Saiba como cancelar um PIX já enviado e se é possível

81
91963
uma pessoa segurando o celular
4.3
(416)

O PIX é uma ferramenta de pagamento criada pelo Banco Central no final do ano de 2020, com o objetivo de realizar transações de forma rápida e prática. Além disso, ele compete com outras operações como o DOC e o TED. Mas você sabe se é possível cancelar um PIX?

Anúncios

Ao realizar essa transação, o valor transferido cai na conta da pessoa em até 10 segundos. Apenas quando há suspeita de fraude isso pode levar mais tempo.

Mas o cancelamento desse tipo de transferência só é possível em dois casos:

Anúncios

  • ao comprovar uma fraude ou
  • caso a pessoa que recebeu o valor rejeite a transação.

Por isso, continue lendo para saber como tentar cancelar uma transferência e como proceder se for vítima de uma fraude.

Fiz um PIX errado. E agora? Como cancelar?

Primeiramente, comunique a instituição financeira responsável pelo seu PIX. Ou seja, a fintech ou banco que você possui conta.

Faça isso o mais rápido possível já que, dependendo do valor, a instituição pode demorar mais tempo para aprovar a transação. Assim, existem chances de conseguir o estorno.

Anúncios

Mas caso a transação já tenha sido autorizada, solicite à instituição financeira o estorno do valor por erro na transferência.

Na hipótese da sua solicitação ser aceita pelo banco, eles entrarão em contato com o Provedor de Serviço de Pagamento (PSP) do destinatário do seu PIX. A instituição entrará em contato com o recebedor e pedirá a restituição do valor transferido.

Entrar em contato com a pessoa é uma forma de ter o dinheiro de volta

Outra possibilidade é entrar em contato diretamente com a pessoa para quem você fez a transferência do PIX errado.

Pelo próprio extrato bancário o destinatário tem como efetuar o estorno do valor da conta de origem, sem nenhum tipo de cobrança ou tarifa.

Por fim, se a pessoa que recebeu o PIX se recusar a devolver o valor e a instituição financeira também não puder restituir a transação, o jeito é procurar à Justiça.

Caso não possa pagar pelo serviço de um advogado, pode solicitar ao Juizado Especial Cível. Por esse meio, é possível entrar com uma ação até mesmo sem advogado, desde que você esteja elegível para o auxílio jurídico gratuito.

Fiz a transferência para um desconhecido, consigo reaver o dinheiro?

Se você realizou a transferência para uma pessoa desconhecida e não tem como entrar em contato com ela, sentimos muito mas não há como reaver o dinheiro. A única coisa que pode ser feita é torcer para a pessoa que recebeu devolver o valor.

Como já foi dito acima, você até pode tentar entrar em contato com a sua instituição financeira para saber o que é possível fazer. Porém, isso não garante que o estorno será realizado.

Por isso, é fundamental que você esteja sempre atento na hora de realizar a transferência para que não cometa nenhum erro.

Mudanças no PIX devem aumentar proteção contra golpes

Como o PIX é um método de pagamento cujo principal objetivo é ser instantâneo, realmente a melhor forma de se prevenir é: checar antes de realizar a transferência.

Mas é verdade também que, desde o surgimento da ferramenta, os números de golpes aumentaram muito. Por isso, o Banco Central anunciou algumas mudanças para proteger ainda mais os usuários.

A principal delas é a ampliação da responsabilização das instituições que oferecem esse tipo de serviço.

Agora, o regulamento deixa explícito que elas têm o dever de responsabilizar-se por fraudes decorrentes de falhas nos seus próprios mecanismos. Fique atento a isso!

Além disso, foi estabelecido o limite de R$1 mil em transações durante o período noturno, entre 20h e 6h do dia seguinte.

Será possível solicitar outros limites, mas a mudança será avaliada pela instituição e poderá levar até 48 horas para ser aceita.

Aprenda como conferir as transações

Antes de finalizar qualquer transferência por PIX o ideal é que a pessoa verifique todas as informações. Isso é fundamental para saber se o dinheiro está sendo direcionado para o destinatário correto.

pessoa cancelando pix pelo celular
É possível evitar transferir dinheiro por PIX para a pessoa errada

Após todas as transações realizadas por meio do PIX é gerado um comprovante. Com isso, você consegue visualizar as informações, desde o número da ID/Transação, o valor, data e hora.

Além disso, é possível verificar a descrição de cada transação e os dados da pessoa que recebeu o PIX.

+ Seguro para PIX? Saiba quais bancos e instituições oferecem

Você ainda consegue acessar todo o histórico das transações no aplicativo do seu banco. Mas como fazer isso?

Acessando o extrato da sua conta bancária em que usa o PIX, lá tem todas as transações realizadas de um determinado período.

Como evitar erros ao realizar o PIX

O PIX só é enviado após o usuário confirmar a transação, seja por meio de senha, digital ou qualquer outro método. E antes disso, é possível cancelar o PIX.

Mas para evitar qualquer tipo de erro e evitar futuras dores de cabeça é preciso estar atento na hora da transação. Separamos algumas dicas que vão ajudar a minimizar os riscos, confira!

  • Confirme as informações de chave PIX ou dados bancários com a loja ou pessoa para quem você deseja realizar o pagamento;
  • Ao inserir a chave ou dados bancários no PIX, leia as informações que o aplicativo mostrar como sendo do destinatário dos recursos
  • Confira se o valor foi digitado corretamente, sem nenhum zero a mais ou a menos
  • Antes da confirmação de senha, geralmente é exibida uma tela com todas as informações da transação como o valor, destino dos recursos e a data do PIX. Veja se está tudo correto antes de colocar a senha ou digital
  • Depois de enviar o PIX, visualize o comprovante, que contém todas as informações sobre quem recebeu os valores, como identificação da transação, dia e hora, valor e os dados da conta de destino da transferência.

Como evitar cair em fraudes nas transferências instantâneas?

O PIX não possui nem um ano de existência e já tem golpistas se aproveitando para roubar dados de clientes que se registram no serviço.

A empresa de segurança digital Kaspersky encontrou mais de 60 sites falsos, que usam as técnicas de “phishing”, que é a prática de enganar pessoas para aplicar golpes com o PIX.

Na prática, os criminosos costumam se passar por instituições bancárias e de pagamento, pedindo que os usuários registrem suas chaves do PIX por meio de um site falso que simula o site real.

Então, você deve ter um cuidado redobrado ao informar seus dados em algum site para não cair nos golpes com o PIX.

Mensagens com intuito de roubar dados dos usuários podem chegar de várias maneiras:

  • E-mail;
  • Mensagens em redes sociais, incluindo anúncios;
  • SMS.

Por isso, a regra é desconfiar sempre. Não saia clicando nos links antes de verificar se o e-mail e/ou site realmente são do seu banco ou instituição de pagamento.

Analise, com cuidado, as URLs das páginas que solicitam dados confidenciais. Caso o endereço pareça suspeito ou possua letras e caracteres sem sentido, não termine o cadastro.

Instituições financeiras não solicitam dados para clientes

É exatamente por isso que as instituições nunca solicitam que os usuários forneçam suas senhas via e-mail, chat ou redes sociais.

O Banco Central proíbe o registro de chaves por chamada telefônica, portanto, caso passe por essa situação, não forneça seus dados.

Desconfie também de e-mails recebidos sobre mudança de senha ou alteração de cadastro, caso você não os tenha solicitado na sua conta/plataforma.

Por fim, lembre-se sempre o quanto é difícil conseguir cancelar um PIX de valor enviado por engano. Assim, você facilita a sua vida e evita transtornos futuros.

Gostou do nosso conteúdo? Confira agora se é possível agendar uma transferência por PIX.

O que achou disso?

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 416

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

81 COMENTÁRIOS

  1. Enviei um PIX para o número errado, tenho algum direito de conseguir o estorno de forma judiciária como foi mostrado acima?

    • Olá, Eduardo! Tudo bem?
      Primeiramente, comunique a instituição financeira responsável pelo seu Pix. Outra possibilidade é entrar em contato com a pessoa para quem você fez a transferência do Pix errado. Se escolher a via judiciária, procure um advogado.

        • Olá, Leide! Tudo bem?
          Se você sabe quem recebeu o valor, a primeira medida é entrar em contato diretamente com essa pessoa e pedir que ela faça a devolução da quantia. Se você não conhece a pessoa que recebeu o Pix errado, é possível tentar identificá-la por meio da própria chave (se for CPF, e-mail ou celular). Você pode usar essa informação para entrar em contato. A última alternativa é entrar em contato com a instituição na qual a chave do beneficiário está cadastrada, informando seu problema e pedindo que o banco faça o contato com o destinatário.

          • Olá meu filho foi fazer uma compra de uma moto e chegando lá viu que era um assalto e um sequestro relâmpago pois colocaram ele no carro e exigirão e ele fazer uma transferência via pix sendo que já vimos na delegacia e abrimos um boletim de ocorrencia e o Banco que foi a nubank disse para guardar o prazo de 5 dias para ter a resposta ….

          • Olá, Rosemar! Tudo bem?
            Sugerimos que siga as orientações da delegacia e da instituição financeira.

    • Olá, Matheus! Tudo bem?
      Como foi vítima de fraude, recomendamos que contate e sua instituição financeira o mais rápido possível. Além de abrir um boletim de ocorrência contra o estabelecimento que aplicou o golpe.

    • Olá, André! Tudo bem?
      Em caso de golpe, o cliente deve notificar imediatamente o banco ou instituição financeira. Além disso, deve ir até uma delegacia e registrar um Boletim de Ocorrência. No artigo você encontra mais detalhes!

      • Fui vítima de um golpe con pix en loja internet Fiz um boletim de ocorrência .aberto protocolo meu banco com o banco recebedor do pix enviando os documentos e nada aconteceu também eu enformei o banco receptor só depois de alguns dias que a empresa estava dando golpes de internet e eles não fizeram nada
        o unico e entrar com a justicia ?

        • Olá, Luigi! Tudo bem?
          Se você se sentir prejudicado, é um direito seu entrar na Justiça. Recomendamos que procure um advogado para dar orientações mais específicas.

    • Olá, Leide! Tudo bem?
      Se você sabe quem recebeu o valor, a primeira medida é entrar em contato diretamente com essa pessoa e pedir que ela faça a devolução da quantia. Se você não conhece a pessoa que recebeu o Pix errado, é possível tentar identificá-la por meio da própria chave (se for CPF, e-mail ou celular). Você pode usar essa informação para entrar em contato. A última alternativa é entrar em contato com a instituição na qual a chave do beneficiário está cadastrada, informando seu problema e pedindo que o banco faça o contato com o destinatário.

  2. Fiz pix errado so que banco nao tem dados da transaçao assim nao consigo localizar pessoa pq comprovante so saiu nome d metade do cpf nao sei que fazer

    • Olá, Camile! Tudo bem?
      Comunique a instituição financeira o mais rápido possível e registre um Boletim de Ocorrência.

  3. Olá boa noite também fui vítima de um golpe do pix , fiz a transferência via pix a pessoa se passou como vendedor de uma moto e falou que morava em Barcarena na mesma , e estava vendendo uma moto pela internet e me chamou no ZAP e conversa com ele e ele pediu o dinheiro peguei fiz duas transferências vias pix , já tentei ligar pra agência e falaram pra me fazer um boletim de ocorrência e depois Ir amanhã lá na agência , tentei o retorno pelo fone fácil e não consegui fui enganado foi golpe também

    • Olá, Johannes! Tudo bem?
      Você deve seguir exatamente as orientações do banco. Registre um boletim de ocorrência e compareça à sua agência bancária para obter mais informações.

    • Olá, Wanderson! Tudo bem?
      A primeira coisa é ligar o mais rápido possível para o seu banco e ver se ainda é possível cancelar a transferência. Além disso, você deve registrar um Boletim de Ocorrência na delegacia.

  4. Boa noite eu fiz um pix para uma pessoa que o pix e do PagSeguro tenho nome todo da pessoa que estava oferecendo um curso levei um golpe tenho ,hora ,data o nome da pessoa completo e o dia ,no picpay falaram que tem que entrar em contato com o banco da pessoa oq eu faço ?

    • Oi, Gleyce! Tudo bem?
      Siga a recomendação do seu banco e entre em contato com a instituição financeira da pessoa que recebeu o PIX. Como você foi vítima de um golpe, recomendamos que também registre um Boletim de Ocorrência na delegacia.

  5. Fiz um pix para pagar um pedido no ifood, mas a empresa não reconheceu meu pagamento to tentando entrar em contato mas está difícil, será que consigo extorno?

    • Oi, Caroline! Tudo bem?
      Sugerimos que você entre em contato com a instituição financeira e veja a possibilidade de estorno.

    • Oi, Naiara! Tudo bem?
      Sugerimos que você entre em contato com a instituição financeira do destinatário para tentar cancelar a transação. E registre um Boletim de Ocorrência.

    • Oi, Nelci! Tudo bem?
      Sugerimos que você entre em contato com a instituição financeira do destinatário e registre um Boletim de Ocorrência.

  6. Oi levei um golpe do pix na compra de uma moto no dia 05 de outubro 2021 liguei p o banco c6 para aonde eu fiz o pix eles pediram um prazo de 5 dias úteis e até hoje nada

    • Oi, Fabrício! Tudo bem?
      Sugerimos que entre em contato com a instituição financeira novamente e também que registre um Boletim de Ocorrência.

  7. Olá,fiz uma compra em um site e paguei via pix mais ninguém me responde pois meu pedido foi cancelado e eu já tinha feito meu pagamento. E agora ninguém me responde e os números são inválidos.O que posso fazer?

    • Oi! Tudo bem?
      Sugerimos que entre em contato com a instituição financeira do destinatário e também que registre um Boletim de Ocorrência.

  8. Efetuei uma compra d uma mercadoria cujo o mesmo feito com pix ,solicitei a pessoa que comprei a mercadoria o código de rastreio da peça mas a pessoa não me responde mais e nem despacho a mercadoria ,ou seja levei um GOLPE
    Como devo agir nesta ocasião ?

    • Oi, Amarildo! Tudo bem?
      Sugerimos que entre em contato com a instituição financeira do destinatário e registre um Boletim de Ocorrência.

  9. Seja 100% claro é possível ganha na justiça ou perda de tempo pq essa ferramenta pix diz que mesmo quando vs sofre fraude ou engano ou envio acidental ? Vs está autorizando o envio ou seja não ah nada que eles possam fazer ?/isso procede ou temos direito de briga pelo terrível ocorrido para termos nosso dinheiro de volta ? .em parte sei que não é culpa da empresas porem quem faz a fraude usa os bancos para esse tipo de crime então eles deveriam está dedicado a querer ajudar independente se clientes ou não . ? MS minha pergunta é eles podem se recusar mesmo tendo evidências de que o fato esta a nosso favor?

    • Oi, Tatiane! Tudo bem?
      Se você foi vítima de um golpe, sugerimos que registre um Boletim de Ocorrência na delegacia. Para questões mais específicas sobre o atendimento prestado pelo banco, sugerimos que procure a orientação de uma advogado.

  10. Olá fiz um pix na compra d um pacote de moedas de jogo para meu filho
    O pix foi feito.
    Mas nao chegou nada
    Posso pedir a devolução?
    Tenho apenas o nome da pessoa q recebeu o pix

    • Oi, Patricia! Tudo bem?
      Você pode: entrar em contato com o Suporte do jogo para entender o ocorrido ou contatar a instituição financeira do destinatário para ver a possibilidade de devolução.

  11. Boa noite fui enganado com promessa de serviço fiz alguns pagamentos com a promessa dos golpistas que consegueria o resgate no final da missão como eu faço para cancelar esses pix e recupera meu dinheiro pós Esto desempregado e fiz dividas com outras pessoas para cobrir estes valores que eles me iludirram se passando pela empresa a amazom

  12. Olá, e se eu vender algo e receber via Pix e depois o vendedor estornar o depósito, como fica? A quem recorrer? Será que o Pix é confiável mesmo?

  13. Ola levei um golpe eu ia comprar um playstation 4 aí quando eu fez a transferência pro cara ele min bloqueou em todas redes sociais , eu já fez o boletim de ocorrência e foi no meu banco… oque mais posso fazer ?!

    • Oi, Lucas! Tudo bem?
      Você também pode entrar em contato com a instituição financeira do destinatário para tentar a devolução do dinheiro.

  14. Eu fiz um pix a chave estava correta, o nome e o CPF, mas a pessoa ñ tinha conta desse Banco, Ñ consegui retorno e paguei Novamente. Agora fui receber um pix no comprovante de quem pagou consta meu nome, meu CPF minha chave, só a conta está errada mas é da mesma instituição financeira o que faço pra reaver o valor?

  15. [8/12 15:21] Pablo Santos: Gostaria de tirar uma dúvida , me enviaram um pix agora pela manhã umas 8 hs mais eu não recebi, porém ele transferiu pelo o pix o meu número de celular, mais na caixa verifiquei no aplicativo consta o meu e-mail como pix, e consta a transferência ok no comprovante mais não recebi até agora o valor
    [8/12 15:22] Pablo Santos: E no comprovante consta meu nome completo está certo, e meu cpf correto e banco Caixa econômica federal e conta poupança, mais não caiu na conta

  16. Olá, recebi um pix por engano, a pessoa entrou em contato solicitando a devolução. Posso enviar um novo pix para ela? Meu banco não dá a opção de estornar pix. Corre o risco de eu devolver esse valor e ela cancelar o pix que ela fez por engano e isso td ser um golpe?

    Obrigada

    • Oi, Fernanda! Tudo bem?
      O PIX é um meio de pagamentos instantâneo. Se o PIX que ela fez já caiu na sua conta, ela não tem mais acesso a esse valor. A menos que seja um pIX agendado que ainda não foi creditado na sua conta.

  17. Francelino da Silva sofri o msm golpe da Amazon
    Vc poderia me dizer se conseguiu resolver seu problema estou desesperada pois a quantia que perdi foi grande

  18. Ola canselei um número que eu tinha pix eai mandaram uma transferência pro meu pix antigo mas nao tenho acesso ao numero,oq fazer agora

    • Oi, Mello! Tudo bem?
      Sugerimos que entre em contato com o seu banco para esclarecer o que pode ser feito. Além disso, faça a mudança da sua chave PIX o quanto antes.

  19. Fiz um pix pra um destinatário que vende créditos desviados do governo e ele não me responde mais,isso no Instagram
    Oque posso fazer, já tô fznd o possível pra recuperar meu dinheiro

  20. Boa noite!!! Cai num golpe onde transferi um valor via pix pra um nome..quando vi que era golpe contestei na hora…mas nao adiantou o meu banco disse que nao pode faze nada…oque deve faze?

  21. Fiz o pix errado comunique meu banco mas o mesmo me falou e impossível reveter pq o pix foi feito para outro banco

    • Oi, Claudenice! Tudo bem?
      Você precisa entrar em contato com o banco destinatário. Ou seja, aquele para o qual o dinheiro foi enviado.

  22. Olá..
    A chave pix pode ser mudada sem minha autorização?
    Pq até semana passada eu recebia pix na Nubank e essa semana um pix pra mim foi para em uma conta na caixa econômica… sendo que eu não tenho conta na mesma… e agora?

    • Oi, Mirian! Tudo bem?
      Não, a sua chave PIX não pode ser alterada sem sua autorização. Sugerimos que entre em contato com a Nubank para esclarecer o ocorrido.

  23. Comprei no site falso, enviei pix, já fiz o B.O. e comuniquei o meu Banco pelo aplicativo, mas devo entrar em contato com o banco que recebeu o Pix também?

  24. Maria de Fátima. Fiz uma compra na lojas materiais de construção a moça passou o número do pix com o número errado sendo que o pagamento foi efetuado para outra pessoa mas o celular da pessoa está cancelado como eu faço para ter o retorno

    • Oi, Glauciene! Tudo bem?
      O banco destinatário deve lhe informar sobre o estorno. Além disso, sugerimos que abra um Boletim de Ocorrência.

  25. Fiz pix para plataforma da alliespres .com o aplicativo de cenas onlane si que cada vez que depósito as tarefas não f7cam concluídas e me pedi pra depositar mais .ja depositei 150 traz casas de 50 e até agora não recebi meu dinheiro

    • Oi, Tati! Tudo bem?
      Sugerimos que certifique-se de estar utilizando plataformas confiáveis e originais. Contate o suporte do aplicativo.

  26. Levei golpe pela venda de uma passagen aerea que nao foi paga mas tenho comprovante como fasso pra recupera o pix feito?

    • Oi, Ligia! Tudo bem?
      Sugerimos que procure o banco destinatário do PIX e registre um Boletim de Ocorrência. Para dúvidas mais específicas, fale com um advogado.

  27. Queria saber como fazer pra recuperar a senha do meu pic pay sendo que não tenho mais o email que cadastrei e nem o numero de telefone

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui