Este ano o PIX, sistema de pagamento instantâneo do Banco Central, completa dois anos e já é uma das modalidades de pagamentos queridinha dos brasileiros. Mas, será que tem como fazer um PIX sem dinheiro na conta?
Anúncios
Na prática, o PIX chegou ao mercado para simplificar as transferências bancárias. Ao enviar uma quantia por meio desse sistema, o valor cai na hora na conta de quem está recebendo a transferência. Tudo isso sem precisar pagar nenhuma taxa, mesmo enviando dinheiro de um banco para outro.
O serviço fica disponível 24 horas por dia, sete dias na semana. Além de prático, o PIX também é mais seguro, visto que você só precisa fornecer sua chave para receber a transferência.
Anúncios
Essa chave pode ser aleatória, o número do CPF/CNPJ, o telefone ou e-mail. Cada pessoa física pode ser titular de até cinco chaves PIX. Para pessoas jurídicas, o limite são 20 chaves.
+ Fique alerta! Saiba como identificar um comprovante de PIX falso
Mas afinal, posso fazer um PIX sem dinheiro na conta?
Em tese, para fazer um PIX você precisa ter dinheiro na conta para enviar a quantia a outro banco. Mas, o Bradesco anunciou recentemente que será possível fazer a transferência pelo sistema de pagamentos, mesmo estando sem saldo no banco.
Anúncios
A nova ferramenta será liberada aos poucos no aplicativo da instituição. A novidade será possível graças ao Open Finance, sistema que permite o compartilhamento de dados dos clientes, com consentimento prévio, entre instituições financeiras.
Na prática, o cliente poderá fazer a transferência via PIX a partir do app do Bradesco, mas utilizando o saldo disponível na conta corrente de outro banco. Veja o passo a passo:
- Abra o aplicativo do Bradesco e selecione a opção “PIX”;
- Escolha para qual tipo de chave quer transferir e insira os dados de quem vai receber o valor;
- Insira o valor da transferência;
- Escolha se quer debitar da conta Bradesco ou da conta de outra instituição;
- Defina a segunda opção. Você será direcionado para o ambiente do outro banco, onde confirmará a transferência;
- Pronto! Você será redirecionado ao app do Bradesco, onde pode concluir a transferência.
A principal vantagem da novidade é garantir mais praticidade ao cliente.
“A implementação da nova funcionalidade vai proporcionar ainda mais conveniência aos nossos clientes para realizar suas transferências via PIX. A novidade é mais um atrativo que incentiva a adesão ao Open Finance”, disse Antonio Daissuke, Diretor de Conta Corrente e Cash Management do Bradesco, em nota.
+ Descubra se é possível fazer Pix para quem não tem chave cadastrada?
PIX Internacional em fase de testes
O Banco Central de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês) já está desenvolvendo o Nexus, sistema de pagamentos instantâneo semelhante ao PIX, mas internacional.
O projeto está em fase de desenvolvimento e ainda não tem data de lançamento prevista. Até o momento, são realizados testes na sede do BIS, na Suíça.
De acordo com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a decisão pelo Pix internacional foi tomada com base no sucesso do sistema nacional. O método de pagamento deve abranger 60 países.
A ideia é integrar os países que já contam com sistemas instantâneos de pagamento próprios, reduzindo as taxas de câmbio para transferências internacionais. Ou seja, o sistema facilitará essas transações reduzindo a burocracia para enviar dinheiro para outro país.
+ Descubra se é possível fazer PIX com cartão de crédito
Dentre os países que participarão da iniciativa, estão: Algeria, Argentina, Austrália, Austria,
Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Canadá, Chile, China, Colômbia, Croácia, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia e Hong Kong.
Além deles, devem se envolver no projeto: Hungria, Islândia, Índia, Indonésia, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Coréia, Kuwait, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malásia, México, Marrocos, Países Baixos, Nova Zelândia, Noruega, República de Macedonia do norte e Peru.
E ainda: Filipinas, Polônia, Portugal, Romênia, Rússia, Arábia Saudita, Sérvia, Singapura, Eslováquia, Eslovênia, África do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Tailândia, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Inglaterra, Estados Unidos e Vietnã.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com os amigos para que ele possa chegar a mais pessoas!
Leia também no FinanceOne: