
A Imperatriz Leopoldinense foi a campeã do Carnaval Carioca após 22 anos e em São Paulo, Mocidade Alegre levou o primeiro lugar. Mas você sabe como funciona a premiação e quanto ganhas as escolas de samba vencedoras?
Em relação a valores, já adiantamos que depende. No Rio, por exemplo, o regulamento diz que a quantia repassada para as seis primeiras colocadas é dividida em cotas estabelecidas a partir do que foi arrecadado.
Além disso, existe o valor que é repassado para as escolas de samba pelo governo, como incentivo cultural. Comparado ao prêmio, essa quantia é mais significativa, de modo que o prêmio em si é apenas uma ajuda de custo.
No último carnaval de São Paulo (2020), por exemplo, a prefeitura distribuiu R$488 mil em prêmios para as escolas campeãs. Um valor simbólico, frente ao R$1,2 milhão de incentivos públicos.
Qual é o valor do prêmio para as campeãs do Carnaval 2022?
Os valores que serão repassados às campeãs do Carnaval 2023 ainda não foram divulgados. Isso deve acontecer somente depois dos desfiles da campeãs.
Isso porque o prêmio depende da receita auferida com a venda de ingressos de arquibancadas, cadeiras de pista e frisas, para o Desfile das Campeãs.
De acordo com regulamento, é descontada a taxa de administração da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), de 5% do total arrecadado.
Do que sobra, 60% é dividido igualmente para as seis escolas do Grupo Especial. Os outros 40% são divididos em 40 cotas e distribuídos entre as mesmas seis escolas da seguinte forma:
- Escola campeã do Grupo Especial leva 11 cotas;
- Vice-campeã leva 8 cotas;
- 3º lugar, 7 cotas;
- 4º lugar, 6 cotas;
- 5º lugar, 5 cotas;
- 6º lugar, 3 cotas.

Como funciona a premiação das escolas de samba?
A definição das escolas de samba campeãs do Carnaval 2023 segue critérios semelhantes no Rio e em São Paulo.
No primeiro caso, tudo começa antes mesmo da apuração, com um sorteio para definir a ordem de leitura dos quesitos. O último quesito julgado é utilizado como meio de desempate, se houver.
A liga das escolas de samba elege 45 jurados e os divide em grupos de cinco. Cada grupo, fica responsável por avaliar cada um dos nove quesitos:
- bateria
- samba-enredo
- harmonia
- evolução
- enredo
- alegoria e adereços
- fantasia
- comissão de frente
- mestre-sala e porta-bandeira
Depois de todos os jurados darem as notas, a maior e a menor de cada quesito são desconsideradas na média final.
Além disso, as escolas de samba precisam evitar erros que podem resultar em desconto de pontos, como atrasos (tanto para entrar na avenida quanto para terminar o desfile). Cada minuto faltante ou estourado é menos um décimo.
Ademais, as escolas mais bem pontuadas são as vencedoras que dividirão o prêmio e retornarão para o Desfile das Campeãs. A última ou as duas últimas classificadas descem para o grupo de acesso, deixando de fazer parte do grupo especial.
E a primeira classificada do grupo de acesso, passa para o grupo especial, de modo que desfilará com as maiores escolas no ano seguinte.
Neste ano, o desfile das campeãs está marcado para o dia 29 abril em São Paulo e 30 de abril no Rio de Janeiro.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe e leia também: Elon Musk compra o Twitter: veja os 3 possíveis impactos para a rede social!