Por que passagem aérea está tão cara? Preços chegam a superar inflação

0
458
Mulher de costas usando mochila, observando horários de voo em um aeroporto
5
(1)

Se você está planejando uma viagem, provavelmente tem se assustado com os preços das passagens aéreas. Não é impressão, os voos nacionais e internacionais estão mais caros e existem uma explicação para isso. 

Nos últimos 12 meses, as passagens de avião no Brasil acumulam alta de 47,35%, segundo dados do IPCA-15 de setembro. Em junho deste ano, o acumulado do ano atingiu 123%.

Os dados foram divulgados pelo Bureau of Labor Statistics também apontam que em um ano, contado até setembro, os preços das passagens aéreas subiram até chegar à maior alta da história. 

Na prática, isso significa que elas ficaram cinco vezes mais caras que a taxa de inflação geral, que foi de 8,2% no período analisado. Nos 12 meses até agosto, a alta dos preços das passagens aéreas em 12 meses havia sido de 33%.

Por que a passagem aérea está cara?

Um dos motivos para a passagem aérea estar tão cara é a pandemia, que provocou uma retenção de demanda. Além disso, tem a questão cambial, com o dólar caro e, principalmente, a alta dos combustíveis. Fora outros fatores.

O impacto da pandemia de Covid-19 fez com que a indústria praticamente parasse durante os períodos de restrição mais intensos. E agora, economicamente falando, a recuperação está sendo lenta. 

Além disso, a questão sanitária provocou um desequilíbrio de demanda. Muitas pessoas deixaram de viajar na pandemia, mas mantiveram suas passagens ao invés de pedir reembolso e agora as companhias precisam acomodar essa demanda represada.

Mas a principal razão para a alta dos bilhetes aéreos é o preço do querosene de aviação Esse combustível corresponde a mais de um terço do custo dos voos e teve alta de 64,3% entre janeiro e agosto deste ano no Brasil, segundo estimativa da Abear.

A invasão russa à Ucrânia, no começo deste ano, também contribuiu para aumentar substancialmente os preços dos combustíveis.

pessoas sentadas dentro de um avião
Preço de passagens aéreas subiram mais de 47% no Brasil

O terceiro fator que encarece as passagens é o câmbio, com o dólar mais caro os custos de aviação também sobem, isso impacta inclusive no próprio combustível. 

Esses problemas se somam a outras questões menores, mas que também encarecem o serviço: como a falta de mão de obra no setor diante da recuperação forte na demanda de viagens pós pandemia. 

Isso tudo se reflete em grandes desafios de fornecimento, atrasos na entrega de aeronaves e outros problemas.

As companhias aéreas também alegam a questão da incerteza política e do cenário internacional. Já que as passagens geralmente são vendidas com antecedência, elas tentam prever os custos no futuro próximo para oferecer os serviços.

Os preços vão diminuir? Vale a pena adiar uma viagem?

Agora a pergunta que fica é: será que vale a pena esperar o preço das passagens aéreas cair para viajar? 

A resposta é: depende. Se você não tem uma data específica para viajar, pode esperar vários meses tentando entender se a dinâmica do setor melhora. Mas adiar para curto prazo provavelmente não fará diferença. 

Especialistas acreditam que o preço da passagem aérea continuará alto ainda por um tempo e certamente até o final de 2022. 

Na verdade, na temporada de festas de fim de ano espera-se uma alta ainda mais significativa, como sempre acontece no período. Fique atento a isso. 

A perspectiva das companhias é de um cenário ainda desafiador nos próximos meses, com custos altos, principalmente em relação ao petróleo e à taxa cambial. 

“Não é uma questão de vai cair ou não [a tarifa]. Tudo vai depender do que vai acontecer no cenário de custos”, explicou Fábio Campos, diretor de relações institucionais da Azul, à Folha de São Paulo.

O conteúdo ajudou? Então compartilhe e leia também: Como comprar passagens aéreas baratas: 11 melhores dicas!

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui