Início Notícias Carreiras Por que fazer faculdade a distância sai mais barato?

Por que fazer faculdade a distância sai mais barato?

0
(0)

As faculdades que oferecem cursos de educação a distância (EAD) costumam chamar atenção pelos preços das mensalidades. E embora o valor seja um atrativo, muitas pessoas costumam ter dúvidas sobre essa modalidade de ensino.

De modo geral, isso acontece porque muitos têm a ideia de que fazer faculdade particular precisa ser algo caro. Por isso, quando é disponibilizada uma alternativa mais barata levanta suspeitas sobre o curso e a qualidade do ensino.

Vale lembrar, porém, que toda faculdade a distância precisa ter o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC).

Em março deste ano, por exemplo, o MEC autorizou ensino a distância em cursos presenciais para amenizar os impactos causados pela pandemia do coronavírus.

Pensando nisso, preparamos um texto para ajudar a entender o que leva uma faculdade a distância ter cursos mais baratos. Continue a leitura para saber mais!

Quais os benefícios de uma faculdade a distância?

Antes de falar sobre as questões que fazem com que uma faculdade a distância tenha um preço mais barato, vale a pena explicar alguns pontos sobre modalidade EAD. Você sabe o que é e por que muitas pessoas estão optando por ela?

Veja a seguir!

Imagem que contém um caderno aberto com um celular e uma caneta em cima. Ao lado, um notebook para ilustrar o texto sobre faculdade a distância
Estudar a distância traz alguns benefícios, como por exemplo, o menor custo

O setor da educação vem passando por uma revolução, sobretudo no momento atual em que vivemos com a pandemia da Covid-19 no mundo inteiro.

Na modalidade EAD é possível estudar sem precisar sair de casa. Ou seja, você acompanha todas as aulas através de dispositivos eletrônicos que tenham conexão à internet: pode ser celular, tablet e computadores.

Com isso, a graduação a distância vem proporcionando alguns benefícios e atraindo muitos estudantes. Algumas dessas vantagens são:

  • flexibilização nos horários;
  • autonomia para organizar a própria rotina de estudos;
  • acesso permanente aos vídeos e outros matérias de estudo;
  • diploma EAD tem o mesmo reconhecimento do presencial pelo MEC;
  • chats e fóruns de discussão para aproximar a relação de aluno e professor; entre outros.

Por que a faculdade a distância é mais barata?

Agora que você já compreendeu alguns motivos da graduação a distância ser uma opção vantajosa, vamos listar alguns fatores que influenciam no preço. Continue a leitura para saber quais são.

Menor necessidade de infraestrutura

O primeiro fator que influencia uma graduação a distância ser barata é a infraestrutura.

Isso porque as universidades não precisam ter um grande espaço para oferecer os cursos a distância.

Ou seja, não tem necessidade de construir prédios e diversas salas de aulas, tão comuns nas faculdades presenciais.

O que elas precisam, portanto, é ter credenciamento em polos para dar suporte aos alunos caso haja necessidade.

E isso acontece com a faculdade atribuindo a uma empresa local a responsabilidade de realizar o atendimento ao aluno.

Capacidade de mais alunos por turma

Quando uma universidade de ensino realiza um processo seletivo, ela precisa levar em consideração o espaço para receber os novos alunos. Por isso, a quantidade de vagas é definida de acordo com a disponibilidade das salas de aula.

Em contrapartida, uma modalidade de EAD não precisa realizar isso. Como as aulas são remotas, e não em um espaço físico, a instituição tem a autonomia de formar quantas turmas quiser.

Menor quantidade de professores

Além dos fatores que já mencionamos, uma instituição EAD consegue trabalhar com número menor de professores.

Isso porque as aulas são transmitidas via internet para os alunos. Ou seja, um único professor consegue ministrar aula para muitas turmas.

Portanto, menos professor é um custo a menos para a universidade. E isso gera impacto direto com o valor das mensalidades EAD.

Gasto operacional mais baixo

Um campus universitário com aulas presenciais precisa de manutenção e tem despesas como: conta de luz muito alta, água, telefone, segurança, funcionários etc. E é claro que todos esses gastos podem influenciar o valor das mensalidades.

Em uma faculdade a distância, no entanto, o custo operacional é um pouco menor, visto que não há necessidade de tantas instalações. E esse é mais um fator que permite que o preço da EAD seja mais barato do que o da presencial.

Por isso, podemos concluir que a faculdade a distância é barata devido ao formato da modalidade. Ou seja, não tem a ver com a qualidade dos cursos oferecidos.

Portanto, você pode sim alcançar a sua formação desejada fazendo uma graduação a distância. Mas antes faça uma pesquisa de qual faculdade corresponde mais as suas necessidades.

Gostou do nosso conteúdo? Então aproveite a visita em nosso site e leia o texto “7 universidades para cursar ensino superior a distância” que separamos para você.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Camila Miranda
Nascida na Zona Oeste do Rio, me divido entre jornalismo e marketing digital. Com três anos de experiência em Comunicação, já trabalhei em redação de jornal impresso, webjornalismo e assessoria de imprensa. Hoje, faço gestão de mídias sociais e produção de conteúdo. Amo assuntos sobre as áreas cultural e política. Reclamo do transporte público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Eleições dos EUA: qual impacto para Economia do Brasil?

Faltam poucos dias para as eleições dos EUA. Na disputa estão: o republicano Donald Trump, atual presidente do país, e o democrata...

Dicas de planejamento financeiro para quem é autônomo

Ser um profissional autônomo não quer dizer que você pode ter as finanças bagunçadas. Mesmo que você não tenha uma renda fixa por mês,...

Conheça 10 franquias com investimentos de até R$10 mil

A pandemia do novo coronavírus fez com que a procura por microfranquias aumentasse. Em especial, as franquias de até R$10 mil.

Quais são os gastos para manter um carro próprio?

Muitos brasileiros sonham em ter o carro próprio, mas esquecem dos gastos que um veículo pode trazer. E isso acontece porque a...

Como escolher a rede social para seu negócio?

Você sabe como escolher a rede social ideal para o seu negócio? Qual irá fazer a sua empresa crescer e se tornar...

Cartões de crédito sem anuidade: veja os 14 melhores

Procurando por cartões de crédito sem anuidade? Eles conquistaram, definitivamente, espaço na economia brasileira. De acordo com a pesquisa realizada pelo SPC Brasil, cerca de...