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O que é Mindfulness e como aplicar essa técnica no dia a dia

Escrito por: Priscila Gomes em 3 de dezembro de 2018

Momento. O mindfulness se trata de uma experiência que valoriza o momento. É um método que ajuda os praticantes a organizarem suas emoções e aproveitarem o momento presente. Entenda mais sobre o que é e como fazer para aplicar essa técnica diariamente.

mindfulness

O mindfulness faz com que a atenção de uma pessoa seja direcionada ao que realmente é importante e relevante. Entre os benefícios estão o controle da ansiedade e estresse, e indução do relaxamento.

Esta técnica é muito conhecida como “atenção plena” porque também pode ajudar a melhor o foco e atenção nas pequenas e grandes coisas. Com raízes budistas, o mindfulness é um tipo de meditação, mas hoje já se desvinculou de qualquer religião.

O mindfulness é uma ferramenta que possibilita a aceitação da fase atual da vida, bem como as experiências e acontecimentos desde os mais positivos aos negativos. E é essa aceitação do presente que permite reflexão sem julgamentos e uma nova forma de se enxergar e enxergar o que acontece na vida.

Benefícios de praticar o mindfulness

Muito utilizada no mundo empresarial, este treinamento da mente que desenvolve a atenção plena, qualidade importante para empresários. Mas as áreas da saúde e educação também podem fazer uso do mindfulness para maior sucesso acadêmico, social e profissional.

Quando uma pessoa pratica mindfulness ela treina a respiração (melhoria do foco) e o cérebro a ter mais consciência. Confira mais alguns benefícios:

– Melhora a memória

– Mais criatividade

– Diminuição da ansiedade e depressão

– Melhor desempenho acadêmico

– Melhoria nas tomadas de decisão (mais precisão e consciência das escolhas)

– Redução do estresse

– Perda de peso

– Aumento da imunidade

– Maior sensação de bem-estar

– Melhora a vida sexual

– Evita armadilhas da mente

Como praticar mindfulness

O cérebro não é algo que você pode ligar ou desligar quando ou onde quiser. Por isso, é necessário que seja treinado. Uma forma para começar a utilizar a técnica é com a alimentação. Não comer com pressa faz com que o cérebro pare e preste atenção no que está fazendo. Dessa forma, estará treinando para se concentrar naquele momento: o presente.

Conheça um passo a passo para treinar seu cérebro:

Sente com postura: adote uma posição confortável para que seu corpo se estabilize. O ideal é manter o contato do corpo com o chão, mas é possível fazer em qualquer lugar.

Cruze as pernas e olhe para baixo: esta posição facilita a concentração. Observe como se sente, dê atenção ao corpo, à pele e como ele se comporta nessa posição.

Tente diminuir as distrações: mantenha sua atenção na respiração, se desligue do externo.

Não pense no que te preocupa, seja passado ou futuro: quando vir alguma distração à mente, perceba o que ocorreu e não se julgue. Deixe fluir não se prendendo a elas e prestando atenção na respiração. Com o tempo e prática esta dispersão será menor.

Respire e use isso para ter mais concentração: a respiração é a base do mindfulness. É importante que você deixe seguir o fluxo natural, sem tentar mudar o ritmo. Observe o ar entrando e saindo pelo nariz, inspire e respire percebendo os movimentos do seu corpo.

Se permita relaxar mentalmente: deixe a mente livre e seja gentil com seus pensamentos durante o exercício. Termine a sessão abrindo os olhos lentamente.

mindfulness

Por ser um estilo de vida, os praticantes podem encontrar sua própria forma de mindfulness. Lembre-se de envolver ações que te levem à atenção plena. Faça seus testes e veja como experimentar este tipo de meditação da melhor maneira. Também existem profissionais que podem colaborar na prática correta, bem como cursos e workshops.

Para conseguir os resultados expostos anteriormente é necessário que o mindfulness seja transformado em uma rotina diária. Quando já tiver experiência, faça entre 20 e 30 minutos todos os dias nos horários que considera pertinentes. Caso ache muito tempo para começar, adeque à sua rotina. Pode ser 5 ou 10 minutos também.

20 motivos para fazer meditação

A ideia de praticar meditação já passou pela sua mente? Todo mundo pode encaixar a meditação na rotina, desde que tenha disciplina, pare com a agitação do dia por alguns minutos e se afaste de todas as distrações externas. Veja 20 motivos para investir um tempo na prática.

#1: aumenta a resistência mental

#2: traz paz interior

#3: eleva a espiritualidade

#4: aumenta a compreensão dos sentimentos

#5: aumenta a felicidade

#6: melhora o fluxo sanguíneo

#7: aumenta a energia diária

#8: diminui dores

#9: propicia o autoconhecimento

#10: diminui comportamentos negativos

#11: aumenta a qualidade dos pensamentos

#12: reduz a insônia

#13: melhora a capacidade sexual

#14: diminui a pressão arterial

#15: ajuda a lidar com as emoções

#16: auxilia na produção de hormônios saudáveis

#17: facilita o abandono de vícios como cigarro ou bebida alcoolica

#18: aumento da produtividade

#19: cura traumas

#20: aumento da motivação

E você, o que está esperando para aplicar a técnica de mindfulness no dia a dia?

Priscila Gomes

Jornalista. Gosto de abraços, aniversários e do Natal. Atualmente produzo conteúdo para internet e faço assessoria sindical.

Um comentário sobre “O que é Mindfulness e como aplicar essa técnica no dia a dia

  1. Mindfulness, é muito bom comprei um livro que fala dele. Comecei a seguir ele e acabei fazendo coisas que me ajudaram como reduzir gastos e exércicios.

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