Como comprar passagens aéreas baratas: 11 melhores dicas!

0
2143
Pessoa entregando dois passaportes a outra
0
(0)

Planejar a viagem com antecedência é uma grande vantagem para quem deseja economizar e adquirir passagens aéreas baratas. Afinal, quanto mais perto da data, mais caro a passagem de avião fica. Mas, não deve-se comprar com tanta antecedência, porque também sai mais caro.

Anúncios

Confuso? Calma que vamos te ajudar com algumas dicas de como comprar passagens aéreas baratas.

Acompanhar sites que divulgam promoções de passagens, como o Melhores Destinos, além dos próprios buscadores na internet, ajudam nessa economia. Ademais, outro detalhe importante é evitar períodos de feriados prolongados ou férias, como dezembro/janeiro e junho/julho.

Anúncios

Na alta temporada a passagem sempre será mais cara. Janeiro, por exemplo, é período de férias no Brasil e nos EUA. Entre junho e setembro ocorre o verão europeu, que também costuma ter preços altos.

Já os meses de primavera e outono, seja no hemisfério sul ou norte, costumam ser períodos em que as viagens cabem mais facilmente no seu bolso.

O dia da viagem também influencia no preço. Geralmente, viagens às sextas ou domingos costumam ser mais caras do que no meio da semana, por exemplo.

Anúncios

+ Saiba como identificar se o cartão de crédito tem milhas

Pessoa no aeroporto segurando o passaporte
A dica chave para quem deseja comprar passagem barata é pesquisar bastante antes de fechar o negócio

Dicas para comprar passagens aéreas baratas

1. Pesquise bastante

Pesquisar é fundamental antes de fechar qualquer negócio. E isso também vale se você quiser viajar gastando menos.

Por isso, na hora de comprar passagem de avião barata, pesquise bastante. Acompanhe os preços com antecedência, para ter noção da média dos valores para o destino escolhido.

Usar os comparadores também é uma excelente dica e facilita e muito sua pesquisa. Sites como Kayak, Skyscanner, Momondo e Voopter ajudam a comparar preços de diversas companhias, para você decidir pela melhor oferta para o seu bolso.

2. Seja flexível

Ser flexível com a data também ajuda muito. Mesmo que o período das suas férias já esteja determinado, tente ser flexível com a data de ida e de retorno. Assim, pode ser que você encontre preços melhores do que os das datas escolhidas previamente.

Alguns sites como o Skyscanner ainda possuem a opção “mês mais barato”, que te ajuda a escolher o período para visitar aquele destino dos seus sonhos.

A sua pesquisa pela passagem aérea barata deve incluir o acompanhamento desses sites e das companhias aéreas. Cadastrar-se nos e-mails marketing e ficar ligado nas mídias sociais das companhias vai ajudar a saber quando aquele destino estará mais em conta.

3. Utilize programas de milhas aéreas

Já falamos sobre como você pode pesquisar e monitorar o preço das passagens. Agora, outra forma ainda útil são os programas de milhas aéreas. Sabia que é possível até mesmo viajar de graça usando milhas?

No programa de milhas você acumula pontos, geralmente pelo uso do seu cartão de crédito, e pode trocar por diversos produtos, inclusive passagens. Em algumas opções, você pode pagar pela passagem com uma parte em dinheiro e a outra parte em milhas.

Incluir no seu monitoramento os sites dos programas de milhas também pode ser válido. Isso porque eles também lançam promoções com frequência para a transferência de pontos do cartão ou mesmo para a compra de passagens.

4. Reserve sua passagem com antecedência

Nunca deixe para cima da hora a sua reserva. Repetindo: quanto mais perto da data da viagem, mais caras ficam as passagens aéreas. Porém, se você comprar muito antes, também vai pagar mais.

Por isso, o que você deve ter em mente é: pesquise. Antes de fechar negócio, veja o preço da passagem para compra direto na companhia ou através dos comparadores, por exemplo. Certifique-se de adquirir por um site confiável.

Cuidado! Não caia em promoções que pareçam ser boas demais e em sites desconhecidos. Na dúvida, consultar uma agência de viagens devidamente registrada também pode ajudar na sua escolha.

5. Considere comprar pacotes de viagem

Muitas vezes as pessoas optam por adquirir passagem e hospedagem separadas. Mas, estimativas apontam que a prática pode gerar um gasto 35% maior do que comprar um pacote de viagem com ambos juntos.

Por isso, pesquise com calma e veja quais são as opções mais vantajosas para a data da sua viagem.

6. Considere as opções de pagamentos

Por fim, avalie as opções de pagamento e veja quais são mais vantajosas para você. Verifique se a companhia oferece algum tipo de desconto comprando à vista, por exemplo, e se o benefício vale a pena.

Caso vá comprar parcelado, escolha parcelar por boleto, caso haja essa possibilidade. Assim, você fica com o limite do cartão livre para gastar na viagem.

7.  Evite feriados e outros períodos de alta temporada

Uma das coisas mais importantes em comprar passagens aéreas baratas é evitar os períodos de alta temporada. Isso porque a demanda de clientes aumenta bastante, então todos os custos da viagem, desde passagens a estadia, também seguem esse fluxo.

No Brasil, são considerados períodos de alta temporada os meses de férias escolares, ou seja, dezembro, janeiro e julho. Os demais meses do ano, com exceção das datas de feriados nacionais, são considerados baixa temporada no Brasil.

Tudo isso dependerá do país que você pretende visitar, então pesquise como essas datas funcionam nessa região.

8. Ative o alerta de preços

Existem muitas formas que os sites e companhias utilizam para anunciar seus descontos e promoções. Por isso, ative os alertas de preço e fique de olho constantemente nas ofertas para os destinos que pretende conhecer.

Uma outra dica interessante é se inscrever em newsletters, para que receba sempre no seu e-mail variados conteúdos sobre as viagens.

Além dos descontos, é interessante receber outras dicas para que a sua viagem possa ser o mais proveitosa possível no que se refere a comprar passagens aéreas baratas.

9. Procure empresas low cost

Como o nome já diz, as empresas low cost oferecem taxas bem abaixo da média, abrindo mão de alguns extras. Pode ser interessante, caso você vá fazer muitas viagens em um continente e possa abrir mão de certos confortos para baratear o custo.

Dessa maneira, é preciso pesquisar quais empresas do tipo atuam na localidade para qual você deseja ir.

Contudo, vale ressaltar que antes de comprar uma passagem nesse tipo de companhia, ainda é necessário tecer um comparativo com outras, para saber se realmente vale a pena.

10. Diminua as bagagens

Muitas companhias aéreas cobram preços altos para despacharem bagagens. Sendo assim, viajar com pouca coisa (ainda mais se couber na bagagem de mão) pode ser bem mais econômico em alguns cenários.

Logo, certifique-se dos padrões de bagagens que a companhia escolhida por você estabelece para que não seja surpreendido no momento da viagem e possa se preparar para ir o mais leve possível.

11. Aproveite datas específicas

Por fim, mas não menos importante, vale dizer que é uma boa aproveitar datas como Black Friday para comprar as passagens aéreas.

Fique de olho também nos eventos promovidos por agências de viagens, principalmente esses que comemoram o aniversário da companhia, pois podem oferecer muitos descontos interessantes.

+ Quanto custa um mochilão na Europa? Veja como economizar

Quando comprar passagem de avião barata?

No geral, para voos nacionais, o ideal é comprar a passagem de 30 a 60 dias antes da data da viagem. Antes disso, o voo estará vazio demais e depois cheio, assim as companhias não têm interesse em baixar o preço.

Já no caso dos voos internacionais, a recomendação é de que a compra seja feita em um período de 45 dias a quatro meses, podendo chegar a, no máximo, seis meses. Acima de seis meses é comum que hajam cancelamentos.

Conforme já mencionado, seguir as redes sociais das companhias aéreas é uma boa forma de ficar por dentro das promoções

Não existe um horário específico em que as passagens estejam mais baratas. Mas, na madrugada há menos movimento nos aeroportos, o que ajuda a baixar os preços das viagens nesses horários. Mas, isso não é regra.

Agora que você já tem as dicas para comprar passagem barata, conheça os lugares para você ir pagando pouco.

Veja também no FinanceOne:

*Colaboração: Isabella Mercedes

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui