Pensou em investir no mercado de ações? Mas como? No início pode parecer arriscado e confuso, mas oferece uma série de vantagens. A primeira coisa é saber qual é o tipo de investimento que mais combina com o seu perfil e que melhor atenderá às suas necessidades.
Anúncios
Para isso, é preciso estudar, planejar e buscar ajuda de pessoas mais experientes no assunto para amparar as suas decisões. E claro, mantenha-se sempre atualizado, seja por meio de livros, cursos e notícias. Você precisa ainda estabelecer uma estratégia alinhada ao seu objetivo final.
Anúncios
Abra conta em uma corretora
Definidos seus objetivos no mercado de ações, você precisa ter uma conta em uma corretora de valores registrada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). É ela que cuidará do seu dinheiro e intermediará suas operações com a Bolsa de Valores.
Você abre sua conta, envia o dinheiro pra ela e começa a investir. Quando desejar comprar um ação, você irá lançar uma ordem de compra na plataforma da corretora e essa ordem automaticamente cairá na Bovespa, onde o negócio será realizado.
Um ponto importante é que a abertura da conta normalmente é gratuita e não existe valor de manutenção. Seu custo é apenas sobre as operações realizadas.
Anúncios
O primeiro lançamento de ações no mercado é chamado de Oferta Pública Inicial (também conhecido pela sigla em inglês IPO – Initial Public Offer). Após a abertura de capital e a oferta inicial, a empresa poderá realizar outras ofertas públicas, conhecidas como “Follow on”. Elas podem ser podem ser primárias e/ou secundárias.
Nas ofertas primárias, a empresa capta recursos novos para investimento e reestruturação de passivos. Ou seja, ocorre efetivamente um aumento de capital da empresa.
As ofertas secundárias, por sua vez, proporcionam liquidez aos empreendedores, que vendem parte de suas ações, num processo em que o capital da empresa permanece o mesmo, porém ocorre um aumento na base de sócios.
Três maneiras de comprar ações
– Individualmente – você mesmo montar a sua carteira, escolhendo as ações que mais lhe agradam. Saiba que independentemente de estar adquirindo ações por meio de um fundo, clube ou individualmente, você precisa de uma corretora.
– Fundo de investimento – são carteiras de ações montadas por gestores profissionais. Ou seja, uma equipe de analistas possuem uma quantidade de ações de determinadas empresas que eles selecionaram. Você, ao entrar no fundo, está adquirindo essas mesmas ações.
– Clube de investimento – São muito parecidos com os fundos de investimento, com a diferença de serem menores (um clube de investimentos é limitado a 50 participantes). As vantagens e desvantagens são semelhantes aos fundos, com a diferença de ter taxas de operação um pouco mais baixas.
Monte uma carteira de ações
Depois de abrir a sua conta, você já pode escolher as empresas que considera mais interessantes e montar a sua carteira de ações. Estude, conheça e analise as instituições nas quais pretende investir. Acompanhe seus relatórios e balanços para te ajudar na hora de fazer a sua escolha.
Analise o desempenho delas ao longo dos anos. Veja também como elas se comportaram em momentos de crise econômica. Isso porque em tempos de adversidade todas as empresas estão sujeitas a perdas. Normalmente, as que conseguem manter-se firmes são as que possuem solidez e credibilidade .
Tipos de ações
Basicamente, existem dois tipos de ações negociadas no mercado de ações. As ordinárias, que dão ao investidor o direito de votar nas assembleias da empresa. E as preferenciais, que, como o próprio nome diz, proporcionam preferência no recebimento de dividendos (participação nos lucros da companhia).
Quanto maior a quantidade de ações ordinárias, maior é seu poder de decisão. Caso você seja o Acionista Majoritário – quem possui a maior quantidade de ações ordinárias – terá o maior poder de decisão. Para se tornar acionista majoritário é necessário ter 50,01% ou mais do total das ações.
Nas ações preferenciais, você opta por receber parte dos dividendos, que são os lucros da empresa. Então, quando optar por essa ação, tenha em mente que você pode ate receber uma parcela maior dos lucros da empresa, mas não terá poder de decisão sobre ela. A lei obriga que as empresas de capital aberto paguem no mínimo 25% dos seus lucros para os seus acionistas.
Dicas para investir no mercado de ações
– Não invista um dinheiro que vai fazer falta;
– Diversifique seus investimentos;
– O longo prazo é a melhor alternativa inicial;
– Sempre avalie como estão seus investimentos e se desfaça de ativos ruins;
– Tenha pelo menos cinco ações diferentes em sua carteira. Isso ajuda a diminuir os riscos;
– Empresas em fase pré-operacional tendem a ter maior lucro, mas também há risco maior. Avalie bem essa questão antes de comprá-las.
Já sabe como funciona o mercado de ações, suas vantagens e como começar a investir? Compartilhe com seus amigos para eles ficarem sabendo também!