Bacalhau salgado demais: preços variam mais de 390%. Veja como economizar

0
544
peixe na páscoa
0
(0)

Se tem um item que não pode faltar na Semana Santa dos brasileiros é o bacalhau. No entanto, ele tem feito jus ao seu sabor e pode estar com o preço ‘bem salgado’, de acordo com a região.

Como o bacalhau é uma peça importante para o seu menu de sexta-feira, que tal ficar atento a algumas dicas? Elas podem lhe ajudar a não pagar tão caro e ficar atento com as variações.

Será que dá para encontrar outras opções? É arriscado trocar? Vale a pena comprar assim mesmo? Veja mais a seguir!

Preço do bacalhau sofre variação de até 392%

Os chefes de cozinha que se preparem para ter um trabalho mais redobrado nessa Semana Santa em busca do bacalhau. Afinal, quem não quiser pagar caro vai ter que ter paciência para encontrar bom preço e qualidade.

Uma pesquisa foi realizada pelo Procon do Recife e apontou uma diferença de até 392% no preço do bacalhau nesta Páscoa de 2023. 

O órgão fiscalizador realizou o levantamento em mais dez mercados em nove bairros da cidade de Recife na última semana de março. Segundo a pesquisa, o quilo do bacalhau está custando entre R$18,29 e R$89,99.

Portanto, o consumidor vai precisar de paciência e um bom trabalho de pesquisa. Para se ter ideia, há produtos da mesma marca e mesma quantidade, mas com preços bem variados.

+ Por que o Ovo de Páscoa é mais caro que a barra de chocolate?

peixe na páscoa
Procurar outras opções de peixe e salgar em casa pode ser uma maneira de fugir do bacalhau e economizar.

Bacalhau não é o único item com variação alta de preço

Na pesquisa do Procon pernambucano, o bacalhau não é o único item da Semana Santa com uma variação alta quando o assunto é preço. Quem está atrás de ovo de Páscoa também pode estar encontrando valores bem variados.

+ Renda extra na Páscoa: 4 dicas para lucrar com a data comemorativa!

A variação entre os ovos chega a 140%, mas é um dado ainda mais amplo e relativo, tendo em vista a vasta variedade de marcas. 

Itens como caixa de bombom, leite de coco e vinho também estão na lista com variações surpreendentes, veja:

  • Bombom – até 114%
  • Leite de coco – até 139%
  • Vinho – até 105%

O que fazer para economizar?

Quer economizar e não sair dessa Páscoa com uma despesa ainda maior? Então é importante tomar algumas atitudes para que a sua Semana Santa seja proveitosa e sem custar muito.

Veja algumas dicas valiosas para gastar pouco na comprar o bacalhau e do chocolate:

-> Faça uma boa pesquisa antes de comprar. Compare os preços em vários estabelecimentos e veja qual vai lhe apresentar o melhor custo benefício, ou seja, ótimo preço e produto de qualidade.

-> Compre com antecedência. Evite deixar para comprar no dia ou de última hora, pois, dessa forma, você terá menos tempo para procurar e corre o risco de levar o mais caro podendo ter um mesmo produto por um preço bem melhor.

-> Procure por outras opções, como os peixes frescos e salgar em casa. Dessa forma, você consegue dar uma “disfarçada” e produzir um menu que tenha uma opção parecida com bacalhau.

-> Reúna os familiares e faça uma divisão dos gastos. Afinal, se todo mundo colaborar não sai caro para ninguém e será possível fazer um almoço bem completo.

Gostou dessas dicas? Então compartilhe com alguém da sua família que vai ajudar no almoço de Páscoa e precisa saber sobre o preço do bacalhau.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui