
O Nubank está estreando na Bolsa de Valores de Nova York, com sua Oferta Pública Inicial (IPO do Nubank). E os clientes poderão adquirir BDRs que a instituição oferece na Bolsa, por meio do programa chamado NuSócio.
Apelidados de “pedacinho do Nubank”, o BDR é a sigla para Brazilian Depositary Receipt. Basicamente, é uma opção para investidores brasileiros que querem investir em empresas listadas no exterior.
Quem deseja investir nesses ativos, teve até o último dia 7 de dezembro para realizar a reserva de BDRs. Eles são oferecidos sem custo pelo banco digital.
Mas a questão é: será que precisa declarar os BDRs do Nubank no Imposto de Renda? Confira!
Quem aderiu ao NuSócio deverá declarar o BDR no Imposto de Renda ?
De acordo com o Nubank, a BDR não precisará ser declarada no Imposto de Renda de 2022 (referente ao ano de 2021).
Acontece que o BDR oferecido pelo NuSócios só poderá ser negociado 12 meses após a entrada do banco Bolsa. Até lá, o cliente ainda não pode escolher se vai vender ou manter o BDR.
Por isso, não será necessário declará-lo no IRPF 2022. Porém, no ano seguinte, poderá ser necessário, assim como outros investimentos e como acontece com qualquer BDR.
Mesmo quem não ultrapassar o limite de renda estipulado pela Receita Federal deverá declarar. É válido frisar que os BDRs não entram na tabela de isenção tributária.
Ou seja, ao vendê-lo, o lucro é taxado na hora de prestar contas ao Fisco.
Outro ponto de atenção, a isenção do IRPF 2022 vale apenas para quem aderir ao NuSócios. Quem comprar uma BDR diretamente na Bolsa já precisará declarar no Imposto de Renda de 2022.

Como vai funcionar o IPO do Nubank e a aquisição dos BDRs?
Em novembro, o banco digital anunciou o NuSócios, que permitirá aos brasileiros investirem em ações ou BDRs da empresa na NYSE, a Bolsa de Nova York. Ou seja, foi feita a Oferta Pública Inicial (IPO).
Depois de um ano do IPO, ou seja, dezembro de 2022, os clientes que aderiram poderão escolher entre manter ou vender o BDR.
“Durante os primeiros 12 meses a partir da nossa entrada na Bolsa, vamos cuidar do seu pedacinho enquanto você pode se familiarizar com o mundo dos investimentos para tomar as melhores decisões sobre o que fazer com ele no futuro.”
Mas vale lembrar que este é um investimento de risco. Por isso, não é mais recomendado para um investidor com perfil conservador.
Os clientes interessados no programa tiveram até o último dia 7 de dezembro para aderir. Se é o seu caso, certifique-se de que já leu o prospecto e o formulário de referência.
Esse prospecto é um documento jurídico que explica todas as condições da oferta.
Quanto cada BDR do NuSócio vai valer?
A previsão do Nubank é que cada BDR deverá representar 1/6 de uma ação ordinária classe A da Nu Holdings. Ou seja, entre R$9,35 e R$10,29.
Mas esse não é um valor já determinado. Na verdade, ele só será confirmado ao final do IPO do Nubank (em dezembro de 2022).
Além disso, quem aceitar os BDRs, no fim desse mesmo prazo, poderá decidir o que fazer com eles: manter ou vender.
Se o valor do BDR acabar sendo maior do que aquele que você estabeleceu no aplicativo no momento de aderir ao NuSócio, não participará do IPO.
Neste caso, o dinheiro será devolvido em sua conta em até três dias. Além disso, o número de BDRs que puderam ser adquiridos com o valor que você definiu só serão calculados no momento de liquidação.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe com seus amigos que também são correntistas do Nubank!