Infelizmente, é uma verdade que há melhores países para brasileiros do que o Brasil. Ficar na terra natal para muitos é sinônimo de ter que enfrentar a crise, alto desemprego. Além de outros problemas.
Anúncios
A taxa de desemprego fechou 2019 em 11%, no trimestre encerrado em dezembro. Ou seja, atingiu 11,6 milhões de pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
As estatísticas foram divulgadas no final de dezembro, resultantes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.
Anúncios
+ Vai viajar para o exterior? Saiba que moeda levar
Na falta de uma ocupação que gere renda, brasileiros de todos os cantos do país saem em busca de oportunidade em outros países. Outro fator decisivo é a qualidade de vida.
Quem não quer viver em um lugar mais tranquilo, sem violência, onde os serviços públicos funcionam melhor e dá para viver muito bem com seu salário?
Anúncios
A escolha dos melhores países para brasileiros
Os motivos para os brasileiros se interessarem por uma eventual ida para outros países são muitos. Inclusive, a realização de um sonho.
Alguns lugares possuem excelente qualidade de vida e boas oportunidades para quem quer trabalhar. Além disso há países que estão facilitando o processo de imigração e estimulando a entrada de mão de obra qualificada.
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) publicou um ranking que classificou os países com melhor qualidade de vida e oportunidades de emprego do mundo.
Os fatores levados em consideração foram:
- Moradia;
- Renda;
- Emprego;
- Educação;
- Meio ambiente;
- Saúde;
- Segurança;
- Satisfação pessoal;
- Conciliação entre vida e trabalho.
Independentemente da sua escolha de destino, é preciso muita pesquisa, antes de embarcar nessa aventura. Se essa é uma possibilidade para você, separamos os três melhores países para brasileiros pelo mundo. Confira!
Noruega lidera ranking da OCDE em 2019
A Noruega já havia sido considerada o melhor lugar do mundo para se viver, depois caiu para a segunda e para a terceira posição no ranking da OCDE.
Na publicação de 2019, o país voltou ao primeiro lugar. É muito procurado por imigrantes em busca de melhor qualidade de vida e bons salários.
O país necessita de mão de obra, com diversos campos carentes de profissionais. Segundo o governo, a necessidade é de cerca de 14 mil trabalhadores para suprir a demanda.
As áreas mais promissoras para brasileiros são:
- Medicina;
- Automação;
- Mecânica;
- Mecatrônica;
- Enfermagem;
- Educação.
O processo de visto também é pela Embaixada do país no Brasil, em Brasília, ou o Consulado Geral, no Rio de Janeiro. Para estudar na Noruega, é preciso que ser cadastrado em algum programa de intercâmbio ou bolsa de estudos.
Já para trabalhar, o processo é um pouco mais complexo. Há cobrança de taxa, além de ser preciso fazer um cadastro, apresentar documentos e passar por uma entrevista.
Austrália continua entre melhores países para brasileiros
Não é a primeira vez que a Austrália fica no topo da pesquisa da OCDE. O país caiu ano passado da primeira para a segunda posição. Mas ainda é um dos melhores países para brasileiros trabalharem.
Na verdade, é um dos preferidos da geração “millenials” (nascidos a partir do início da década de 80).
Industrializada e tecnologicamente avançada, a Austrália oferece altos salários e ótimas oportunidades de emprego. Também é conhecida por receber muito os estrangeiros.
Sidney, a capital, abriga escritórios de quatro das dez empresas mais ricas e influentes do mundo. O país está constantemente entre os primeiros países no mundo no ranking de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
A educação por lá é altamente qualificada. Conhecida pela paixão pelos esportes e uma natureza exuberante, além dos típicos cangurus.
A população da Austrália é de cerca de 20 milhões de habitantes apenas. Por isso o país estimula a entrada de estrangeiros qualificados.
Já são muitos europeus, asiáticos e latinos por lá. A principal maneira de entrar é com um visto de estudante. Ele exige que você estude pelo menos 21 horas por semana. E ainda permite trabalhar legalmente até 40 horas por quinzena.
O programa de imigração permite trabalhar no país sem limitações, dando acesso a alguns benefícios do governo.
Mas é preciso fazer o processo de reconhecimento da profissão, ter inglês avançado e atingir pontuação mínima de 60 pontos no teste de atributos do Departamento de Imigração.
Islândia ficou na terceira posição do ranking
Ajudando a desbancar a Suécia, que caiu da terceira para a oitava posição em 2019, Islândia ficou entre os três melhores no ranking OCDE de 2019.
Sendo considerado um dos melhores países para se viver. Entre os atributos a serem destacados, estão o fato de o país ser organizado e proporcionar bem-estar.
Os islandeses afirmam estar satisfeitos com seus empregos, saúde e segurança. A satisfação pessoal é mais um destaque apontado na pesquisa.
Um ponto não tão atrativo para todo mundo pode ser o clima, que é predominantemente frio. Mas Islândia é um excelente país para se viver.
Além de estar na lista de melhores países para morar, a taxa de desemprego é bastante baixa. A estabilidade no trabalho é uma realidade, assim como bons salários.
Os transportes públicos funcionam e o país possui lindas paisagens. O ranking de melhores países para brasileiros pelo mundo não acaba por aqui.
As chances são muitas e há opções para todos os gostos e bolsos. Considere na sua escolha a cultura local, oportunidades de emprego e, principalmente, qualidade de vida.
Outra dica é analisar a facilidade de entrada no país e o estímulo dos governos à imigração. Certifique-se de que como cidadão residente você terá direito aos benefícios que uma pessoa nativa possui.
Que tal começar a aproveitar a vida em países de primeiro mundo? Boa viagem!