Que o mercado de criptomoedas é surpreendente, isso não é segredo. Mas quem diria que até mesmo virais da internet poderiam se tornar verdadeiros ativos digitais.
E não estamos falando dos NFTs que reproduzem desenhos e fotos da rede. Estamos falando das criptomoedas meme ou, como são mais conhecidas, meme coins.
Se você acompanhou o mercado cripto ao longo de 2021, certamente já se deparou com uma delas. Aquele ano foi, definitivamente, o ano das meme coins.
Especialmente a Dogecoin (DOGE) e sua rival, a Shiba Inu (SHIB), tiveram destaque, liderando a categoria em termos de valorização de mercado.
Ambas as moedas com temas de cães apresentaram enormes altas de preço e capitalização de mercado. Inclusive, há quem diga que saiu de uma aplicação de R$100 mil e se tornou milionário com elas.
Porém, muitos também perderam dinheiro devido à alta volatilidade do mercado e a variação específica dessas criptos.
Quer saber mais sobre elas? Então continue lendo o artigo!
O que são meme coins ou criptomoedas meme?
Meme coins são criptomoedas – moedas digitais descentralizadas – inspiradas em virais da internet. Embora levem o nome de “meme”, elas podem ser simbolizadas também por piadas, vídeos ou, basicamente, qualquer viral.
Se o mercado cripto já é altamente volátil, essa categoria em específico é ainda mais. Isso acontece porque de sua natureza instável, já que o preço é afetado, basicamente, pelo “hype” ou sentimento de uma comunidade.
O simples post de um influenciador ou o movimento de um grupo nas redes sociais pode levar uma moeda dessas às alturas. Na mesma medida, o “flop” do tema relacionado à cripto, ou seja, a queda de popularidade, pode fazê-la despencar e nunca mais subir.
Outras criptos, como Bitcoin e Etheruem, também são muito voláteis. Porém, tratam-se de ativos bem menos instáveis, se comparados às criptomoedas meme.
Uma meme coin pode ganhar popularidade da noite para o dia e o caminho inverso também pode acontecer. Além disso, uma características particular é que elas possuem um fornecimento enorme ou ilimitado..
A Shiba Inu, por exemplo, tem um total de 1 quatrilhão de tokens. Já a Doge Coin não tem um fornecimento máximo. Esse fator explica seus preços baixos, quando estão fora do hype.
A maioria das criptomoedas meme foram criadas sem qualquer pretensão financeira real – exceto as que são golpes e foram criadas para enganar investidores. Na verdade, elas geralmente possuem um teor muito maior de diversão, como uma piada interna de uma determinada comunidade.
É por isso que alguns especialistas entendem que a compra de meme coins representa mais um tipo de apoio à sua respectiva comunidade. Tirando em casos que extrapolam a bolha, como a DOGE, não é um investimento “sério”.
Quais meme coins existem?
Existem dezenas de meme coins atualmente. Como explicado acima, a maioria foi criada como uma brincadeira e, curiosamente, muitas são inspiradas em cachorros.
Algumas das mais famosas criptomoedas meme são, além de Dogecoin e Shiba Inu, são: Dogelon Mars, YooShi, Samoyedcoin, Akita Inu, SafeMoon, Banano, Vira-Lata Finance, entre outras. Conheça algumas mais a fundo a seguir.
Dogecoin (DOGE)
A Dogecoin (DOGE) foi a primeira e mais famosa das meme coins. Criada em 2013, a cripto era uma paródia inspirada no popular meme Doge, um cachorro Shiba Inu japonês. Essa gracinha, que viralizou em 2010:
Fornecimento: infinito
Shiba Inu (SHIB)
Sete anos mais tarde, em agosto de 2020, chegava ao mercado a rival da meme coin mais famosa: Shiba Inu (SHIB). Representada pela mesma raça de cães japonesa, foi criada por um desenvolvedor anônimo de apelido Ryoshi.
Fornecimento: 1 quatrilhão de tokens
Dogelon Mars (ELON)
A Dogelon Mars (ELON) não leva esse nome à toa, é uma referência ao bilionário Elon Musk. Embora não seja tão popular quanto as duas primeiras, também cresceu bastante e foi resultado de um fork da DOGE.
Fornecimento: 557 trilhões de tokens
YooShi (YOOSHI)
Este é um meme coins inspirado no personagem do jogo Mario Bros, Yoshi. Criado em maio de 2021, na rede BSC, o projeto foi pensado para jogos do metaverso. Assim como a maioria da categoria, tem pouco valor.
Fornecimento: 1 quatrilhão de tokens
Vira-Lata Finance (REAU)
Pelo nome, você já deve imaginar que esta é uma meme coin brasileira. Assim como a NFT do vira-lata caramelo, o ícone nacional também inspirou a criação desta criptomoeda, em março do ano passado. Esta cripto já praticamente sumiu depois de cair 97%
Fornecimento: –
Vale a pena investir em criptomoedas meme?
A menos que o investidor tenha consciência do movimento que está fazendo e saiba prever muito bem a movimentação do mercado, na maioria das vezes, aplicar nessas criptos não trará bons retornos.
Como explicado acima, as meme coins são piadas e a maioria foi criada sem qualquer pretensão. Sim, é verdade que alguns investidores já ficaram ricos com elas, mas assumiram grandes riscos para isso, mesmo sabendo onde estavam se metendo.
É bem maior o número de pessoas que perdeu dinheiro com as criptomoedas meme.
Além disso, é possível contar nos dedos as moedas meme desenvolvidas com tecnologia semelhante à das principais criptomoedas. A DOGE, derivada da Litecoin (LTC), e a SHIB, desenvolvida na blockchain da Ethereum, são exemplos.
Mas em geral são criptos muito arriscadas e fracas. Essas moedas oferecerem:
- risco financeiro alto, maior que as criptos sérias
- são inflacionárias
- a maioria não tem um fornecimento máximo ou tem fornecimento muito alto
- alto grau especulativo
- a maioria tem vida útil curta
Este artigo não substitui orientação financeira especializada e as informações que apresenta não são indicações de investimento.
O conteúdo ajudou? Então que tal aprender ainda mais sobre o universo de criptomoedas? Leia:
Compartilhei no blog, sucesso e até mais. Gratidão.