InícioNotíciasFinanças PessoaisConta de luz muito alta: veja como pedir revisão e dicas para...

Conta de luz muito alta: veja como pedir revisão e dicas para economizar

4.2
(170)

Após a alta tarifa no primeiro mês do ano, o brasileiro, que pensava ter uma folga nos demais meses, foi surpreendido. A pandemia do novo coronavírus fez com que o consumo de energia elétrica aumentasse.

Em função do isolamento social, empresas, lojas e distribuidoras até podem ter registrado queda no consumo de energia elétrica. Mas, o aumento foi grande por parte dos consumidores domésticos.

Tudo isso pelo fato das famílias terem aumentado o consumo durante a quarentena. São mais pessoas utilizando todos os aparelhos e consumindo energia de diferentes formas.

Além disso, o home office, embora seja favorável, é um fator que pode trazer aumento nas despesas em muitos fatores, entre eles o da conta de luz. 

Por esse motivo, foi divulgado, em abril, um empréstimo bilionário para cobrir as despesas do setor elétrico e conter esse efeito provocado pela Covid-19.

Os valores precisaram de aprovação e homologação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e administrados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). 

E para não ter as contas fugindo do controle, você sabe como pedir revisão quando a conta de luz vem muito alta? Neste texto vamos explicar como solicitar essa revisão. Continue lendo para saber mais! 

Como pedir revisão da conta de luz alta?

Percebeu sua conta de luz muito alta? A primeira coisa que você deve fazer é conferir tudo foi cobrado na sua conta. Afinal, você pode acabar pagando um valor indevido.

Os órgãos de Defesa do Consumidor (Procons) alertam para os consumidores ficarem atentos as cobranças nas contas de luz das distribuidoras.

Caso o consumidor note a presença de alguma cobrança ou código não identificado em sua conta, deve procurar imediatamente a concessionária de energia para esclarecer o motivo da cobrança.

Constatado o erro, ele deve formalizar reclamação junto à empresa e anotar o número de protocolo. Se não conseguir resolver a situação diretamente com a empresa, o caso deve ser levado ao Procon.

O órgão alerta ainda que os consumidores que já tiverem pago alguma conta com cobranças indevidas têm o direito de pedir o dinheiro de volta.

O Código de Defesa do Consumidor prevê que cobranças indevidas devem ser devolvidas em dobro, acrescidas de juros e correção monetária.

Além disso, o consumidor também pode ingressar com ação na Justiça pleiteando danos morais e materiais, segundo o órgão.

Como economizar energia elétrica
Uma das dicas para economizar energia elétrica é usar lâmpadas fluorescentes em ambientes que necessitam de iluminação por mais tempo

Veja 9 dicas de como economizar luz

A seguir, confira nove dicas para você começar a economizar o consumo de energia elétrica:

1) chuveiro elétrico: o chuveiro elétrico é um dos aparelhos que mais consome energia. No calor, evite o seu alto consumo. Nos dias quentes, mude para a posição verão e economize.

2) iluminação: evite deixar as luzes acesas durante o dia. Uma alternativa é deixar as janelas abertas para poupar energias e não sentir muita diferença.

3) ventilador: é uma das melhores opções para economizar energia. Embora no verão faça muito valor, o ventilador é mais econômico que o ar condicionado.

4) geladeira: posicione a sua geladeira com uma certa distância do sol ou calor de outros eletrodomésticos, como fogão e micro-ondas.

5) ferro de passar: evite passar roupas separadamente. Opte por passar uma grande quantidade de itens.

6) micro-ondas: sempre que puder, evite de usá-lo, pois consome bastante energia.

Por exemplo, lembre de descongelar um alimento com antecedência para não precisar acionar o eletrodoméstico.

7) computador: usou, desligue. Evite colocá-lo em modo hibernar ou repouso. Essa dica vale também para tablets, videogames e outros aparelhos eletrônicos que tenham essa função.

8) máquina de lavar: espere juntar uma boa quantidade para acionar o modo pré-lavagem. Água fria é mais econômico.

9) energia solar: por mais que tenham alto custo de instalação, os painéis solares geram economia na sua conta de luz de forma duradoura.

Você sabe calcular o consumo de energia elétrica?

Você pode antecipar a sua conta de luz se souber calcular o valor do consumo de energia. Assim, é possível ter uma noção e tomar medidas mais eficazes na hora de reduzir o consumo.

E se você não sabe como funciona o cálculo, está tudo bem. A maioria das pessoas também não faz ideia de que é possível fazer esse cálculo manualmente.

O cálculo funciona da seguinte maneira: comece dividindo a potência em watts do aparelho por 1.000. Isso transformará o valor em kilowatts (KW).

Depois, multiplique o resultado pelas horas de funcionamento do aparelho. Se quiser saber o gasto em reais multiplique os KW obtidos pelo valor da tarifa que é cobrada em sua região.

Gostou do nosso texto? Então continue a visita em nosso site e saiba agora mesmo se cortar a luz por inadimplência é legal. 

O que achou disso?

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 170

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

36 COMENTÁRIOS

  1. Minha conta de luz triplicou como faço pra Rever pois de 21,44Dezembro foi pra 464 Janeiro e 4091 fevereiro ….4 comodos …Estrada Rio Jequiá n 1324 Pitangueiras RJ .

    • Olá, Leonardo. Tudo bem?
      Caso note a presença de alguma cobrança ou código não identificado em sua conta, procure imediatamente a concessionária de energia para esclarecer o motivo da cobrança. Se não conseguir resolver a situação diretamente com a empresa, o caso deve ser levado ao Procon.

    • Oi Leonardo comigo aconteceu a mesma coisa, Dezembro R$27,09 Janeiro R$211,55 fevereiro R$ 948,71
      Moro sozinho, a casa tem 2 cômodos

    • Olá, Francisca. Tudo bem?
      Caso note a presença de alguma cobrança ou código não identificado em sua conta, procure imediatamente a concessionária de energia para esclarecer o motivo da cobrança.

      Constatado o erro, formalize reclamação junto à empresa e anote o número de protocolo. Se não conseguir resolver a situação diretamente com a empresa, o caso deve ser levado ao Procon.

  2. Oi boa noite. Minha conta era um faixa mas ou menos de 218 ,20 mas em janeiro veio uma 530,00.em fevereiro veio 518,64 mas em março quase enfarte pois minha conta veio 3.860

    • Meu histórico de consumo: Dezembro 2020 , 111kwh, jan2021 96 KWh, fev 119kwh, Março 121kwh, abril 115kwh, Maio 132kwh , Junho 99kwh, Julho 86kwh, AGOSTO 334kwh. Essa fatura deste último mês ,veio um absurdo de cara , tem alguma coisa errada porque aqui não tem ar-condicionado .a instalação só tem 08 meses de uso ou seja toda instalação e nova . ( unidade de consumo : 3/12737383 ) energisa / SE..

  3. Minha conta de luz veio um valor altíssimo pra uma pessoa que mora sozinha, em janeiro o consumo foi mais alto e o valor veio mais baixo do que agora que 121 kwl . Não e possível uma única pessoa dentro de casa com apenas um ou dois banhos no máximo , pagar uma conta de 197,00

  4. Olá sou loinisi do rio grande do sul .minha conta de luz normal pagava 105.00 mas já faz dois meses que veio com valor abusivo 390.00 esti mês vou com valor 355.00 um absurdo o que devo fazer para resolver?

    • Olá, Loinisi. Tudo bem?
      Caso note a presença de alguma cobrança ou código não identificado em sua conta, procure imediatamente a concessionária de energia para esclarecer o motivo da cobrança.

      Constatado o erro, formalize reclamação junto à empresa e anote o número de protocolo. Se não conseguir resolver a situação diretamente com a empresa, o caso deve ser levado ao Procon.

  5. Boa tarde!!!
    Minha conta de luz veio um valor altíssimo pra uma pessoa que mora sozinha, chuveiro é a gás, gostaria de pedir uma revisão pois não gasto mais do que 120KWh e agora veio 229 KWh. Solicito essa revisão urgente.
    nº instalação 120644738 meu CPF 56050518815
    nº do cliente 12889063
    Fico no aguardo de uma resposta. Obrigada Nilza

  6. Minha conta veio com valor. Abusivo nó. Valor de 413,97 reais sendo que eu Moro sozinha como deve resolver isso

    • Olá, Raimunda. Tudo bem?
      Procure imediatamente a concessionária de energia para esclarecer o motivo da cobrança. Se não conseguir resolver a situação diretamente com a empresa, o caso deve ser levado ao Procon.

  7. Tive covid estou a quase 3 meses fora de casa, em outra cidade e a luz tem vindo absurdamente alta.
    Terceiro mês consecutivo
    Estou vendo pelas respostas acima que é a mesma para todos . A quem recorrer?
    Qual o número da Enel que aceita Reclamação..
    Isso é que deveriam mostrar.
    Vou para o Procon porque isso é um abuso. Um roubo…

    • Olá, Maria. Tudo bem?
      O número da Central de Relacionamento da Enel é: 0800 28 00 120. Você também pode enviar um SMS para 27389.

  8. Minha conta de energia veio absurdo mês passado paguei 40 reais esse mês veio 397e 46 centavos veio absurdo como faço para resolver

    • Olá, Elane! Tudo bem?
      Se percebeu uma cobrança desproporcional ao seu gasto de energia, a primeira coisa que pode fazer é formalizar reclamação junto à empresa. Lembre-se de anotar o protocolo e, se não conseguir resolução do problema, busque o Procon.

      • Mês 5 eu pagava 43 .00 mês 6 veio 105 .mês 7 veio 113 agora mês 8 já veio 138 eu moro num cômodo na favela acho um absurdo isso

        • Olá, Ana! Tudo bem?
          Se percebeu uma cobrança desproporcional ao seu gasto de energia, a primeira coisa que pode fazer é formalizar reclamação junto à empresa. Lembre-se de anotar o protocolo e, se não conseguir resolução do problema, pode procurar o Procon. Mas vale destacar que a conta de luz realmente está mais cara este ano por causa da crise hídrica.
          Este conteúdo pode te ajudar:
          > 12 vilões que aumentam sua conta de luz

  9. Oi boa noite me chamo Maria gostaria de saber o que faço minha conta de Luz de 122 reais foi pra 346 reais e eu ligo na Enel eles desligam o telefone quando eu falo o porquê estou ligando. Me ajuda o que eu faço eu sei que não usei isso . Nunca chegou nem 200 nunca .por favor estou desesperada.Des de já muito obrigado

    • Olá, Maria! Tudo bem?
      Se percebeu uma cobrança desproporcional ao seu gasto de energia, a primeira coisa que pode fazer é formalizar reclamação junto à empresa. Lembre-se de anotar o protocolo e, se não conseguir resolução do problema, busque o Procon. Mas vale destacar que a conta de luz realmente está mais cara este ano por causa da crise hídrica.
      Este conteúdo pode te ajudar:
      > 12 vilões que aumentam sua conta de luz

  10. Oi meu nome é Ronaldo.minha luz está um absurdo. Eu moro no interior. E venho 643 reais de luz ..oque faço para alguém vim ver o contador.pois acho que tem algo errado.

    • Olá, Leonardo. Tudo bem?
      Caso note a presença de alguma cobrança ou código não identificado em sua conta, procure imediatamente a concessionária de energia para esclarecer o motivo da cobrança. Se não conseguir resolver a situação diretamente com a empresa, o caso deve ser levado ao Procon.

  11. Ola minha conta de luz vem mto alto e eu moro sozinha e quase n fico em casa .como faço para saber se tem alguém usando a energia da minha casa.moro de aluguel já conversei com o proprietário e ele me falou q a energia da casa era separada mas n me convenceu mto.

    • Olá, Miria! Tudo bem?
      Recomendamos que entre em contato com a fornecedora de energia. Ou, um teste rápido para saber se há fuga de corrente de energia é: desligar todos os equipamentos e tirá-los das tomadas; apagar todas as luzes da residência; aguardar dez minutos. Depois, verificar se o medidor continua rodando.

  12. Olá, boa noite. Notei esse aumento abusivo nos dois últimos 2 meses. Em Maio e Junho, vieram os valores normais que pagamos aqui (R$ 261,09 e R$ 276,40), respectivamente. Porém em Julho e Agosto, os valores quase que dobraram, sendo (R$ 425,58 e R$ 492,33, respectivamente). Não sei como proceder neste caso. Poderia me auxiliar, por favor? Obrigado.

    • Olá, Diego! Tudo bem?
      Caso note a presença de alguma cobrança ou código não identificado em sua conta, procure imediatamente a concessionária de energia para esclarecer o motivo da cobrança. Se não conseguir resolver a situação diretamente com a empresa, o caso deve ser levado ao Procon.

  13. A casa do meu pai que fica no interior está fechada desde de 9 de junho com relógio desligado. A conta que vence em setembro está constando 111 kwh. Está errado o devo fazer?
    Orides da Silva

    • Olá, Elis! Tudo bem?
      Recomendamos que você procure a concessionária de energia para esclarecer o motivo da cobrança. Só passe os dados pessoais do seu pai para a concessionária.

  14. Não tenho quase nada de eletrodomesticos em casa, trabalhamos o dia todo fora! Em comparação à casa de meu pai que tem 10 vezes mais coisas que eu ligadas e em funcionamento praticamente constante, ele gasta menos que eu com a energia… na casa dele é monofasica e na minha casa é bifasica!

    • Olá, Adilson! Tudo bem?
      Recomendamos que tente pedir a revisão da tarifa. Mas vale lembrar que o aumento na conta de luz a partir de setembro já era esperado por conta da crise hídrica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui