Conversor de moedas

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Conta de luz muito alta: como pedir revisão?

Escrito por: Rafael Massadar em 11 de fevereiro de 2019

A conta de luz muito alta de janeiro lhe surpreendeu? Provavelmente, sim! Afinal, o mês foi mais quente e mais seco que o normal em grande parte do Brasil.

Para se ter uma ideia, em janeiro, o país atingiu, no dia 22, o maior nível de produção de energia elétrica em 20 anos para dar conta do aumento no consumo.

O motivo do aumento foi o consumo maior com equipamentos como ar-condicionado, ventiladores e frízeres.

A boa notícia é que as contas de luz continuarão sem taxa extra em fevereiro.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que mantém a bandeira tarifária verde neste mês. Portanto, sem custo adicional para os consumidores. Em janeiro, essa bandeira também ficou em vigor.

Outro alento é que as ondas de calor registradas neste verão devem esfriar em fevereiro. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo o órgão, os fatores que levaram à elevação da temperatura no mês passado, especialmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, perderão influência.

As próximas semanas devem ser marcadas por temperaturas altas, mas dentro das médias históricas.

conta de luz muito alta

Reajuste da conta de luz foi menor em 2019

Após encarar dois anos com conta de luz muito alta, os brasileiros terão um alívio em 2019. Afinal, os reajustes foram abaixo das taxas de dois dígitos vistas em 2017 e 2018.

Neste ano, o preço da energia elétrica paga pelas residências deverá fechar com um aumento médio de 15% em relação a 2017. Ano em que a alta já havia sido de cerca de 14%.

Na média, as distribuidoras do Nordeste terão a maior alta, de 3,09%, seguidas pelas do Centro-Oeste (2,13%) e do Sudeste (0,94%).

No Sul e no Norte, a expectativa é de retração na conta, de -2,58% e -5,03%, respectivamente.

Em 2018, a forte alta da conta de luz foi impactada principalmente pelo regime de chuvas fraco. Fator que reduziu a capacidade de geração das usinas hidrelétricas, a principal fonte de energia do país.

O resultado foi visto no bolso dos consumidores por causa da conta de luz muito alta. Por exemplo, a Eletropaulo (região metropolitana de São Paulo) elevou a tarifa dos consumidores residenciais, de baixa tensão, em 15,14%.

Já a Enel Rio (parte do Rio de Janeiro), em 21,46%; a Copel (Paraná), em 15,13%; e a Coelba (Bahia), em 17,27%.

Como pedir revisão da conta de luz alta?

Percebeu sua conta de luz muito alta? A primeira coisa que você deve fazer é conferir tudo foi cobrado na sua conta. Afinal, você pode acabar pagando um valor indevido.

Os órgãos de Defesa do Consumidor (Procons) alertam para os consumidores ficarem atentos a uma cobrança nas contas de luz das distribuidoras.

Caso o consumidor note a presença de alguma cobrança ou código não identificado em sua conta, deve procurar imediatamente a concessionária de energia para esclarecer o motivo da cobrança.

Constatado o erro, ele deve formalizar reclamação junto à empresa e anotar o número de protocolo. Se não conseguir resolver a situação diretamente com a empresa, o caso deve ser levado ao Procon.

O órgão alerta, ainda, que os consumidores que já tiverem pago alguma conta com cobranças indevidas têm o direito de pedir o dinheiro de volta.

O Código de Defesa do Consumidor prevê que cobranças indevidas devem ser devolvidas em dobro, acrescidas de juros e correção monetária.

Além disso, o consumidor também pode ingressar com ação na Justiça pleiteando danos morais e materiais, segundo o órgão.

Dicas de como economizar luz

Para reduzir a conta de luz muito alta também é necessário economia. Afinal, o orçamento familiar agradece!

Algumas iniciativas já são bem conhecidas. A principal é a utilização de lâmpadas fluorescentes em vez de incandescentes.

No entanto, há muitas outras formas de economizar. Veja as dicas aqui no FinanceOne!

Rafael Massadar

Jornalista com experiência em redação com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Transmídia. Atualmente trabalho como assessor de imprensa.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

financiamento estudantil
Nubank lança cartão de débito - Cartão de débito Nubank
dívidas
organizar-as-finanças-depois-das-férias
taxa-de-administração-do-consórcio