
Como de costume, a revista Time divulgou a sua lista que elege as 100 pessoas mais influentes do mundo. Mas desta vez, há dois brasileiros na relação: a ativista indígena Sônia Guajajara e o cientista Túlio de Oliveira.
Anúncios
A lista reconhece, todos os anos, pessoas que estão gerando impacto no mundo, independentemente de aspectos positivos ou negativos. A edição mais recente (19ª) foi divulgada no último dia 23 de maio.
Além dos brasileiros citados, ela conta também com nomes de artistas como Zendaya, Zoë Kravitz, Sarah Jessica Parker, Andrew Garfield, Keanu Reeves, Channing Tatum e até a cantora britânica Adele.
Anúncios
Mas há também nomes de importantes líderes internacionais, como o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
A relação completa pode ser consultada em Most Influential People. Quer saber quem são os brasileiros e o que eles fizeram para serem eleitos? Então continue lendo o artigo!
Quem são os brasileiros entre as pessoas mais influentes do mundo?
Os dois brasileiros entre as 100 pessoas mais influentes do mundo – Sônia Guajajara e o cientista Túlio de Oliveira – figuram na categoria de pioneiros.
Anúncios
Guajajara é a atual coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil pela Amazônia (Apib), que luta pela proteção das terras indígenas no país.
A revista destaca a participação da líder na COP26, que criou um fundo de US$1,7 bilhão para povos indígenas e comunidades locais e também a liderança nos protestos contra o “pacote da morte” de legislação anti-indígena.
O reconhecimento da Revista Time que me elege entre as 100 personalidades mais influentes de todo o mundo é um reconhecimento da luta indígena global, que é coletiva e defende o futuro de toda a humanidade. Demarcação Já! Viva os povos indígenas do Brasil!
Sônia Guajajara, via Twitter
Guajajara também foi candidata a vice-presidente pelo PSOL em 2018 e é uma voz ativa contra o governo Bolsonaro. Um inquérito chegou a ser instaurado contra ela por causa disso, mas depois foi arquivado.
O brasileiro Túlio de Oliveira figura entre os pioneiros ao lado de Sikhulile Moyo, virologista do Zimbabwe e diretor do Laboratório de Referência de HIV de Botswana-Harvard. Ambos participaram da pesquisa que identificou a Ômicron.
É uma enorme honra estar com uma Líder e ativista indígena, Sônia Guajajara, na lista dos 100 mais influentes da revista Time. Vamos trabalhar para um Brasil melhor que respeite a ciência, a vida, a população indígena e a natureza.
Túlio de Oliveira, via Twitter
Oliveira é diretor do Centro de Resposta e Inovação Epidemiológica da África do Sul e atua na vigilância epidemiológica da Covid-19 no país. Junto com Moyo, ele fez parte do grupo de pesquisa envolvido no sequenciamento e detecção da variante Ômicron, em novembro de 2021.
CEO do Nubank também está na lista
O CEO da startup brasileira Nubank, David Vélez, também entrou para a lista de 100 pessoas mais influentes do mundo. No entanto, o empresário não é brasileiro, mas sim colimbiano.
“Compartilho essa homenagem com meus co-fundadores e todos os nossos funcionários, pelo incansável trabalho para oferecer produtos e serviços incríveis, devolver às pessoas o controle de seu dinheiro, e promover a inclusão financeira na América Latina”, disse Vélez, em nota.
O Nubank foi fundado por Vélez em 2013, junto com os sócios-fundadores David Vélez, Cristina Junqueira e Edward Wible.

Como são escolhidas as pessoas mais influentes do mundo?
A lista funciona de pessoas mais influentes do mundo assim: todo ano, a Times elege pessoas que representaram grande influência em alguma área, sem necessariamente distinguir entre aspectos positivos ou negativos.
A relação é publicada anualmente para reconhecer o impacto, inovação e conquistas de pessoas que estão ajudando a moldar o mundo ao seu redor.
“Uma comunidade de líderes cuja energia e compromisso, nós esperamos, inspire outras pessoas a entrar em ação também”, explica a Times.
Os nomes são divididos em categorias como pioneiros, artistas, inovadores, líderes e ícones.
Na categoria líderes, por exemplo, a lista de pessoas mais influentes do mundo tem o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que enfrenta a invasão do país pela Rússia.
Além dele, Ketanji Brown Jackson, primeira mulher negra nomeada para a Suprema Corte dos Estados Unidos.
Entre ícones, estão o jornalista russo vencedor do Nobel da Paz em 2021, Dmitry Muratov, e também a cantora Adele.
Gostou do conteúdo? Então leia também: Conheça os 10 países com mais milionários no mundo. Veja a lista!