Início Notícias Finanças Pessoais Plano de internet para celular: como escolher?

Plano de internet para celular: como escolher?

0
(0)

Cada vez mais indispensável, o plano de internet para celular merece atenção total na hora da sua contratação. Afinal, escolher um bom plano pode fazer com que você economize e não gaste mais do que precisa.

O ideal é ter um plano com a quantidade de minutos para ligações, quantidade e velocidade de navegação na internet que você precisa.

E ainda, se possível, aproveitar ofertas e promoções, como o acesso sem gastar internet a aplicativos de rede social como WhatsApp e Facebook.

Assim, você garante que vai usar sua internet e minutos de ligação apenas com o que realmente precisa, evitando surpresas indesejadas como o fim do pacote de dados antes da hora.

Homem mexendo no celular para consultar as plataformas de afiliados
Comparar os preços e dividir o pacote com a família são só algumas dicas para escolher o seu plano de internet de celular ideal

A seguir, confira dicas para escolher um plano de internet para celular:

1 – Calcule quanto tempo você gasta ao telefone

Para descobrir quantos minutos você gasta por mês, basta verificar quantos minutos são gastos por dia e multiplicar por 30. Dessa forma, você terá uma média de quantos minutos utiliza por mês.

Outra alternativa é instalar um aplicativo que tenha a função de calcular os minutos gastos em ligações no celular, como é o caso dos aplicativos das próprias operadoras que já disponibilizam esse serviço.

Logo, calcular quanto tempo você gasta ao telefone te ajudará a encontrar um pacote que forneça os minutos suficientes por mês sem precisar de minutos extras e, consequentemente, mais caros.

2 – Preste atenção em qual horário você mais usa o telefone

Se você fala ao telefone mais durante à noite, você pode economizar dinheiro ao escolher um plano de internet para celular que ofereça minutos grátis durante a noite e finais de semana.

Da mesma forma, se você faz muitas ligações durante o dia, procure por um plano para celular que forneça mais minutos diurnos.

Consequentemente, ao adequar o seu plano ao seu cotidiano, ainda vai sobrar um dinheiro no bolso que pode ser utilizado para outros fins.

3 – Consulte as condições dos planos

Para escolher o plano de internet para celular, não basta saber a quantidade de minutos de ligação e quantidade de internet disponíveis. É preciso avaliar todos os detalhes, inclusive aquelas informações nas entrelinhas ou nos rodapés de contrato.

Com a grande concorrência atual entre as empresas de celular, é comum que os planos venham com vantagens agregadas, como:

  • WhatsApp, Instagram e Facebook gratuitos;
  • Acesso a aplicativos de streaming, por exemplo;
  • Cashback (receber parte do dinheiro de volta) na recarga de planos pré-pagos;
  • Descontos em produtos de parceiros e aparelhos de celular.

Avalie também se a operadora exige um prazo de fidelidade, e de quanto tempo é esse período.

Se for de 12 meses, por exemplo, você pode até cancelar, mas estará sujeito a uma multa proporcional ao valor do seu plano e ao tempo restante de contrato.

4 – Escolha um plano que inclua ligações locais grátis

Normalmente, realizamos mais chamadas de voz para a região em que moramos. Desse modo, se você ligar para pessoas da sua cidade ou do mesmo estado, terá a vantagem de não pagar por cada ligação.

No entanto, se você realiza mais ligações de longa distância ou internacionais, prefira um plano que ofereça esse serviço sem que você tenha que pagar por taxas extras.

5 – Considere contratar um combo

Antes de escolher apenas um plano de celular, pesquise se contratar esse serviço em um combo pode sair mais barato.

Muitas vezes os pacotes que incluem celular, internet banda larga, TV por assinatura e telefone fixo oferecem preços promocionais para todos os serviços.

Além disso, nesses casos, você tem a vantagem de receber apenas uma fatura por mês, já que todos os serviços serão prestados pela mesma operadora, facilitando o controle de gastos.

6 – Veja os comentários sobre a operadora

Outra dica para escolher o melhor plano é pesquisar. Procure por comentários e avaliações sobre a operadora na internet, que vão te dar informações sobre os serviços, atendimento, cobertura, qualidade do sinal e mais.

Nada melhor que a opinião de outros consumidores para formar a nossa própria sobre um serviço. Pessoas que já utilizaram o plano fornecerão informações verdadeiras, como críticas, reclamações e também aspectos positivos sobre os serviços que recebem.

De nada adianta, por exemplo, você contratar um pacote com benefícios adequados para seu consumo, mas depois ter problemas com o sinal e o atendimento da operadora.

É importante também consultar a avaliação das operadoras na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O órgão disponibiliza todo ano uma pesquisa realizada com consumidores de todo o país para avaliar a satisfação com o atendimento, a velocidade da internet, a qualidade do sinal e outros indicadores.

O site Reclame Aqui também pode ser uma boa fonte de informações. Mas não precisa se preocupar em fazer uma pesquisa muito complexa se não tiver muito tempo disponível para isso.

Às vezes buscar a opinião de amigos e familiares já pode te dar uma boa noção de como é o serviço.

Plano de celular pré ou pós-pago: qual escolher?

Uma dúvida comum na hora de escolher plano de internet para ceular é se vale mais a pena contratar um pacote pré-pago ou as diversas opções de pós-papo.

Apesar de oferecer mais controle, já que você coloca créditos apenas quando precisa e organiza a utilização do seu pacote, os planos pré-pagos possuem tarifas mais altas.

No pós-pago, mesmo que haja uma conta mensal, operadoras entregam tarifas menores e mais vantagens na utilização. Hoje em dia, já é possível contratar pacotes com modelos pré-definidos para não ter surpresas quando a conta chegar.

No entanto, para quem trabalha com celular ou usa muito a internet, é recomendável os planos controle ou pós-pago para evitar que você fique sem créditos. Além disso, esses pacotes geralmente oferecem uma quantia de internet maior.

Entenda melhor como escolher o plano de celular pré ou pós-pago.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Rafael Massadar
Carioca, amante de esportes e de viagens. Escolhi o jornalismo porque ele vive pelo mundo e conta histórias de pessoas e realidades distintas. Tenho experiência em redação e assessoria de imprensa. Atualmente, trabalho numa agência de marketing digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

IR 2020: caiu na malha fina? Saiba como regularizar a situação

Se você não teve a declaração do Imposto de Renda 2020 liberada até o último lote da restituição, é bem provável que...

Quanto custa fazer um intercâmbio nos EUA?

Intercâmbio nos EUA continua uma das prioridades para boa parte dos brasileiros que viajam ao exterior para estudar. O país só perde...

5 sinais que você mantém padrão de vida acima da sua renda

Gastar mais do que se ganha e viver um padrão de vida que não condiz com a sua realidade são efeitos da...

10 podcasts sobre investimentos para você ouvir

Não sabe onde aplicar seu dinheiro? Os podcasts sobre investimentos podem ser uma maneira eficiente de absorver conselhos e aprendizados de pessoas...

5 erros mais comuns ao usar cartão de crédito

Você já se complicou alguma vez utilizando o cartão de crédito? Ficou com preocupação com a fatura do próximo mês? Se a...

6 opções para trabalhar como freelancer aos finais de semana

Está em busca de aumentar a sua renda ou a da sua família nas horas vagas? Uma alternativa é ser freelancer aos...