programa de intercâmbio ou bolsa de estudos.

Já para trabalhar, o processo é um pouco mais complexo. Há cobrança de taxa, além de ser preciso fazer um cadastro, apresentar documentos e passar por uma entrevista.

Austrália continua entre melhores países para brasileiros

melhores países para brasileiros Austrália
Austrália está na lista de destinos mais procurados por brasileiros

Não é a primeira vez que a Austrália fica no topo da pesquisa da OCDE. O país caiu ano passado da primeira para a segunda posição. Mas ainda é um dos melhores países para brasileiros trabalharem.

Na verdade, é um dos preferidos da geração “millenials” (nascidos a partir do início da década de 80).

Industrializada e tecnologicamente avançada, a Austrália oferece altos salários e ótimas oportunidades de emprego. Também é conhecida por receber muito os estrangeiros.

Sidney, a capital, abriga escritórios de quatro das dez empresas mais ricas e influentes do mundo. O país está constantemente entre os primeiros países no mundo no ranking de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

A educação por lá é altamente qualificada. Conhecida pela paixão pelos esportes e uma natureza exuberante, além dos típicos cangurus.

A população da Austrália é de cerca de 20 milhões de habitantes apenas. Por isso o país estimula a entrada de estrangeiros qualificados.

Já são muitos europeus, asiáticos e latinos por lá. A principal maneira de entrar é com um visto de estudante. Ele exige que você estude pelo menos 21 horas por semana. E ainda permite trabalhar legalmente até 40 horas por quinzena.

O programa de imigração permite trabalhar no país sem limitações, dando acesso a alguns benefícios do governo.

Mas é preciso fazer o processo de reconhecimento da profissão, ter inglês avançado e atingir pontuação mínima de 60 pontos no teste de atributos do Departamento de Imigração.

Islândia ficou na terceira posição do ranking

Ajudando a desbancar a Suécia, que caiu da terceira para a oitava posição em 2019, Islândia ficou entre os três melhores no ranking OCDE de 2019.

Sendo considerado um dos melhores países para se viver. Entre os atributos a serem destacados, estão o fato de o país ser organizado e proporcionar bem-estar.

Os islandeses afirmam estar satisfeitos com seus empregos, saúde e segurança. A satisfação pessoal é mais um destaque apontado na pesquisa.

Um ponto não tão atrativo para todo mundo pode ser o clima, que é predominantemente frio. Mas Islândia é um excelente país para se viver.

Além de estar na lista de melhores países para morar, a taxa de desemprego é bastante baixa. A estabilidade no trabalho é uma realidade, assim como bons salários.

Os transportes públicos funcionam e o país possui lindas paisagens. O ranking de melhores países para brasileiros pelo mundo não acaba por aqui.

As chances são muitas e há opções para todos os gostos e bolsos. Considere na sua escolha a cultura local, oportunidades de emprego e, principalmente, qualidade de vida.

Outra dica é analisar a facilidade de entrada no país e o estímulo dos governos à imigração. Certifique-se de que como cidadão residente você terá direito aos benefícios que uma pessoa nativa possui.

Que tal começar a aproveitar a vida em países de primeiro mundo? Boa viagem!

Redação

Criado em 2003, o FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

Mineração de criptomoedas
anuidade do cartão
carros mais econômicos
férias de julho
Transferência internacional