
Você já foi realizar uma transação e se deparou com o PIX fora do ar? Caso a resposta tenha sido sim, você soube o que fazer na hora? Independentemente se você já passou por isso ou não, é importante saber que esse meio de pagamento pode sofrer falhas como qualquer outro.
Saber que o PIX pode sofrer instabilidade faz com que você não se apavore quando isso ocorra, já que estará tentando realizar uma transação financeira. Por isso, a primeira coisa é ter calma para entender o que de fato está acontecendo.
Vale ressaltar ainda que o PIX fora do ar não é algo comum de acontecer, mas existem explicações de possíveis motivos para que essa instabilidade ocorra. A principal delas é a que o aplicativo do seu banco possa estar com problemas.
Mas afinal, o que é o PIX fora do ar e como resolver esse problema quando acontecer com você? É o que iremos te contar ao longo deste artigo!
O que significa PIX fora do ar?
Antes de mais nada, você precisa entender o que significa o termo Pix fora do ar, caso ele apareça na hora que você for pagar ou fazer uma transferência de dinheiro.
Primeiramente, não há com o que se preocupar. Isso porque o PIX fora do ar nada mais é do que a funcionalidade não estar funcionando no momento, com isso, é possível realizar transferências.
+ Open Finance: saiba como fazer PIX usando saldo da conta de outro banco
Quando isso acontece, o ideal é que você aguarde por um tempo para que a instabilidade passe e tente novamente realizar a transação.
PIX fora do ar: por que isso acontece?
Existem inúmeros motivos que podem deixar o PIX fora do ar e, consequentemente, dificultar as transações, sejam de pagamentos ou de transferências, por esse meio de pagamento. Mas em grande parte a instabilidade ocorre por conta do aplicativo do banco.

Porém, muitas pessoas acreditam que o problema está no PIX em si, mas não é esse o caso. Se a sua instituição financeira está com instabilidade no sistema do aplicativo ou internet banking você não conseguirá realizar o PIX.
É claro que também existem casos em que a oscilação ocorre por conta do próprio sistema do PIX e não do aplicativo, mas esse é um pouco mais difícil de acontecer. Porém, caso esse seja o motivo, fique tranquilo.
Como todas as instituições financeiras usam essa forma de pagamento instantânea é possível que ele volte ao normal de forma rápida.
O que fazer com o PIX fora do ar?
A primeira coisa a se fazer caso encontre o PIX fora do ar é não se desesperar. Afinal, isso não vai adiantar muita coisa e, nessas horas, o que você precisa é encontrar uma solução para poder realizar a sua transação.
Além disso, você precisa saber que, mesmo que momentaneamente, existem outras formas de realizar tanto transferências quanto pagamentos.
Dessa forma, você não fica de mãos atadas e consegue terminar a sua transação mesmo com o PIX fora do ar. Veja a seguir os métodos mais comuns:
TED ou DOC
Antes do surgimento do PIX, que é um método de pagamento instantâneo, as principais formas de realizar transferências eram por DOC ou TED. Elas ainda estão funcionando. A única diferença é o fato da transação não ser concluída na mesma hora e a chance de ter cobranças.
Conta da mesma instituição
Caso o seu banco permita, há a possibilidade de realizar uma transferência entre contas da mesma instituição. Essa transição costuma ser imediata e gratuita, tal como o PIX, e pode resolver o seu problema imediatamente.
Boleto
Alguns bancos já permitem realizar pagamentos através do boleto bancário e essa pode ser uma maneira de lidar com o PIX fora do ar. Mas, lembre-se que o pagamento em boleto costuma levar de dois a três dias úteis para ser compensado.
Cartão
Também já é possível realizar pagamentos e transferências bancárias usando o limite do cartão de crédito. Mas, veja se a sua instituição financeira já liberou essa função.
Além disso, também dá para ativar essa transação com o seu saldo da conta corrente, oiu seja, com o cartão de débito, onde o dinheiro é repassado imediatamente, sem a necessidade de um “tempo para preocessamenteo”.
Continue lendo sobre o PIX aqui no FinanceOne e veja:
+ Saiba se é possível fazer PIX mesmo sem dinheiro na conta
+ Saiba quais bancos e fintechs fazem o PIX parcelado