
Com tantas inovações tecnológicas e existentes hoje em dia, você já parou para pensar se é possível fazer um Pix com cartão de crédito? Pois é. Essa dúvida existe e paira sobre a cabeça de muita gente!
Isso porque, teoricamente, o Pix só funciona para aqueles que possuem dinheiro em conta. Ou seja, funciona como uma transação bancária. No entanto, existem instituições financeiras que apostam nesse tipo de transação com o cartão de crédito.
Em tese, ela funciona como uma transação de Pix comum, só que realizada via cartão de crédito. Porém, ela possui custos a mais, que envolvem o uso do cartão.
Ficou curioso para saber um pouco mais sobre esse assunto? Então continue a leitura. Vamos te mostrar um pouco mais sobre como funciona o Pix com cartão de crédito e se vale a pena utilizar essa opção no dia a dia. Confira!
É possível fazer Pix com cartão de crédito?
Como mencionamos anteriormente, sim, é possível. Mas vale lembrar que não são todas as instituições financeiras (bancos tradicionais ou fintechs) que estão oferecendo esse tipo de serviço aos seus clientes.
Mas ao mesmo tempo que essa é uma transação possível, ela é “tecnicamente impossível“ de existir. Até porque, a princípio, essa funcionalidade que não existe como uma operação de crédito (por enquanto). O que existe é um tipo de empréstimo.
Em outras palavras, o Pix com cartão de crédito pode ser traduzido como um empréstimo financeiro que utiliza o nome do meio de pagamentos instantâneos para realizar transações financeiras.

Isso significa que o Pix com o cartão de crédito é apenas a retirada de limite do seu cartão para transformá-lo em dinheiro de verdade e utilizar para transações bancárias, como se fosse dinheiro em débito mesmo.
O problema neste tipo de operação financeira é que, assim como outros empréstimos, essa opção resulta em tarifas bancárias, juros e outros custos bem salgados, que não valem a pena desde que utilizados com frequência.
Por isso, é importante ficar de olho em qual tipo de propaganda tem sido oferecido para você e ficar atento. Afinal, esse tipo de transação financeira pode prejudicar você futuramente por conta dos altos custos relacionados.
Como funciona essa transação?
Antes de mais nada, é importante avaliar se esse tipo de transação é oferecida pela instituição financeira a qual você possui conta corrente e cartão.
Nesse sentido, é importante que você possua as duas coisas vinculadas por conta da cobrança. Existe a necessidade de que esse dinheiro saia do seu cartão de crédito e entre para a sua conta corrente, então vale a pena dar uma olhada.
Se estiver, esse dinheiro sairá do seu limite pré-aprovado, ou seja, do dinheiro “sobrando“ que existe no seu limite diretamente para a sua conta corrente.
Por isso, antes de realizar esse tipo de solicitação, vale a pena verificar quais são os custos e se possível, realizar o pagamento bem rápido. Por ser uma operação que se assemelha a um empréstimo bancário, as tarifas e juros incidentes custam alto.
+ PIX Crédito: o que é e como vai funcionar a modalidade
Se aprovado, a instituição financeira vai liberar o dinheiro para a sua conta e aí basta fazer a transação financeira. Por fim, é assim que funciona o Pix com cartão de crédito.
Passo a passo como fazer um Pix com o cartão de crédito?
Você já sabe que precisa ter um saldo no seu cartão para fazer o Pix com uma carteira digital. Mas como é o processo? Ele costuma ser bem parecido em diversas instituições financeiras, por isso hoje vamos explicar o do PicPay.
1º passo: baixe um aplicativo de carteira virtual como a RecargaPay ou PicPay;
2º passo: realize o cadastro na plataforma com seus dados;
3º passo: cadastre seu cartão de crédito nas opções de pagamento;
4º passo: agora você deverá ir até a sessão de transferência via Pix;
5º passo: escolha a opção cartão de crédito como forma de pagamento e o valor a ser transferido. Pronto, a transferência foi feita e debitada diretamente no seu cartão.
Vale ressaltar que algumas carteiras digitais podem solicitar que você coloque dinheiro na carteira antes de realizar a transação. Caso isso aconteça, você deverá ir na opção de carregar a carteira e escolher o cartão como meio de pagamento.
Como fazer Pix com cartão de crédito no Nubank?
Também já é possível fazer pix com cartão de crédito Nubank. O processo é bem fácil e simplificado. Veja a seguir:
1º passo: acesse o aplicativo do Nubank e depois abra a área do Pix;
2º passo: selecione qualquer uma das opções de transferências disponíveis;
3º passo: digite o valor que será feito o pix;
4º passo: na tela de pagamento, escolha como deseja transferir;
5º passo: agora escolha a opção ‘cartão de crédito’ para poder pagar dessa forma;
Pronto! Agora será possível escolher o número de parcelas e depois é só confirmar a sua transação digitando a sua senha e confirmando o processo.
Por que o nome ‘Pix com cartão de crédito‘?
Sendo uma das transações financeiras mais realizadas no Brasil, o nome Pix ficou associado a algo fácil e corriqueiro, feito no dia a dia. Por isso, fica mais fácil vender um tipo de empréstimo com esse nome. Sendo assim, vale a pena utilizá-lo apenas em emergências financeiras, tudo bem?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre como funciona o Pix com cartão de crédito, que tal saber como funciona o cancelamento de Pix já enviado. Confira!
*Colaboração: Juliana Favorito e Mateus Carvalho